Eu Li: Por Lugares Incríveis - Jennifer Niven


Título:
Por Lugares Incríveis
Autora:
Jennifer Niven
Editora:
Seguinte
Onde Comprar:
Submarino | Saraiva | FNAC

Dois jovens prestes a escolher a morte despertam um no outro a vontade de viver.
Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.
Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.


“Por lugares incríveis” é um daqueles livros fabulosos que são bonitos e tristes. Preciso ser franca com vocês, a autora Jennifer Niven criou uma linda história sobre amor e esperança, mas não teve consideração pelo leitor no quesito: realidade. Já comentei isso aqui antes e vou repetir: nem todas as histórias que são tristes precisam ser postas de lado e “Por lugares incríveis” comprova isso. A leitura desse livro me fez bem, mesmo que tenha terminado um pouco dolorido. Jennifer Niven despertou algo em mim. Não apenas questionamentos, mas novas perspectivas. E isso é mais que o suficiente para fazer desse livro especial.

Theodore Finch e Violet Markey se conheceram no topo da torre da escola. Eles tinham vontade de morrer e estavam lá em cima cortejando a possibilidade. Mas, surpreendentemente, eles salvam um ao outro naquele dia. Quando seus olhos se cruzaram, tudo mudou; mesmo que eles ainda não soubessem disso.

Violet Markey é uma sobrevivente. Ela escapou com vida de um acidente de carro que matou a sua irmã mais velha e 9 meses depois, ela ainda convive com as circunstancias atenuantes. É difícil superar quando ela não consegue se perdoar por estar aqui e sua irmã, não. Violet não consegue mais escrever, não anda mais de carro e só quer que os dias acabem para ela terminar o ensino médio e fazer... o quê? Theodore Finch está desperto, e pretende continuar assim. Ele não quer ter a sensação de não ter controle sobre sua vida. Então, ele a provoca. Finch vive no limite. Ele é intenso em tudo porque quer sentir o que é estar vivo. Então, numa tarefa de Geografia que consiste em conhecer lugares interessantes de Indiana, Finch e Violet vão se aventurar e partir rumo a “lugares grandiosos, pequenos, bizarros, poéticos, bonitos, feios, surpreendentes. Como a vida. Porém, absolutamente, incondicionalmente e decididamente nenhum lugar comum.” E nessa caminhada, Finch e Violet vão conhecer mais do que lugares incríveis. Conhecerão um ao outro e um pouco mais do que a vida tem a oferecer.

A narrativa alterna entre a perspectiva de Finch e Violet, em primeira pessoa, e como é interessantíssimo esses pontos de vista! O leitor vai desvendando aos poucos as personalidades dos protagonistas através de seus pensamentos conturbados, suas ideias loucas e seus instintos estranhos. Theodore Finch é completamente fora do comum. O amei de todo o coração. Mesmo com todo o bullying que ele sofre na escola, nada o desmorona, exceto ele mesmo. Ele é um personagem incrível, com ótimos argumentos e com a melhor visão de mundo, o que é meio paradoxal, no final das contas. Finch se apaixona por Violet Markey e, para ele, ela é Ultravioleta Markante. 

“Ela é oxigênio, carbono, hidrogênio, nitrogênio, cálcio e fósforo. Os mesmos elementos que estão dentro de todos nós, mas não consigo parar de pensar que ela é mais que isso e que tem outros elementos dos quais ninguém ouviu falar, que a tornam diferente de todas as outras pessoas. Sinto um breve pânico enquanto penso: O que aconteceria se um desses elementos desse pane ou simplesmente parasse de funcionar? Me obrigo a tirar essa ideia da cabeça e me concentro na sensação da pele dela até não ver moléculas, mas Violet.”

E Violet se apaixona por Finch, mesmo contra todas as probabilidades. Anteriormente, quando ela era popular isso sequer era cogitado mas, agora que tudo mudou, Ultravioleta Markante vai descobrir que a vida é cheia de possibilidades.

O livro é repleto de citações e referências de outros livros, como de Virginia Woolf, Ernest Hemingway, Emilly Brontë e isso é incrível, porque casa perfeitamente com o contexto da história e com a personalidade de Finch e Violet. Acredito que o título do livro tenha sofrido influência de “Ah, os lugares aonde você irá!”, de Dr. Seuss. Há uma parte adorável que os protagonistas nos apresentam diretamente a essa obra, que também foi lançada no Brasil pelo selo infantil da Companhia das Letras. Como se não bastasse o livro ser ótimo, ele ainda é da categoria de livros que indicam livros.

“Por lugares incríveis” é inteligente, instigante, doloroso e belo. Tem uma narrativa envolvente (de verdade!) e uma história maravilhosa. É um livro que, mesmo sendo agridoce – ou talvez por isso mesmo -, merece ser conhecido e compartilhado.

Muitos feels


Fernanda Karen Estudante de Serviço Social com o coração no curso de Letras. Apaixonada por séries, dramas e café. Bookaholic  irrecuperável e promíscua literária. Eventualmente estou trocando um de meus rins por livros muito desejados. (Qualquer coisa é só entrar em contato). Amo YA, ficção-fantasia, clássicos (brasileiros, portugueses, ingleses, latinos etc), chick-lits... Perceberam que meu preconceito literário é zero? Ops, quase zero; não leio auto-ajuda.

Formada em administração de empresas, tem fascinação por aprender idiomas (nem sempre é bem sucedida, mas vale a tentativa). É apaixonada por livros, fez muitos amigos por causa deles, e os usa para conhecer novos lugares e realidades. É também uma ARMY orgulhosa.

Recomendado Para Você

Comentários