Eu Li: Caçadores de Bruxas - Chico Anes, Georgette Silen, Roberta Spindler et al


Título:
Caçadores de Bruxas
Autores:
Pedro Viana, Roberta Spindler, Carol Chiovatto, Georgette Silen, Simone Saueressig, Regina Drummond, Nanuka Andrade, Chico Anes e Octavio Aragão.
Editora:
Buriti
Onde Comprar:
Submarino | Saraiva | FNAC

“Caçadores de Bruxas” é a continuação temática de “Caçadores de Vampiros” e apresenta 9 contos escritos por grandes nomes da literatura fantástica nacional.
Do Japão à Europa Medieval, passando por Barbacena, em Minas Gerais, a perseguição implacável às bruxas circula pela história da humanidade, provando como essas criaturas são temidas, odiadas e… desejadas.
Elas conseguem, ainda nos dias de hoje, proporcionar viagens inesquecíveis, capazes de levar um pobre desavisado por caminhos pedregosos e sem retorno: após a leitura desta obra, você jamais será o mesmo!


Olá galera! Chegando mais com uma excelente antologia que eu PRECISO recomendar às vossas senhorias, trata-se de Caçadores de Bruxas (da Editora Buriti), antologia que reúne nove contos relacionados ao universo de caça às bruxas, em diversos estilos, revelando a criatividade de nossos autores brasileiros. A antologia nos remete a um Japão fictício, passando pela Europa feudal, chegando até o interior de Minas Gerais, acompanhando diversos casos de caça a esses seres que podem ser tanto do bem quanto do mal.
Para não ficar bagunçado nem revelar demais sobre os contos, farei uma breve sinopse de cada e, ao final, direi o que achei da antologia como um todo. Vamos lá?

Conto 1: A Bruxa de Dendera (Nanuka Andrade)
Naomi, uma garota japonesa de espírito aventureiro e completamente contra a cultura machista patriarcal de seu povo, se faz passar pelo irmão mais velho e se une a um grupo de caçadores de bruxas que irá fazer uma busca na montanha de Ubasute. Nessa montanha, Naomi irá descobrir não apenas que as bruxas existem mesmo, mas que o seu destino está, de certa forma, ligado a elas.

Conto 2: A Sexta Chaga (Georgette Silen)
O Caçador de Deus é chamado a um pequeno vilarejo no interior de Portugal feudal para investigar um surto de pessoas que estão desenvolvendo as chagas de Cristo em seus corpos. A população acredita que pode ser intervenção de uma bruxa, já o clero local pensa ser uma forma de intervenção divina para converter os pecadores. Afinal, quem está certo? O que realmente está por trás de tais surtos?

Conto 3: Os Relatos de Frederyk Malory (Pedro Viana)
David Malory encontra um diário velho que pertenceu a um de seus antepassados, o rapaz resolve lê-lo para avaliar se vale à pena vendê-lo para um museu ou algo do tipo, mas o que o jovem vai descobrir através dos relatos de Frederyk Malory é algo muito pior do qualquer um de seus mais cruéis pesadelos.

Conto 4: O Caçador (Simone Saueressig)
O Caçador de bruxas tem até a meia noite para por fim à vida de uma garotinha. A menina é a sétima filha de uma família de mulheres e que, ao atingir sete anos completos, irá desenvolver seus poderes de bruxa. Conseguirá, o caçador, impedir que a menina chegue ao momento da transição?

Conto 5: O Processo (Regina Drummond)
Yvonne, uma caçadora de bruxas, é chamada a um modesto povoado para assumir o processo contra uma mulher acusada de bruxaria. Diante da resistência da acusada, mesmo depois de torturada, em não confessar o crime, Yvonne não tem alternativa a não ser chamar seu inquisidor chefe, Bishop. Contudo, Bishop guarda um segredo que só a caçadora conhece.

