Eu Li: A Cidade Flutuante - Daniel Dias


Título:
A Cidade Flutuante
Autor:
Daniel Dias
Editora:
Empíreo
Onde Comprar:
Submarino | Saraiva | FNAC

Em 'A cidade flutuante', os leitores conhecerão Dominó, uma jovem e famosa bailarina do reino de Urjuwani, a capital do Império. Por força do magnetismo, a cidade consegue flutuar acima das outras cidades, que são exploradas para abastecer a capital de suas principais necessidades. Porém tudo muda quando três surpreendentes acontecimentos perturbam a tranquilidade em Urjuwani: um atentado à vida do Imperador, uma misteriosa fenda no céu da cidade e um violento ataque pirata. Filha de uma influente integrante do governo, Dominó começa a descobrir que os desastres que atingiram sua cidade guardam estranhas relações entre si. Em meio às revelações, a bailarina sofre um acidente e cai da cidade flutuante. Enquanto tenta voltar para casa, Dominó trava novas e improváveis amizades, e com ajuda delas vai descobrir que lendas podem ser verdades e sua vida, uma grande mentira. Quem estaria por trás dessa trama? Conseguirá Dominó salvar o seu mundo de um desastre maior? 'A cidade flutuante' apresenta aos leitores um mundo fascinante, onde o fantástico e o real se misturam.


E mais um autor se destaca no cenário da fantasia. Daniel Dias escreveu um livro que me prendeu do início ao fim, a despeito de estar me apresentando um mundo totalmente novo e que obviamente precisa ser explicado para uma maior compreensão. Em muitos casos isso seria motivo para páginas e mais páginas de explicações tediosas, mas o Daniel tem uma narrativa muito boa e envolvente e não deixou isso acontecer.

A Cidade Flutuante a que o título se refere é Urjuwani, capital do Império, e que flutua por meio de uma tecnologia que se utiliza do magnetismo, tecnologia esta que também é utilizada por naves. É nessa cidade que mora Dominó, a bailarina mais importante e famosa do reino, filha de uma conselheira do governo. Sua vida sempre foi pacata e voltada para a dança, tendo pouca curiosidade sobre o resto do mundo. Mas essa situação está prestes a mudar, pois uma série de eventos começou a chamar a curiosidade de Dominó sobre o que realmente acontece no Império que ela sempre conheceu.

Durante um ataque pirata, Dominó cai da cidade flutuante, e contra todas as possibilidades, acaba sendo "salva" contra a vontade (essa cena foi uma mistura de sentimentos, não sabia se ria ou ficava preocupada!) por um pirata, Gatuno, que estava a caminho da cidade para participar da invasão. Ambos acabam caindo em um barco ancorado no porto abaixo de Urjuwani e são acolhidos pelo dono do barco, Vicente, e seu filho, Alê. São quatro pessoas diferentes que nunca imaginaram que se encontrariam e partiriam juntas em uma viagem em busca da verdade e cheia de descobertas sobre si mesmos e sobre o mundo onde vivem. 

Achei muito interessante a proposta do livro, a ideia da cidade flutuante, os personagens, os cenários que ele imaginou. Eu gostei que o autor não passou páginas e mais páginas explicando detalhadamente o mundo que ele construiu, de forma que não ficou uma coisa cansativa e que te força a imaginar todo esse mundo novo de uma vez só. Aos poucos ele vai mostrando mais e mais partes de sua criação, e aí vamos juntando os novos conhecimentos ao que já sabíamos, e nossa imaginação vai trabalhando com as informações.

O autor foi deixando várias pistas durante a história sobre a possível origem do mundo que ele construiu. Algumas vezes eu achava que era realmente outro mundo, já em outras eu podia jurar estar acompanhando um futuro pós-apocaliptico da Terra como conhecemos hoje, fazendo de nós os ancestrais do Império. O livro também flerta com a distopia ao no apresentar um imperador que tem poder sobre muitos mas favorece uma minoria, chegando a tomar decisões desastrosas com base em seus desejos de poder e conhecimento. 

É um livro muito bom, uma aventura incrível em meio a reinos de gelo, barcos voadores, segredos e mentiras. O livro tem um final bem amarrado, mas eu não me surpreenderia, e até anseio, se houvesse uma continuação. Os personagens são tão cativantes que eu adoraria encontrá-los em uma próxima histórias, e também gostaria de novas chances de felicidade para os personagens queridos. Nem tudo terminou em flores queridos...

"A Cidade Flutuante" é mais um exemplo do quanto a literatura nacional é promissora e cheia de talentos esperando para terem suas obras lidas e apreciadas e valorizadas como merecem. 




~~~~ PROMOÇÃO ~~~~




Claro que não deixaríamos de fazer promoção desse livro super legal para vocês! A Cidade Flutuante precisa estar na sua estante também! Então aproveite a concorra ao exemplar que estamos sorteando! 

Para participar é só seguir as intruções do Rafflecopter e ter um endereço de entrega no Brasil. A promoção vai até dia 07/12! Boa sorte!



Formada em administração de empresas, tem fascinação por aprender idiomas (nem sempre é bem sucedida, mas vale a tentativa). É apaixonada por livros, fez muitos amigos por causa deles, e os usa para conhecer novos lugares e realidades. É também uma ARMY orgulhosa.

Recomendado Para Você

Comentários