[Resenha Dupla] Transmutados - Vanessa Tourinho



Título:
Transmutados - O Desconhecido
Autora:
Vanessa Tourinho
Editora:
Modo
Onde Comprar:
Submarino | Saraiva | FNAC

Quando Luisa Lima descobre que existe alguém que nasceu para pertencer a ela, não pensa duas vezes em fazer as malas e ir atrás do que parece ser o amor perfeito. Quando completa dezoito anos recebe um presente: o dom de ouvir os pensamentos alheios. Como se isso já não fosse o suficiente complicado, ainda descobre possuir a habilidade de se “desprender” do próprio corpo e mover-se a qualquer lugar, na velocidade da luz, apenas como energia, como espírito. Confusa com seus poderes, Luisa, tem a sorte de conhecer quatro jovens dispostos a explicar e a levá-la ao complicado mundo dos Transmutados. É quando descobre que todo Transmutado nasce predestinado a um parceiro ideal, e, quando isso acontece com Luisa, ela segue em busca de sua “alma-gêmea”, fechando os olhos e ignorando todos os perigos que esse relacionamento pode causar.



F: Transmutados – O Desconhecido é o livro de lançamento da autora Vanessa Tourinho e ela vem com uma proposta super curiosa: e se você fosse predestinado a apenas uma pessoa no mundo?
A narrativa é de Luisa, uma jovem órfã que se descobriu especial. Ela ouve os pensamentos das pessoas que são próximas a ela e também pode sair do seu corpo e vagar no desconhecido. Tudo foi surreal e brusco para Luisa, mas ela precisa se adaptar. Seu primeiro baque foi quando seus amigos descobriram sua condição e a julgaram como monstro e se afastaram. No entanto, tudo muda quando Antônio se aproxima e se revela igual à Luisa, um Transmutado. Os Transmutados são uma evolução genética e eles possuem poderes especiais, tipo x-men. O que, claro, já me pegou pelo pé. Antônio é líder de um clã que veio ao Brasil por Luisa, e ela já fazia parte da família mesmo antes de conhecê-los.

B: X-Men! Amo X-men! Amo essa história de acordar um dia e descobrir que você tem poderes, que faz alguma coisa diferente. Amo mesmo! É daqueles sonhos de criança sabe? Acordar um dia e descobrir que pode se teletransportar, voar, mover objetos com a mente....hahaha. Me deixem. Humpf.
Luisa passa por momentos difíceis no Brasil, onde sempre viveu, antes de ser encontrada por Antonio e sua família de Transmutados. Não é uma família ligada por laços sanguíneos, e sim pela amizade e necessidade de estar entre seus iguais em um mundo onde os próprios transmutados estão divididos entre o lado do bem, os Goodpowers, e o lado do mal, os Badpowers. 

F: A história da predestinação é bem instigante porque é comum um Transmutado ter a “visão e a atração”. No entanto, Luisa tem sua visão com um humano comum. Ou seja, ele não sente a necessidade dela, como a atração se dá com os Transmutados, mas com certeza ele fica muito atraído por Luisa quando a encontra pela primeira vez. Christian a conhece em um pub, em Londres, onde ele toca (já comentei que ele é inglês?) e fica fascinado por Luisa à primeira vista. E ela, coitada, já tem necessidade de viver perto dele. Porém, como abrir seu mundo complexo de humanos com superpoderes para seu grande amor sem ser julgada (como aconteceu com seus amigos)?

B: Quem gosta de romance ai levanta a mão! \o/ \o/  Realmente, a sacada da predestinação é ótima, e pelo fato de ter sido com um humano ao invés de um transmutado gera problemas que não deveriam acontecer se ele tivesse predestinada a alguém como ela. E aí, Luisa já tornada incoerente pelo amor, resolve ignorar todas as advertências e investir em um relacionamento perigoso com alguém que não a conhece de verdade. Em alguns momentos eu revirei os olhos para ela. Tipo, calma lá guria!

F: Paralelo a isso, há MUITA história! Vanessa Tourinho não brincou em serviço no quesito: ação. As coisas vão acontecendo e acontecendo e no final, percebes que ainda tem MUITO mais.
Isso, sem dúvida, pode ser um ponto negativo, porque não senti que o livro teve uma continuidade coerente. Os conflitos vão se atropelando e ficando meio desconexos em alguns momentos. Porém, a proposta do livro é tão legal que li tudo em 48 horas.

B: Tipo, tem realmente muita coisa acontecendo e ai mais coisas acontecem, descobrem-se ligações passadas, etc, etc. Você passa poucas páginas e nesse intervalo há mais intrigas, mais mistérios, mais ação, mais descobertas. É bem corrido, mas eu não vejo isso como um problema, pois alguns autores usam o primeiro livro de uma série para apresentar todo o contexto e conflitos que serão melhor desenvolvidos depois, nos próximos livros. Gostei bastante do livro, tirando as minhas reviradas de olhos pelo desespero da Luisa, e se a autora desenvolver bem o enredo do segundo livro, aproveitando todas as informações do primeiro, acho que tem tudo para ser melhor ainda.

F: Para um livro de estreia, Vanessa Tourinho se saiu bem. Sua narrativa é muito fluida e fácil, e mesmo com seu enredo corrido demais, o livro é divertido e atraente. Transmutados – O Desconhecido é uma série de livros (porque o final exige uma continuação!) e estarei no aguado do livro 2 para sanar as agonias que a autora me deixou. Trabalhando na continuidade do livro, tenho certeza que o segundo volume será sensacional!
 
Vanessa Tourinho pode ser encontrada no Twitter @VanTourinho e no Facebook da Série Transmutados. Para adquirir o exemplar do livro, é só entrar em contato com a autora (que é uma fofa, diga-se de passagem) pelo e-mail: contatovantourinho@hotmail.com

 
 

Formada em administração de empresas, tem fascinação por aprender idiomas (nem sempre é bem sucedida, mas vale a tentativa). É apaixonada por livros, fez muitos amigos por causa deles, e os usa para conhecer novos lugares e realidades. É também uma ARMY orgulhosa.

Recomendado Para Você

Comentários