#MISSÃO #SP: Visita à Editora Companhia Das Letras

O mês de Agosto se despede com um gostinho de quero mais. Eventos literários marcantes aconteceram em várias capitais brasileiras. Algumas cidades em destaque pela concentração de bookaholics por metro quadrado, ávidos por chegar perto, respirar o mesmo ar, e para alguns poucos (sortudos), depois de muito suor, choro, e esforço físico, a recompensa, os autógrafos!

Esta blogueira teve a oportunidade de passar um fim de semana em São Paulo, para desfrutar de vários momento incríveis no mundo dos amantes da literatura global. Tenho muita coisa para contar, mas decidi ser um pouco mais sistemática com os ocorridos, então vamos começar pelo primeiro dia da minha odisseia em São Paulo. 

A nossa chefinha amada (Bianne) me encarregou de representar o blog por onde eu passasse. E minha primeira parada foi na sede da Editora Companhia das  Letras (babem!). Me faltam adjetivos para descrever essa experiência única! Essa editora além de abrir as portas para vários blogueiros parceiros e convidados, ainda nos enviou um par de entradas para a Bienal.....Aaaahhhhhh! #AMEI

Ler livros físicos e E-books, todos amamos, mas vocês já pararam para se perguntar o quanto de trabalho, dedicação, informação, carinho e amor as editoras precisam depositar nas obras que vão ser publicadas? Pois é, eu não fazia ideia!

Em minha amistosa chegada a Editora tive o prazer de (re) conhecer vários outros blogueiros, que por sinal, também conheciam ou já tinham ouvido falar deste amado blog, dentre estes, conheci a Frini Georgakopoulos (Blog Cheiro de Livros), a Bárbara Morais (Autora de A Ilha dos Dissidentes) e a Dayse Dantas (Autora do livro Nada Dramática).

Nossa guia, a gentil e engraçada Diana, levou-nos nos vários setores que compõe a editora, nos maravilhando com o vasto processo editorial andar por andar. Setores como:

Aquisições: responsáveis justamente pelas aquisições e tramitações necessárias para o livro daquele autor internacional que você tanto ama, chegar em sua estante! Não somente responsável pela vinda, mas também pela ida de livros brasileiros, avaliando o interesse externo, para as estantes de nossos amigos bookaholics estrangeiros.

HQ' s: gente se dá um trabalho enormeeeeeeeeee para produzir nossos amados companheiros, os livros, imagina os quadrinhos!? Onomatopeias, diagramações, piadas que necessitam ser traduzidas e não perder o sentido, espaço, fonte, cores, papel, balões...enfim, tudo é tratado com o maior cuidado e carinho para que seja comercializado. Fiz uma pergunta em especial a esse setor:
- Algum de vocês é fã de algum cartunista?
- Sim! (foi uma resposta geral!)
- Como trabalhar com a arte de um ídolo seu?
No todo a resposta foi bem simples, eles se cobram um pouco por honrar com a obra de arte dos cartunistas. Gente, é muito amor envolvido nesse trabalho! ^^

Educação: Gente surtei (ainda mais) nesse setor, porque eles são responsáveis por estar junto aos educadores e escolas, tentando articular para a inserção de outros títulos na grade curricular dos alunos, instigando estes a gostarem mais de ler...#QUETUDO!


Já pensou se entre as leituras obrigatórias do colégio estivessem títulos como: A Seleção, Bloodlines, Aristoteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo...dentre outros grandes livros? Quem sabe um dia? Sei que a Fernanda Karen amaria ter os livros da diva Richelle Mead como parte da grade literária das escolas. rsrsrsr

Capa + Miolo: segurem seus corações, porque aqui a visita foi meio intensa, principalmente dentro da sala ´´CAPAS``. Conheci alguns dos artistas responsáveis, ou parte da equipe criadora das capas lindas da editora. Também são responsáveis pelas diagramações e aqueles detalhes lindos por todo o livro.
Admito, que ao término da visita a este setor agradeci pessoalmente aos artistas da Editora pelas capas lindas (de morrer!) da série da Richelle Mead, chamada Bloodlines.
Particularmente, comentei que se ao começar minha coleção, os livros brasileiros já estivessem a venda, eu não teria começado a coleção em inglês...rsrsrs! 


Editorial: Não sei vocês, mas para mim, este seria um dos empregos dos sonhos de qualquer bookaholic. Trabalhar lendo diversos livros, em um ambiente calmo, cercado por outros colegas de trabalho que amam fazer isso tanto quanto você! 

Sabendo em primeira mão de histórias incríveis e que vão bombar nas livrarias, algumas vezes entrar em contato direto com os autores, ou indireto, com os agentes dos mesmos. E em meio ao passeio, você descobre que um deles foi o responsável pela compra de um livro que você ama. Não dá vontade de abraçar a pessoa, e suspirar um audível e longo: Obrigadoooooooooo!? Infelizmente não fiz isso (TT.TT) mas eles foram altamente tietados por todos os blogueiros!

E-Book' s: sim gente, esses companheiros nossos, os livros digitais, também tem um cantinho todo especial na Editora.
Este foi a nossa penúltima parada (a última parada foi na loja da editora...^^) no passeio a editora. Cantinho de muitas risadas, apreços, dúvidas e debates sobre o papel e o espaço que os e-books tem ganhado em nossa vida cotidiana.
Alguns leitores mais tradicionais, outros mas liberais sobre, mas praticamente todos adeptos, as facilidades e liberdades que os E-books nos proporcionarão.

Um dos pontos altos da visita, em minha opinião, ocorreu nesse setor, debatemos juntos sobre o nosso papel de blogueiros como um multiplicador e propagador da cultura literária, e fomentadores de novos leitores. Um ponto crucial dessa percepção foi: você como blogueiro, acha que tem o bom senso e cuidado na hora de se expressar, para não tolher leitores? 

Qual a diferença quando você escreve um post sobre algum gênero literário, dizendo por exemplo: ´´ literatura fantástica  é horrível!`` e ´´Não curto muito particularmente o gênero fantástico``? Como leitores ávidos que somos, no primeiro caso, poderíamos dar um GAME OVER na possibilidade de novos leitores se permitirem, de repente, ler alguns destes livro (que tem um rol bem vasto, por sinal). Já no segundo caso, o que talvez você possa dizer, ´´ainda não achei o livro dentro desse gênero que me desperte!`` como nos disse a autora Barbara Morais.#FICAADICA

Então gente, esse foi só o meu primeiro dia em São Paulo, aguardem no decorrer da semana, um pouco mais dessa aventura literária em Sampa! Deixo vocês com algumas outras fotos do meu passeio na editora!




Até a próxima gente!

Abraços de urso...^^

Assistente Social por amor a profissão, descobriu em 2013 uma nova paixão: ser blogueira literária. Desde então vem se apaixonando mais a cada novo livro lido. Descobriu através de Jose de Alencar e só reafirmou ao ler Jane Austen, que Romances de Época são imprescindíveis para a sua vida assim como respirar. Adora intercalar suas leituras com momentos em família, séries de tv, doramas, música, bujo, fotografia, saídas com amigos e seus cachorros lindos. Encontra na literatura uma forma de desbravar o mundo e fazer novos amigos.

Recomendado Para Você

Comentários