Conto 6: Laços de Sangue (Roberta Spindler)
Eric, o caçador, não consegue esconder a excitação em relação à emboscada de sua próxima presa, Cristina. Contudo, a relação entre eles vai muito além de caçador e bruxa e, para Eric, caçar Cristina também significa a possibilidade de reencontrar alguém que, há muito tempo, é o alvo de seu ódio e vingança.

Conto 7: Selena (Chico Anes)
Um jovem há pouco formado em Medicina, começa a trabalhar no Sanatório da Barbacena (MG). Ele e os outros novatos participam de um ritual proposto pelos veteranos, para provar que estão aptos a trabalhar no lugar, é neste ritual que ele conhece Selena. A moça misteriosa irá ocupar a cabeça do rapaz até, praticamente, enlouquecê-lo. E quando o jovem médico finalmente descobrir quem é Selena, ele só enxergará uma solução para ficar junto de sua amada.

Conto 8: A Última Feiticeira de Florença (Carol Chiovatto)
Todas as bruxas de Florença estão mortas, aparentemente. Padre Cataldi já está prestes a deixar a cidade quando é chamado a investigar um novo caso. Após uma caça à última bruxa de Florença, uma jovem é encontrada ensanguentada no local dos crimes. Acusada e sem saber como se defender, a moça declara inocência e tal ponto que Padre Cataldi fica em dúvida. Se ela é mesmo inocente, quem está manipulando a jovem?

Conto 9: Viragem  (Octavio Aragão)
Um fotógrafo, após analisar fotos de vários momentos de sua vida, descobre uma mulher que esteve sempre em encalço, provavelmente uma bruxa. Após anos de pesquisa de como poder enfrentá-la, ele descobre, em suas próprias fotografias, um poder altamente perigoso e letal.


Essa foi a primeira antologia que li na vida (não me lembro de outras) e gostei bastante! Apesar do tema comum, os contos são bem diferentes entre si e, reconheço, alguns chamaram bem mais minha atenção que outros. Alguns contos, como A Bruxa de DenderaO Caçador e Viragem, são relativamente leves, enquanto que A Sexta Chaga e Os Relatos de Frederyk Malory são de uma tensão quase palpável! Laços de Sangue, Selena e A Última Feiticeira de Florença me surpreenderam por seus finais,não que fossem totalmente imprevisíveis, mas sabe quando o personagem fala uma última coisa (as benditas frases finais) que te choca? Pois é rsrsrs

No mais, achei a antologia bem equilibrada e autêntica, gostei que nenhum dos contos puxou para um mundo estilo Harry Potter. Nada contra HP, até porque eu AMO, mas gostei de ver a criatividade de nossos autores! Caçadores de Bruxas reúne materiais muito bons que não perdem em nada para autorias de fora. Sem falar que a edição é muito linda! Parabéns à Editora Buruti :D

Bem, essas antologias não são fáceis de encontrar em lojas, é mais certo comprar direto do site da editora (no caso, a Buriti) ou com algum dos autores, o meu exemplar comprei direto com a Roberta Spindler e veio autografado ♥

Uma curiosidade: Caçadores de Bruxa é a continuação temática de uma outra antologia, Caçadores de Vampiros, que eu ainda não li mas já está na minha lista de aquisições futuras *-*


Caçadores de Vampiros

Uma última dica, se você escreve contos (ou conhece alguém que escreva) e deseja publicá-los, fique de olho na página da editora Buriti, de vez em quando eles abrem chamada para antologias :D Para quem é escritor é uma ótima chance! E para quem é só leitor, como eu rsrsrs quanto mais, melhor! Tem sido uma delícia conhecer o trabalho de mais autores brasileiros o/

Espero que tenham gostado. Até a próxima!


Tem que ler!

By Juliana Dias, do Nem Te Conto

Formada em administração de empresas, tem fascinação por aprender idiomas (nem sempre é bem sucedida, mas vale a tentativa). É apaixonada por livros, fez muitos amigos por causa deles, e os usa para conhecer novos lugares e realidades. É também uma ARMY orgulhosa.

Recomendado Para Você

Comentários