Eu Li: Nada Dramática - Dayse Dantas


Título:
Nada Dramática
Autora:
Dayse Dantas
Editora:
Gutenberg
Onde Comprar:
Submarino | Saraiva | FNAC



Camilla Pinheiro conseguiu passar sua vida escolar praticamente ilesa, sem se envolver em dramas adolescentes. Isso é uma grande vitória para ela, que sempre foi muito aplicada nas aulas. E pretende continuar assim, agora que está no terceiro ano do ensino médio do colégio Coliseu, um dos mais puxados e concorridos de Goiânia. Sempre organizada, seus planos para o último semestre se resumem a um só objetivo: passar no vestibular com as melhores notas. Porém, graças a uma confusão amorosa envolvendo seu melhor amigo, Camilla vê seus dias calmos de estudos se transformarem, em meio a revoluções escolares, brigas familiares, intrigas na turma, dúvidas sobre o futuro e até uma inesperada paixão, que ela insiste em negar para si mesma. Para se abstrair do mundo real, agora virado de cabeça para baixo, ela posta em seu blog as aventuras da “Agente C”, sua identidade nada secreta para quem a conhece e sabe o que é viver um dos períodos mais intensos da vida.

“Depois de anos apenas observando o esforço exorbitante exigido pelos grandes colégios de ensino médio de Goiânia e de como ele acaba afetando extensamente o intelecto de jovens (e quando digo intelecto, não estou me referindo às matérias novas que aprendemos – a não ser que você esteja pensando em uma matéria chamada VIDA), sem estar envolvida de alguma forma, hoje de manhã, me meteram em uma história que é ridícula, engraçada e deprimente, tudo ao mesmo tempo. (...)”


Aí você começa a ler e não consegue parar.
Fim.
(Baseado em fatos reais.)

Ok, vou tentar formular: “Nada Dramática” é extremamente viciante e divertidíssimo! E é o livro de estreia de Dayse Dantas, lançado pela Editora Gutenberg.

O livro vai nos apresentar a história de Camilla Pinheiro, uma estudante do 3º ano do ensino médio que quase conseguiu escapar da cota de dramas, aparentemente exigida, por todo adolescente nesse período escolar.

Pois é. Quase.

Após um mal entendido que envolveu duas loucas e seu melhor amigo, Camilla se vê enredada por todo tipo de confusão que se pode ter em um colégio. Como se já não bastasse o ano de vestibular e algumas crises familiares, apareceram em cena as famosas intrigas escolares e uma inesperada paixão; seu coração anda batendo mais forte por seu (adorável) amigo de classe, João. 

Dayse monta um enredo super legal e bem realista do cotidiano de uma estudante de ensino médio. Nada de coisas impossíveis como estamos acostumados em ver em filmes dos anos 90 (que adoro, inclusive), apenas a velha e boa (?) rotina do colégio.O diferencial é a forma que a história é contada. A narrativa é em 1ª pessoa e Camilla tem uma cabeça fervilhante! Ela é muito inteligente, tem um humor ácido e sempre tem os questionamentos mais aleatórios (e que são incríveis!).Estar na cabeça de Camilla é como correr acelerado por caminhos inesperados que só vão se mostrar na próxima curva. 

Para exemplificar essa personalidade de Camilla temos a figura da Agente C, a agente secreta que é protagonista dos contos postados em seu blog. “As aventuras da Agente C” faz sucesso entre seus amigos (reais e virtuais) e vem como um bônus para o leitor, já que há alguns contos muito elaborados incluídos na história. Sério, tem um conto que envolve Sidney Magal que é sensacional! HAHAHAHAHAH

A Editora Gutenberg caprichou no visual do livro. Sua estética é bem constituída com a narrativa padrão, posts da Agente C, e-mails, trocas de bilhetes no meio da aula e SMSs trocados entre Camilla e seus amigos. Sem falar no calendário que vem para assolar Camilla (e o leitor) com a aproximação do vestibular. 

“Nada Dramática” é diferente dos livros de modelo adolescente que estou acostumada (cujo tema é basicamente: amor, me beija, quero teu corpo nu) (e que fique claro: EU AMO!) e recebi essa mudança de forma muito satisfatória. O livro tem tudo para estar na categoria adorável/ divertido/indicações para amigos.

E vocês, do blog, são meus amigos!
Podem me agradecer depois.

A autora, Dayse Dantas, é uma das pessoas favoritas da minha timeline com seus caps-locks! Se você gosta de temas polêmicos sobre... tudo, pode acompanhar o seu Twitter: @daysed. Ela também está no Facebook e no blog Nem Um Pouco Épico .

Enquanto Dayse não nos agracia com mais livros divertidos, vamos conversar sobre “Nada Dramática”! Já leram? Querem ler? Comentem!





Fernanda Karen Estudante de Serviço Social com o coração no curso de Letras. Apaixonada por séries, dramas e café. Bookaholic  irrecuperável e promíscua literária. Eventualmente estou trocando um de meus rins por livros muito desejados. (Qualquer coisa é só entrar em contato). Amo YA, ficção-fantasia, clássicos (brasileiros, portugueses, ingleses, latinos etc), chick-lits... Perceberam que meu preconceito literário é zero? Ops, quase zero; não leio auto-ajuda.

Formada em administração de empresas, tem fascinação por aprender idiomas (nem sempre é bem sucedida, mas vale a tentativa). É apaixonada por livros, fez muitos amigos por causa deles, e os usa para conhecer novos lugares e realidades. É também uma ARMY orgulhosa.

Recomendado Para Você

Comentários