quarta-feira, junho 11, 2014

Eu Li: A Espada de Shannara - Terry Brooks


Título:
A Espada de Shannara
Autor:
Terry Brooks
Editora:
Saída de Emergência
Onde Comprar:
Submarino | Saraiva | FNAC

Há muito tempo atrás, as guerras de um anciente Mal arruinou o mundo e a humanidade foi forçada a competir com muitas outras raças - gnomos, trolls, anões e elfos. No pacífico vale de Shay o meio-elfo Shea Ohmsford sabe pouco de tais problemas, isso até o gigante proibido com poderes druidas estranhos, Allanon, lhe revelar que o supostamente morto Lorde Warlock está tramando para destruir o mundo em pequenas parcelas. A única arma capaz contra seu poder da escuridão é a Espada de Shannara, que pode ser usada apenas pelo verdadeiro herdeiro de Shannara. E Shea é o último dessa linhagem e nele repousa a esperança de todas as raças. Logo o Portador da Caveira, um pavoroso favorito do Mal, se dirige para o Vale para matar Shea. Para salvar o Vale da destruição, Shea foge, levando em seu encalço o Portador da Caveira.

A Espada de Shannara é um livro de fantasia épica que se passa no futuro! Enquanto a maioria dos livros desse estilo se passa em mundo totalmente imaginário, onde tudo sempre foi do jeito que é, nesse livro o nosso tempo atual aconteceu em um passado bem distante do momento em que as coisas do livro ocorrem. Na verdade muitos dos problemas dos personagens é originado, direta ou indiretamente, da ambição da humanidade, do conhecimento usado para o mal. 

Shea Ohmsford é um meio-elfo que leva uma vida pacífica em um pequeno povoado até ser encontrado por Allanon, um misterioso druida, que lhe revela que o mundo está prestes a ser destruído por um Mal enorme, e que Shea é um único que pode deter a destruição. Para isso ele precisa recuperar a espada de Shannara, e só ele pode empunhá-la com sucesso, pois é o último da linhagem. De aventura em aventura, emboscada em emboscada, perigo em perigo, Shea e seu irmão, Flick, vão se juntando a outros guerreiros, de todas as raças, interessados em proteger seu povo e manter o mundo longe do mal. 

O que eu acho muito interessante em livros de fantasia é que apesar de haver um personagem principal, todos os outros personagens têm sua oportunidade de aparecer e demonstrar sua coragem, sua engenhosidade, sua habilidade. A história não ficou só focada em Shea, mesmo por que ele não é lá grande coisa, pelo menos não aos meus olhos. E Allanon é bem misterioso quanto a espada, o que leva a história a se focar nele com bastante frequência. 

Como já deu para perceber, o personagem principal do livro não me conquistou. O personagem que mais me conquistou foi Menion Leah, um príncipe que sempre foi tomado como do tipo relapso, desinteressado e vadio, mas que mostrou seu valor quando foi necessário, sendo valente e corajoso. Ele é carismático e muito honrado. Sua lealdade para com Shea, seu grande amigo, é tocante. E ainda passa a ideia de ser bonitão hahaha. 

Eu ando lendo muita fantasia esses tempos. Tenho devorado os livros da Saída de Emergência, que é uma editora voltada para esse gênero. Tenho tentado muito me apaixonar pelo estilo épico, mas esse livro, apesar de alguns personagens muito bons, não contribuiu muito para isso :( . Eu achei que houve um excesso de descrições e poucas batalhas, o que deixou a história muito cansativa. Talvez isso agrade aos fãs do gênero, já que descrição é uma característica de histórias desse tipo, como O Senhor dos Anéis - um livro  cuja narrativa me 'impediu' de passar da página 100 -, mas para mim o que ficou foi uma vontade enorme de dormir em algumas partes hihihi. Na verdade o enredo lembra muito SdA, com um velho sabichão, elfos aliados, a busca por um objeto poderoso, etc. 

Enfim, gostei muito da edição ( TÁ MUITO LINDA! ESSA FITA NA CAPA É UM CHARME SÓ!), e da maioria dos personagens (ênfase no Menion, aquele lindo!), mas no geral creio que só os fãs experientes do gênero vão gostar. É uma leitura pesada, com muitos detalhes, então leitores mais inexperientes talvez sintam o mesmo que eu senti, cansaço. Então, se você devorou O Senhor dos Anéis, pode ter certeza que vai devorar esse livro também. Talvez seja mais uma série para você torcer para virar filme, série de TV, e conversar sobre nas suas rodas de amigos nerds ( AMO os nerds, by the way.) 





5 comentários:

  1. Achei "curioso" o fato da linha temporal desse livro ser o futuro da nossa humanidade, e não um mundo diferente, um passado mundo distante.... isso já deu uma estrelinha pro livro... srrsrs
    Só não sei se conseguiria ler, pois não consigo seguir com leituras cheias de detalhes (um motivo para nunca ter saido do livro 1 de GoT), acho que esse livro se encaixa mais no estilo de leitura do meu namorado.. rsrsr

    ResponderExcluir
  2. Eu realmente não sou muito fã desse tipo de livro, não li nenhum do gênero até agora então se fosse ler esse livro sentiria o mesmo cansaço que você sentiu. Quem sabe um dia eu leia algum livro desse gênero.
    Gostei da resenha (:
    Beijos
    http://the-universe-of-books.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Então é mais um livro que entra para minha lista, esse estilo de leitura é um dos meus favoritos, gosto bastante de livros com bastante detalhes e descrições bem feitas, isso enriquece muito a leitura, consigo imaginar muito melhor os personagens, as cenas, mesmo que tenha poucas batalhas acredito que a história se desenvolva muito bem na busca para impedir que o Mal destrua tudo, acredito que não vire filme ou série por já ter sido lançado lá fora há bastante tempo, os livros da Saída de Emergência são um show a parte, só grandes livros de fantasia por isso sou viciado e atento a cada lançamento divulgado, que venha a continuação dessa série que promete me conquistar.

    ResponderExcluir
  4. Adoro livros de fantasia!! A capa desse livro é linda e a sinopse é muito interessante. Adoro histórias cheias de personagens e com descrições bem detalhadas das cenas, acho que isso facilita muito a se envolver mais na leitura. Mais um pra minha listinha de desejados!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Este como todos os livros desse selo estão nos meus desejados.
    O gênero em si é um dos meus favoritos e livros que abordam ele de forma tão fantástica, realmente me interessam bastante. Parece conter uma ótima escrita e personagens marcantes. Tudo que vai me fazer amar, com certeza.

    ResponderExcluir

Quer fazer um blogueira feliz? Então deixa um comentário neste post! Você vai fazer todo o trabalho valer a pena rsrs
Mas tem um porém: Comentários ofensivos serão deletados.

Muito Obrigada por comentar! Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Garota Pai D'égua - Todos os direitos reservados.
Criado por: Bianne Souza.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo