Eu Li: Ser Feliz É Assim - Jennifer E. Smith


Título:
Ser Feliz é Assim
Autora:
Jennifer E. Smith
Editora:
Galera Record
Onde Comprar:
Submarino | Saraiva | FNAC

A vida — assim como o amor — é cheia de conexões inesperadas e enganos oportunos. Uma ligeira mudança no curso pode gerar consequências surpreendentes. Afinal, às vezes, o desvio, o atalho é o verdadeiro caminho. A estrada que deveríamos ter escolhido desde sempre... Se pelo menos tivéssemos a coragem de fazer do coração nossa bússola.
Graham Larkin e Ellie O'Neill não poderiam ser mais diferentes. O rapaz é um ídolo adolescente, um astro das telas de cinema; uma vida calcada na imagem. O cotidiano constantemente sob o escrutínio dos refletores. Agentes, produtores, RPs, assessores... Já Ellie passou a vida escondida nas sombras, fugindo de um escândalo do passado enterrado em sua árvore genealógica.
Mas, mesmo sem aparentemente nada em comum, os dois acabam se conhecendo — ainda que virtualmente — quando Graham envia a Ellie, por engano, um e-mail falando sobre o porco de estimação Wilbur. Esse primeiro contato leva a uma correspondência virtual entre os dois, embora não saibam nem o nome um do outro. Os dois trocam detalhes sobre suas vidas, esperanças e medos.
Então Graham agarra a chance de passar tempo filmando na pequena cidade onde Ellie mora, e o relacionamento virtual ganha contornos reais. Mas será que duas pessoas de mundos tão diferentes conseguirão ficar juntas? Será que o amor é capaz de vencer — mesmo — qualquer obstáculo? E mais importante... é possível separar ilusão de realidade quando o coração está em jogo?


Tudo começou com um engano. Um e-mail certo enviado para a pessoa errada, que teve a gentileza de responder e acabou dando inicio a uma troca de e-mails entre duas pessoas desconhecidas uma da outra, de estados e modos de vida diferentes - não que elas soubessem disso a principio - e que deu origem a uma história fofa e cativante. *suspiros*

Graham é um astro de cinema que vive cercado pela impressa e tem uma agenda de compromissos lotada. Ellie é uma garota do interior que sempre viveu escondida para fugir de um escandalo do passado. Seria muito improvável que os caminhos dos dois viessem a se encontrar neste mundo tão grande, mas no dia em que Graham envia um e-mail enganado para Ellie, falando sobre seu porco de estimação chamado Wilbur, a vida dos dois começa a mudar. Uma grande amizade - e não vamos esquecer da paquera - vai surgindo da troca de e-mails, aguardados com expectativa todos os dias. É Graham quem decide se aproximar fisicamente quando tem a oportunidade de gravar seu próximo filme na cidade onde Ellie mora, e daí em diante é uma mistura de fofura, romance, dúvidas, medos, suspiros, dramas e decisões.

A autora mais uma vez não me decepcionou. Tudo na história é cativante e eu fui conquistada do momento em que vi que havia um porco de estimação (e não um cachorro ou gato) até a última página. 

A maioria de nós pensa que ser famoso é o máximo. Poder entrar em todos os lugares, ser reconhecido, ter dinheiro e muito admiradores deve ser o máximo dos máximos! A autora foi muito sensível em explorar, mesmo que de maneira não muito profunda, o outro lado da história, o lado de um jovem que gosta do que faz mas que gostaria de ter paz e sossego também, que não entende a fascinação de alguns por saber da vida dos outros. 

A autora trata muito sobre o crescer, sobre tomar decisões dificeis. Graham foi catapultado para a fama depois de um filme de bruxos famoso (YAY!) e acabou largando a escola e embarcando na vida agitada de um astro de cinema, e apesar dos pesares, gosta do que faz. Porém isso tudo o afastou de sua pacata família, que tinha outros planos para ele, e que ainda espera que tudo isso de ser famoso seja passageiro. Ele precisou tomar decisões que tiveram consequências, e que doem as vezes. Já Ellie sempre foi mantida escondida e protegida de tudo que pudesse levá-la ao contato com a imprensa, mas ela quer alçar voo, quer conforntar seu passado, quer viver sem medo, mas também não quer prejudicar sua mãe. Se apaixonar por Graham coloca em risco tudo que sua mãe lutou para construir, mas estamos falando da vida de Ellie, certo? É ela quem tem que decidir, não é? Mas e as pessoas que ela ama? Há muito em jogo. 

É o cruzar dos caminhos de Graham e Ellie que acompanhamos durante o livro. Seus desejos, decisões, sacrificios, a euforia do primeiro amor. Seus beijos e momentos para lá de fofos, e tudo envolto em uma aura de calmaria, simplicidade, não sei direito, típica de interior. Amo o modo como a Jennifer escreve porque dá para sentir tudo isso, até a brisa do mar que envolve a cidade, se bobear. 

Não há muito personagens na história, sendo poucos que realmente interessam, entre eles alguns secundários e os protagonistas. Eu gostei muito disso porque a autora não deixou de explicar a importância deles na vida de Graham e Ellie, mas também não "perdeu tempo" em situações e persoangens que não eram o foco da história. 

Quem está precisando sair da ressaca literária, ou simplesmente está na vibe de um romance adolescente fofo e não-posso-parar-de-ler-agora, fica a dica. Eu terminei ele tão rápido que lamentei muito o livro ter acabado. A autora também não explorou muito o "depois", deixando a sensação de que depois do final é que a história feliz ia reamente começar, que ainda tinha muito para acontecer, mas entendo. Como ela colocou várias vezes durante o livro, a felicidade está em todo lugar, nas sensações, nos amigos, em pequenos e grandes acontecimentos, e na continua busca por ela.




Formada em administração de empresas, tem fascinação por aprender idiomas (nem sempre é bem sucedida, mas vale a tentativa). É apaixonada por livros, fez muitos amigos por causa deles, e os usa para conhecer novos lugares e realidades. É também uma ARMY orgulhosa.

Recomendado Para Você

Comentários