Eu Li: A Espada de Shannara - Terry Brooks


Título:
A Espada de Shannara
Autor:
Terry Brooks
Editora:
Saída de Emergência
Onde Comprar:
Submarino | Saraiva | FNAC

Há muito tempo atrás, as guerras de um anciente Mal arruinou o mundo e a humanidade foi forçada a competir com muitas outras raças - gnomos, trolls, anões e elfos. No pacífico vale de Shay o meio-elfo Shea Ohmsford sabe pouco de tais problemas, isso até o gigante proibido com poderes druidas estranhos, Allanon, lhe revelar que o supostamente morto Lorde Warlock está tramando para destruir o mundo em pequenas parcelas. A única arma capaz contra seu poder da escuridão é a Espada de Shannara, que pode ser usada apenas pelo verdadeiro herdeiro de Shannara. E Shea é o último dessa linhagem e nele repousa a esperança de todas as raças. Logo o Portador da Caveira, um pavoroso favorito do Mal, se dirige para o Vale para matar Shea. Para salvar o Vale da destruição, Shea foge, levando em seu encalço o Portador da Caveira.

A Espada de Shannara é um livro de fantasia épica que se passa no futuro! Enquanto a maioria dos livros desse estilo se passa em mundo totalmente imaginário, onde tudo sempre foi do jeito que é, nesse livro o nosso tempo atual aconteceu em um passado bem distante do momento em que as coisas do livro ocorrem. Na verdade muitos dos problemas dos personagens é originado, direta ou indiretamente, da ambição da humanidade, do conhecimento usado para o mal. 

Shea Ohmsford é um meio-elfo que leva uma vida pacífica em um pequeno povoado até ser encontrado por Allanon, um misterioso druida, que lhe revela que o mundo está prestes a ser destruído por um Mal enorme, e que Shea é um único que pode deter a destruição. Para isso ele precisa recuperar a espada de Shannara, e só ele pode empunhá-la com sucesso, pois é o último da linhagem. De aventura em aventura, emboscada em emboscada, perigo em perigo, Shea e seu irmão, Flick, vão se juntando a outros guerreiros, de todas as raças, interessados em proteger seu povo e manter o mundo longe do mal. 

O que eu acho muito interessante em livros de fantasia é que apesar de haver um personagem principal, todos os outros personagens têm sua oportunidade de aparecer e demonstrar sua coragem, sua engenhosidade, sua habilidade. A história não ficou só focada em Shea, mesmo por que ele não é lá grande coisa, pelo menos não aos meus olhos. E Allanon é bem misterioso quanto a espada, o que leva a história a se focar nele com bastante frequência. 

Como já deu para perceber, o personagem principal do livro não me conquistou. O personagem que mais me conquistou foi Menion Leah, um príncipe que sempre foi tomado como do tipo relapso, desinteressado e vadio, mas que mostrou seu valor quando foi necessário, sendo valente e corajoso. Ele é carismático e muito honrado. Sua lealdade para com Shea, seu grande amigo, é tocante. E ainda passa a ideia de ser bonitão hahaha. 

Eu ando lendo muita fantasia esses tempos. Tenho devorado os livros da Saída de Emergência, que é uma editora voltada para esse gênero. Tenho tentado muito me apaixonar pelo estilo épico, mas esse livro, apesar de alguns personagens muito bons, não contribuiu muito para isso :( . Eu achei que houve um excesso de descrições e poucas batalhas, o que deixou a história muito cansativa. Talvez isso agrade aos fãs do gênero, já que descrição é uma característica de histórias desse tipo, como O Senhor dos Anéis - um livro  cuja narrativa me 'impediu' de passar da página 100 -, mas para mim o que ficou foi uma vontade enorme de dormir em algumas partes hihihi. Na verdade o enredo lembra muito SdA, com um velho sabichão, elfos aliados, a busca por um objeto poderoso, etc. 

Enfim, gostei muito da edição ( TÁ MUITO LINDA! ESSA FITA NA CAPA É UM CHARME SÓ!), e da maioria dos personagens (ênfase no Menion, aquele lindo!), mas no geral creio que só os fãs experientes do gênero vão gostar. É uma leitura pesada, com muitos detalhes, então leitores mais inexperientes talvez sintam o mesmo que eu senti, cansaço. Então, se você devorou O Senhor dos Anéis, pode ter certeza que vai devorar esse livro também. Talvez seja mais uma série para você torcer para virar filme, série de TV, e conversar sobre nas suas rodas de amigos nerds ( AMO os nerds, by the way.) 





Formada em administração de empresas, tem fascinação por aprender idiomas (nem sempre é bem sucedida, mas vale a tentativa). É apaixonada por livros, fez muitos amigos por causa deles, e os usa para conhecer novos lugares e realidades. É também uma ARMY orgulhosa.

Recomendado Para Você

Comentários