Eu Li: Laços - Vitor e Lu Cafaggi


Título:
Laços
Autores:
Vitor e Lu Cafaggi
Editora:
Panini Comics
Onde Comprar:
Saraiva | Submarino | FNAC

O Floquinho desapareceu. Para encontrar seu cachorro de estimação, Cebolinha conta com os amigos Cascão, Mônica e Magali e, claro, um plano “infalível”.

Em Laços, os irmãos Vitor e Lu Cafaggi levam os clássicos personagens de Maurício de Sousa a uma aventura repleta de emoção, lembrança e perigos.




Há dois anos atrás, tive a oportunidade de viver um daqueles momentos marcantes na vida de qualquer bookaholic, consegui ir para a minha 1° Bienal Internacional do livro em São Paulo. Nesse evento tive a oportunidade de conhecer inúmeros autores, conhecidos ou não, entre nós.

Em um dos dias que passei acampada na Bienal, tive de procurar um presente para meu irmãozinho. É gente, sou dessas que viaja para qualquer lugar e tem que trazer lembrancinhas para a família. Foi em meio a essa busca que conheci uma proposta nova da Maurício de Sousa Editora, a Graphic MSP, que estava trazendo a turminha da Mônica e outros personagens marcantes na infância e juventude de muita gente, de volta ao cenário editorial, só que um pouquinho diferentes.

Acabei comprando para o Daniel (meu irmãozinho) a HQ Turma da Mônica: Laços. Não deu para ler a HQ até chegar em casa, então eu comprei essa em especial pela quantidade de pessoas que estavam recomendando horrores a história, e pelos traços lindos que encontrei dentre da revista quando a estava folheando. No meio da comoção que foi essa Bienal, também tive a oportunidade de conhecer os irmãos mais que geniais Cafaggi, e sim, a HQ do meu irmão esta autografada pelos dois.  Assim como Gustavo Duarte, Danilo Beyruth e o próprio pai da Mônica, Maurício de Souza.

Então após essa minha vivência há dois anos atrás, para II Semana Nacional Pai D'egua, fiquei responsável por resenhar essa obra de arte e bom gosto em forma de HQ. Então lá vamos nós!

Laços é uma HQ que vem te tornar extremamente nostálgico, e compreender os vários significados que a palavra laços pode ter na vida de cada um de nós, mas que pela correria da vida, deixamos meio quietos, ou paramos de enxergar a importância deles em nossas vidas. No decorrer da leitura vai ficando mais determinante e diferenciado o trabalho artístico de cada irmão, a Lu mais marcante nos momentos históricos, entre lembranças, e o Vitor sempre presente na aventura.

Dessa vez a turminha mais famosa do Brasil, se vê em meio a um grande mistério: Qual o paradeiro do  melhor amigo de cebolinha, o Floquinho? Logo no inicio da HQ, sem muitas frases, somos arremetidos ao passado no dia em que o cebolinha ganhou o felpudo verde amigo. Lindaaaaaaaas essas primeiras páginas.

Tudo começa com um dia radiante para colocar em prática mais um dos planos infalíveis do Cebolinha, com o Cascão a tira colo. Tudo corria como de costume, até mesmo as coelhadas. Quando após um encontro marcante com a gordinha fofa da Mônica, o Cebolinha chega em casa e encontra muita gente do lado de fora. E a sua mãe informa que por um breve descuido ela deixou o portão aberto e o Floquinho acabou saindo. DETALHE: Isso não é spoiler gente, se todo mundo sabe que a saga deles é procurar o Floquinho, uma das hipóteses é: ele ter fugido, a outra seria ele ter sido sequestrado, mas acho que essa segunda opção pouco tem a ver com o perfil das histórias da turminha.

Uma das coisas que mais gostei no HQ foi um dos significados de laços que aparece na história (pois aparecem muitos) quando mesmo após o Cebolinha ter tomado uma surra da Moniquinha, ela vai até ele para prestar consolo e ajudar no caso do Floquinho. Mesmo com suas diferenças, eles se entendem. Sim, porque eles SÃO muito diferentes, todos eles.

O próprio Maurício de Sousa já nos prepara para encarar as manifestações de laços na história - onde não encontraremos nós - na sua carta de apresentação do projeto e dos irmãos no inicio da HQ. A procura por Floquinho fez a turminha lembrar do inicio de sua convivência, de historias familiares, aventuras distintas, e amizades animais. Eis a ponta do laço que surge nos momentos.

Outro ponto que amei na história foi como os irmãos retrataram os demais personagens, por exemplo o Xaveco, Ti Ti, Aninha, a família do Cebolinha, Mônica, Maria Cascuda e Cascão, dentre outros. Eles ganharam uma nova roupagem sem perder a essência e características marcantes.

Um outro ponto que me chamou a atenção, quando conheci esse HQ, foi que a maioria dos consumidores tinham a faixa etária de uns 20 tantos anos. A história é envolvente, emocionante, característica e linda no todo. Super recomendo.

Minha mãe sempre me diz que as histórias dessa turma alfabetizaram, e cativaram muitas pessoas em suas infâncias para o excelente habito de ler. Então, se permita, volte ao consolo e carinho que a turminha da Mônica pode proporcionar a você e sua criança interior. Permita que esses gênios artísticos Cafaggi lembrem vocês de como a turma é importante para muitos de nós até os dias de hoje.

Fica a MEGA ULTRA SUPER DICA


Tem que ler!

Assistente Social por amor a profissão, descobriu em 2013 uma nova paixão: ser blogueira literária. Desde então vem se apaixonando mais a cada novo livro lido. Descobriu através de Jose de Alencar e só reafirmou ao ler Jane Austen, que Romances de Época são imprescindíveis para a sua vida assim como respirar. Adora intercalar suas leituras com momentos em família, séries de tv, doramas, música, bujo, fotografia, saídas com amigos e seus cachorros lindos. Encontra na literatura uma forma de desbravar o mundo e fazer novos amigos.

Recomendado Para Você

Comentários