Olá, gente!
Como estamos? Empolgados com as nossa semana nacional? Muitas surpresas boas aguardam vocês ainda nessa semana. E para abrilhantar mais nosso amado blog é com prazer que trago para vocês um post especial sobre um grande amigo nosso, e defensor/admirador confesso do nosso club do livro, além de autor consagrado (e leitor) de nossa amada terrinha, o Sr. Salomão Larêdo.
Larêdo, além de autor que exalta as riquezas de nossa terra, foi (e ainda é) jornalista durante muito tempo no jornal Folha Do Norte, advoga junto a prefeitura em nossa cidade, poeta, contista e um eterno romântico brasileiro, premiado inúmeras vezes por seus diversos trabalhos nas academias carioca e paraense de letras, além de professor universitário.
Ativista conhecido por sua árdua luta em prol da disseminação da leitura crítica, pela formação de novos leitores nas escolas e pela luta ao acesso da leitura através da instalação de espaços comunitários em barcos, canoas, cascos, motores, dentre outros no baixo Tocantins, durante sua vida estudantil.
Certo dia estava em um sábado ensolarado, aguardando a Fox abrir suas portas (sim, gosto de chegar cedo em meus compromissos) para organizar parte do espaço do café, destinado ao nosso tradicional encontro do "club do livro", quando sou gentilmente cumprimentada por um grupo de pessoas, que como eu, aguardavam a abertura da loja. Me sentindo super acolhida pelo grupo, que não me conhecia, fui convidada a tomar aquele cafezinho esperto e compartilhar ideias sobre livros.
Em momento nenhum fui capaz de imaginar (deve ser porque sou muito distraída, ou quem sabe, meio pateta kkkk) que estava tomando um cafezinho com uma celebridade. Quando descobri que estava contando sobre o surgimento do "Club do livro" para o autor em questão, sua gentil esposa e amigos bookaholics tanto quanto eu e me senti praticamente o último biscoito do pacote! Feliz é uma palavra efêmera para me descrever naquela descoberta.
Então como boa curiosa que sou, fui me informar mais sobre as obras desse nosso amigo. E descobri que ele é autor de nada mais nada menos que:
Então como boa curiosa que sou, fui me informar mais sobre as obras desse nosso amigo. E descobri que ele é autor de nada mais nada menos que:
- Senhora das Águas
- Sibele Mendes de amor e luta
- Guamares
- Remos de faia:
- As mil e uma noites amazônicas
- Águas tocantinas
- A Vingança da Amada nas Ardências da Amante
- Chapéu Virado – a lenda do boto
- O Prazer de Ler e Escrever - Ouvindo Histórias do Imaginário Amazônico
- Marcas D’água - aerotextos
- Timbuí - a lenda da anta – Conto
- Eu lhe direi sem embaraço – em parceria
- Vera – o romance - 2000
- Moiraba – a lenda do sapo – Conto
- Capitariquara e nas Conceição dos Araguaias
- Trapiche - aerotextos
- Lâmina Mea – mulher não chora ou Suzama matriz
- Matinta Perera
- Embaixo do Casco
- Amor Engarrafado
- Os papagaios do paruru
- Moju Moju meu amor
- Boiúna-me
- Matintresh
- Jibóia Branca via Tapanã/ Tenoné
- Palácio dos Bares
- Antonia Cudefacho - romance - encíclica cametaense -
- A garota que tentou bater na mãe com a vassoura e ficou seca, na hora
- Sarrabulho - a lenda da cobra Norato
- Cametá-Camutás - cadernos populares
- os Fofós de Cametá
- Marabaenses
- Ilha das Flores
- A Família Larêdo - memória afetiva
- Lygia da Cunha Nassar - livro de memória
- Vila do Carmo - Paisagem de Afetos
Desde então estamos acompanhando o sucesso e trabalhos de nosso famoso amigos em seu blog, assim como podemos contar constantemente com sua presença e seus cliques, durante nossos encontros no "Club do livro".
Quem não conhecia, agora conhece! E quem conhecia, entende minha dica de leitura.
Espero que vocês tenham gostado, e aguardem pois vem aí uma entrevista rapidinha que fiz com ele.
Abraços de urso, até o próximo post!
Quem não conhecia, agora conhece! E quem conhecia, entende minha dica de leitura.
Espero que vocês tenham gostado, e aguardem pois vem aí uma entrevista rapidinha que fiz com ele.
Abraços de urso, até o próximo post!