Na Tela #7 - 50 Tons de Cinza.

Olá gente!

E como já era de se esperar, cá estou! Para compartilhar minhas impressões sobre a reviravolta que é ter um livro querido, com cores pretas e brancas das letras que cativam você, passando para uma explosão de cores quando este é transformado em filme.

O causador de comoções do momento é o muito aguardado e polêmico livro: 50 Tons de cinza.

Para quem leu o livro foi um tempo muito longo de espera para conhecer a real figura do Sr. Gray. Para quem não leu, mas ouviu falar demasiadamente, foi ao cinema descobrir porquê tamanha comoção!

Então no Valentine's day deste ano, ganhamos de presente o filme nas telonas do mundo todo. Então vamos as sinopses, para então conversarmos sobre nossa experiências nos cinemas.


Título:
50 Tons de Cinza
Autora:
E L James
Editora: 
Intrinseca
Onde comprar:
Saraiva | Fnac | Submarino

Quando Anastasia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja - mas em seu próprios termos...

Sobre o livro:

Lembro que o lançamento desse livro foi próximo a minha primeira participação em uma bienal internacional do livro. E todo mundo estava falando tão bem dele que, assim que cheguei a São Paulo, imediatamente comprei o livro. E 12 horas depois estava terminando de ler o livro em um quarto de hotel, sozinha, e me perguntando como eu iria conseguir aguentar a espera, para o lançamento do segundo livro.

Até então, nem desconfiava que o livro se tratava de uma famosa fanfic de Crepúsculo, e vejamos nós, a série do Mr. Grey, fez tanto sucesso quanto a sua matriz inspiradora.

Para quem não estava acostumada com esse estilo do gênero literário romance, pode ter sofrido um certo impacto, mas não que este tenha sido ruim. O livro em questão abriu portas para inúmeros outros livros legais ou interessantes.

Gostei do livro, mas aos amigos taxativos, muita calma nessa hora, o fato de ter gostado do livro não me torna uma sado masoquista sádica da vida, até porque, quem leu o livro sabe que ele não se trata UNICAMENTE de cenas hots. Se aos aversos ao livro, que leram o livro e ainda sim não gostaram, super respeito a opinião de vocês, aos que não leram, peço que se permitam mais que reproduzir a opinião alheia, e ainda assim os respeito como pessoas portadoras de opinião e gostos literários diferentes dos meus.

Então para o livro eu dou:









Sobre o filme:

Fui ao cinema com algumas amigas, que assim como eu, estavam sedentas para saber então se o filme atendia as expectativas de certas bookaholics de plantão.Os sinais de que algo não ia ser tão legal assim, começaram bem antes.

Fomos comprar os ingressos para a pré-estreia do filme, e fomos informadas na bilheteria do cinema, que não haveria essa sessão. Chocadas, compramos para o dia da estreia mesmo. Dias depois descubro que a nossa chefinha (Bianne) e a Miss Fofinha (Fernanda) estavam com os ingressos da pré em mãos.

As amadinhas, nada comentaram sobre o filme, ao que sou eternamente grata, e no dia seguinte fui assistir ao filme, para sair da sala do cinema, como se tivesse levado um p%&¨$ pé na bunda. Serio gente, sai do cinema inconsolável.

Todo mundo percebeu que a minha cara de poucos amigos ia durar um pouquinho. Por isso que estou fazendo o post somente hoje. 

Pontos bons:

- O ator que deu vida ao nosso Grey...foi muito perspicaz.
- A trilha sonora foi linda.
- O fato do livro ter ido para as telonas, foi incrível.
- Imaginei que os atores não teriam AQUELA química, mas me enganei.
- A Anastacia, é tão ´´ela mesma`` no filme.

Pontos ruins:
- Quem leu o livro sabe que o Mr. Grey se aborrece com muita facilidade, com as pombalezices da Anastacia. Mas no filme, nunca vi um personagem mais paciente.
- Mudar falas para fazer referencias a outros livros e series aconteceram. Se você prestar atenção, você vai achar uma sutil referencia a uma serie em que o ator em questão faz o papel de um serial killer.
- Outra alusão a livros foi o Christian ter colocado ao lado da cama da Ana, um como pode suco com o bilhete: beba-me, assim como um comprimido cura ressaca com um segundo bilhete escrito: coma-me. Claramente uma menção ao romance de C.S. Lewis.
- Mas para mim o mais gritante pecado do filme foi cortar e mudar cenas e cenários importantíssimos.
- Outra coisa que prestei atenção foi que pedaços da história que só aparecem nos seguintes livros, apareceram nesse sem mais nem menos.
- kkkkk...não sei se foi só eu que percebi, mas lá vai: Tem uma cena que é tão crepúsculo, que pensei que estava vendo o filme errado. Eles em uma lareira em de frente um para o outro conversando...oi?



No todo:

Ouvi vários comentários posteriores que acalmaram meu coração bookaholic. Mas os que realmente me marcaram, foram, os da Fernanda e da Bianne, respectivamente:

´´O filme é sexy, sem ser pornográfico``

´´Foi um filme feito para pessoas que não leram o livro``
Acho que só fiquei muito chateada, porque fui com muita expectativa ao filme. Sabemos que o filme, nunca será tão maravilhoso quanto o livro, e isso se aplica a todos os livros que viram filmes, mas valeu a tentativa.

Acho que assistiria uma segunda vez, porque na primeira, apesar da companhia maravilhosa de minhas amigas, acho que entrei em choque durante o filme, e só sai corrigindo as faltas do mesmo durante o filme, e não dei uma real oportunidade para ele. Então, sim quem sabe eu já mais tranquila, não vá assistir a ele de novo? Quem sabe?

Para o filme eu dou nota:







Beijinhos, até o próximo post!

Assistente Social por amor a profissão, descobriu em 2013 uma nova paixão: ser blogueira literária. Desde então vem se apaixonando mais a cada novo livro lido. Descobriu através de Jose de Alencar e só reafirmou ao ler Jane Austen, que Romances de Época são imprescindíveis para a sua vida assim como respirar. Adora intercalar suas leituras com momentos em família, séries de tv, doramas, música, bujo, fotografia, saídas com amigos e seus cachorros lindos. Encontra na literatura uma forma de desbravar o mundo e fazer novos amigos.

Recomendado Para Você

Comentários