Eu Li: Vinte Garotos no Verão - Sarah Ockler



Título:
Vinte Garotos no Verão
Autora:
Sarah Ockler
Editora:
Novo Conceito
Onde Comprar:
Submarino | Saraiva | FNAC

Quando alguém que você ama morre, as pessoas perguntam como você está, mas não querem saber de verdade. Elas buscam a afirmação de que você está bem, de que vocêaprecia a preocupação delas, de que a vida continua. Em segredo, elas se perguntam quando a obrigação de perguntar terminará (depois de três meses, por sinal. Escrito ou não escrito, é esse o tempo que as pessoas levam para esquecer algo que você jamais esquecerá). As pessoas não querem saber que você jamais comerá bolo de aniversário de novo porque não quer apagar o sabor mágico de cobertura nos lábios beijados por ele. Que você acorda todos os dias se perguntando por que você está viva e ele não. Que na primeira tarde de suas férias de verdade você se senta diante do mar, o rosto quente sob o sol, desejando que ele lhe dê um sinal de que está tudo bem.


Frankie e Matt são irmãos e vizinhos de Anna. Os três são amigos inseparáveis desde pequenos. Frankie, a amiga que sabe de todos os segredos e Matt, o amigo que faz o coração de Anna palpitar. Em sua festa de 15 anos, Anna repetiu o mesmo pedido que fazia há anos, desde que descobriu que era apaixonada. E naquele ano, ele se transformou em realidade. Matt finalmente a tinha beijado.

“... Esqueci o tempo. Esqueci meus pés. Esqueci as pessoas lá fora esperando que voltássemos à festa. Esqueci o que acontece quando amigos cruzam esse limite. E, se meus pulmões não se enchessem, se meu coração não batesse e meu sangue não pulsasse contra a minha vontade, eu teria me esquecido deles também.”

Foi um momento inesquecível. E o mês que se seguiu foi igualmente especial entre encontros furtivos, olhares cúmplices e sentimentos a flor da pele. Mas Frankie ainda não estava preparada para saber. Matt prometeu que contaria a ela quando eles viajassem com seus pais para a Califórnia naquele verão.

No entanto, ele nunca contaria.

Matt teve um ataque cardíaco pouco antes da viagem e morreu antes de poder se abrir com a irmã. Anna prometeu a ele que guardaria segredo. E cumprirá.

É um tempo difícil após a morte de Matt. Tudo fica diferente. Frankie muda, seus pais mudam; A morte de um filho é uma ferida que não se fecha e eles não conseguem superar, mesmo depois de 1 ano. A autora, Sarah Ockler, trabalhou bem a reação dos personagens. A família de Matt ficou completamente desnorteada, o que é normal e aceitável. Cada um reage à perda ao seu modo. Frankie muda completamente seu comportamento casto e se transforma na bitch da escola. Sua mãe ficou obcecada com decoração e seu pai nunca toca no assunto. Matt é um tabu.

Para Anna, resta levar seu segredo a sete chaves e sofrer categorizada como a melhor amiga. Ninguém sabe a dor que ela leva ao pensar no que poderia ter sido, mas nunca será.

O texto é bem focado nas lembranças de Anna naquele mês especial - do primeiro beijo à morte de Matt - mas também nos dá vislumbres da personalidade do Matt de antes. O leitor tem a oportunidade de conhecer e se afeiçoar a ele e, assim, compreender melhor os sentimentos de Anna. É uma narrativa triste e cheia de razão. É injusto uma garota de 15 anos perder seu primeiro amor, de 17 anos, por uma fatalidade do destino. Na mente, ficam as lembranças de seus últimos momentos e a tentativa de encontrar possíveis saídas para um desfecho que ela não conseguiria evitar.

Após 1 ano, é preciso seguir em frente. A família de Matt fará sua primeira viagem de férias sem ele e Anna é convidada para fazer companhia a Frankie. Em meio aos preparativos, Frankie propõe que a  “melhor férias de todos os tempos” precisa de um desafio.

Vinte garotos.

Elas devem tentar conhecer um garoto por dia e, quem sabe, até se divertir e conseguir seus primeiros amores de verão.Anna não nega, porque não tem como explicar a dificuldade que esse desafio trará. Afinal, o ultimo garoto que ela se envolveu, e que coincidentemente foi seu primeiro amor, está morto e ela não quer macular suas lembranças.

“As pessoas não querem saber que você jamais comerá bolo de aniversário de novo porque não quer apagar o sabor mágico de cobertura nos lábios beijados por ele. Que você acorda todos os dias se perguntando por que você está viva e ele não. Que na primeira tarde de suas férias de verdade você senta diante do mar, o rosto quente sob o sol, desejando que ele lhe dê um sinal que está tudo bem...”

Juntas, Anna e Frankie vão passar por várias situações típicas de adolescentes comuns, como flertar com garotos ao tentar alcançar a meta dos vinte. Mas também vão ter que lidar com coisas que fogem ao controle: reações intempestivas de uma saudade que nunca vai embora. É difícil para a família viver uma nova realidade sem Matt, porém a Califórnia mudará suas vidas. As lembranças serão vívidas e dolorosas, mas necessárias para tentar ver uma perspectiva nova.

Esse livro é incrível. Ele é emocionante, e doce, e verdadeiro. Impossível não sentir empatia pelos personagens e a cada lembrança que Anna tinha de seu Matt, eu chorava mais porque ele era uma pessoa maravilhosa e que, de fato, merecia lágrimas por ter partido.

A narrativa em primeira pessoa de Anna dá um tom muito pessoal à dor, mas o leitor consegue ser atingido pelo sofrimento tangível da família de Matt.

Recheado de citações dolorosas, porém bonitas, “Vinte Garotos no Verão” é um livro com perspectivas reais e plausíveis. Não retrata apenas a dor da perda. Mostra que seguir em frente é inevitável, mesmo que as lembranças nunca nos deixem.

“... Agora sei que jamais serei capaz de apagá-lo. Ele sempre fará parte de mim – só que de uma forma diferente. (...) Na verdade, as coisas não vão embora. Elas se transformam em algo diferente. Algo mais bonito.” 





Fernanda Karen Estudante de Serviço Social com o coração no curso de Letras. Apaixonada por séries, dramas e café. Bookaholic irrecuperável e promiscua literária. Eventualmente estou trocando um de meus rins por livros muito desejados. (Qualquer coisa é só entrar em contato). Amo YA, ficção-fantasia, clássicos (brasileiros, portugueses, ingleses, latinos etc), chick-lits... Perceberam que meu preconceito literário é zero? Ops, quase zero; não leio auto-ajuda.

Formada em administração de empresas, tem fascinação por aprender idiomas (nem sempre é bem sucedida, mas vale a tentativa). É apaixonada por livros, fez muitos amigos por causa deles, e os usa para conhecer novos lugares e realidades. É também uma ARMY orgulhosa.

Recomendado Para Você

Comentários