Eu Li: O Lado Mais Sombrio - A. G. Howard


Título:
O Lado Mais Sombrio
Autora:
A. G . Howard
Editora:
Novo Conceito
Onde Comprar:
Submarino | Saraiva | FNAC

Alyssa Gardner ouve os pensamentos das plantas e animais. Por enquanto ela consegue esconder as alucinações, mas já conhece o seu destino: terminará num sanatório como sua mãe. A insanidade faz parte da família desde que a sua tataravó, Alice Liddell, falava a Lewis Carroll sobre os seus estranhos sonhos, inspirando-o a escrever o clássico Alice no País das Maravilhas. Mas talvez ela não seja louca. E talvez as histórias de Carroll não sejam tão fantasiosas quanto possam parecer. Para quebrar a maldição da loucura na família, Alyssa precisa entrar na toca do coelho e consertar alguns erros cometidos no País das Maravilhas, um lugar repleto de seres estranhos com intenções não reveladas. Alyssa leva consigo o seu amigo da vida real – o superprotetor Jeb –, mas, assim que a jornada começa, ela se vê dividida entre a sensatez deste e a magia perigosa e encantadora de Morfeu, o seu guia no País das Maravilhas. Ninguém é o que parece no País das Maravilhas. Nem mesmo Alyssa...

Que tal relembrar as sensações de quando você se aventurou pela primeira vez no País das Maravilhas através das páginas de um livro? Toda a magia, a curiosidade, e a crença de que em algum lugar, de alguma forma, você poderia entrar em um buraco de coelho e conhece-lo também. Em O Lado Mais Sombrio, a visita de Alice ao País das Maravilhas não foi fruto da mente criativa de Lewis Carroll, mas sim o relato das aventuras de uma garotinha de 5 anos.

Alyssa é a tataraneta da aventureira original, e já sabe que ouvir pensamentos de plantas e animais só vai levá-la a um único lugar: um sanatório. É uma maldição passada de geração em geração para as mulheres da família. Alice fez alguma coisa muito errada quando esteve no País das Maravilhas pela primeira vez, e todas as suas descendentes pagaram por isso, ou com a loucura ou com a morte. 

Só que Alyssa não que ir para um sanatório, nem morrer. Ela só quer ser uma garota normal e talvez assim fazer Jeb, seu amigo super protetor e dedicado, se apaixonar por ela. Talvez a única forma de Alyssa conseguir acabar com a maldição seja ir até o País das Maravilhas tentar consertar os erros que sua tataravó cometeu. Para isso ela contará com a companhia de Morfeu, um personagem muito enigmático e sobre o qual temos sérias dúvidas em várias partes do livro, e Jeb.

E aí você se pega revivendo aquela história famosa, que você já leu uma ou mais vezes antes, só que de uma forma diferente, com personagens que conhecem o lugar, que não se deixam encantar com as "maravilhas", que tem novos planos, sabem usar os itens mágicos de formas diferentes, e etc. A autora soube escrever uma nova aventura do País das Maravilhas, dessa vez mostrando que não são tantas maravilhas assim, ou pelo menos que não é para todo mundo, de uma forma que não resultou na perda da magia, do interesse. Pelo contrário, o interesse só aumenta, pois não é a mesma história, não são as mesmas atitudes, e não é o mesmo final, e a curiosidade sobre o destino de Alyssa - loucura, morte, ou nenhum? -  é inevitável.

E é quase impossível não torcer para o casalzinho Jeb e Alyssa. Ele é tão fofo em sua preocupação com ela!! E ela é tão cega em não perceber que ele também a ama! Mas o medo dela é que ela fique doida igual a mãe e Jeb acabe ficando igual ao pai dela, sozinho em seu amor por alguém insano. Ela não quer isso para ele. 

É um livro ótimo, escrito com muito cuidado, e que tem suspense, romance, aventura, e deixa um gostinho nostálgico. Eu adorei toda a história que a autora criou em torno da aventura original, reescrevendo alguns detalhes, deixando outros, e com uma personagem que não está disposta a ser mais uma 'amaldiçoada'. Fica a dica para você que adorou se aventurar com Alice. Está na hora de acompanhar as aventuras da neta ;)


Formada em administração de empresas, tem fascinação por aprender idiomas (nem sempre é bem sucedida, mas vale a tentativa). É apaixonada por livros, fez muitos amigos por causa deles, e os usa para conhecer novos lugares e realidades. É também uma ARMY orgulhosa.

Recomendado Para Você

Comentários