Eu Li: Eu Compro, Sim! Mas A Culpa É Dos Hormônios... - Pedro Camargo


Título:
Eu Compro, Sim! mas A Culpa É Dos Hormônios...
Autor:
Pedro Camargo
Editora:
Novo Conceito
Onde Comprar:
Submarino | Saraiva | FNAC

Entenda o comportamento do consumidor e aprenda a comprar com consciência!
Este é um livro divertido. O tipo de livro que a gente tem que ler nem que seja só para continuar uma conversa quando aqueles terríveis momentos de silêncio se instalam entre os interlocutores. Mas, além disso, este é um livro sério, muito sério. (Antes de começar a lê-lo, vale a pena dar uma olhada nas referências bibliográficas).
A proposta sensacional de Pedro de Camargo é demonstrar, da forma mais simples possível, como nosso comportamento de consumo está diretamente ligado aos neurotransmissores responsáveis pelas sensações de prazer. Parece complicado, mas sob a escrita de Camargo você vai compreender perfeitamente alguns de seus comportamentos pouco ortodoxos, embora comuns, como assaltar a geladeira em noites mais frias, ou comprar aquele monte de bobagens que nunca, em toda a sua vida, pretendeu usar...
E, como cortesia, com as dicas no fim de cada capítulo é possível aprender a combater seus próprios neurotransmissores endoidecidos — e consumistas — e conquistar o orçamento saudável com que sempre sonhou.
Oi gente, estou sumida, mas ainda sou uma colaboradora desse amado blog!

Hoje estou passando por aqui para falar um pouquinho de um livro que recebi da nossa chefinha Bianne faz um tempinho (Leia-se: desde o final do ano passado..rsrsrs). Eu admito, estava procrastinando para começar a ler este, mas no fim tudo não passou de um certo receio, porque não estou acostumada a ler livros contemporâneos que sejam escritos por homens, fora os da minha profissão (eu sei, preconceito meu, mas já estou trabalhando nele!), mas nos acertamos, o livro e eu, depois que li a apresentação do livro, e descobri que se tratava também de um dos ramos de estudo do comportamento humano que eu mais gosto, o Processamento de Neurolinguagem.

É, já deu para perceber que o livro não é um romance, apesar de que eu mesma esperava que ele fosse parecido com o livro "Delírios de consumo de Becky Bloom", que eu ainda não li, mas esta na minha lista, e eu amei o filme (até agora, enquanto estou na 'ignorância' sobre o livro!).

Gente o livro não é chato, eu garanto! Ele analisa nosso comportamento como compradores compulsivos, dentro da perspectiva da neurobiologia (porque ele aborda muito o ramo da psicologia evolucionista, e ela culpa, se assim pode ser descrito, boa parte da nossa biologia pelos nossos comportamentos), ele tenta justificar alguns comportamentos nossos analisando como nossas funções biológicas, como hormônios e neurotransmissores reagem expostos a determinada situação. O autor Pedro Camargo traz para a berlinda situações cotidianas nossas e dele também...rsrs.

Eu me acabei de rir em alguns momentos, porque ele sofre de um hábito nosso também... ele não pode passar perto de livrarias (kkkkkkkkkkkkkk) ele, assim como nós, também tem uma quedinha pelo cheiro de livros (assim como a maioria de nós... bookaholics). Ele também fala um pouco sobre nossa necessidade por sapatos, batons, blush e o quanto a cor vermelha é poderosa na hora do flerte.

No livro todo você vai encontrar o autor falando de um carinha muito presente em nossas vidas, ele ainda apelida o neurotransmissor de Gimme More (sim, eu também associei logo a música da B.S.), chamado de Dopamina. No livro tudo é analisado tentando mostrar como as lojas vem trabalhando para que os produtos pareçam mais tentadores nas vitrines.

Eu li rapidamente o livro, e fiz alguns dos testes que o autor recomendou:

1° - fui a minha loja favorita (lógico que é uma livraria) passei cerca de 1 hora lá. Olhei, segurei, cheirei e folhei livros e mais livros, depois passei para a sessão de filmes e tinha até uma penca deles em promoção (que é uma das palavrinhas mágicas citadas no livro) olhei todos, mas no fim acabei fazendo o que o autor sugeriu. Me perguntei: Eu preciso deles AGORA? Não tenho um monte de livros em casa esperando que eu os devore e resenhe? Eu não poderia economizar esse dinheirinho para a feira do livro? E depois disso fui para casa só...foi um pouco triste nos 30 minutos seguintes, mas valeu a pena nas horas posteriores.

2° - o autor tem como público alvo principal nós, mulheres, apesar de ele também associar certos comportamentos aos homens também, e falando neles, o autor trata sobre como certos comportamentos nossos podem fisgar eles biologicamente...assim digamos. Eu ri muito nessa parte, quando ele fala sobre o poder de um batom vermelho e um blush. Na verdade o poder da cor vermelha em muitos sentidos. E como o salto alto também pode ser o canto da sereia no despertar dos sentidos primitivos e biológicos. Eu ainda não fiz esse teste...kkk...mas quem sabe? kkkkk

No inicio da minha leitura, pensei que o livro fosse meio sexista, e olha que eu sou uma devoradora de livros que discutem sobre gêneros, que é a minha linha de pesquisa favorita, mas foi só um equivoco de interpretação minha para com o autor. Bom gente, o livro vai ser devorado para os amigos que são Biólogos. Mas, ele é muito acessível para nós, leigos. Gostei muito do livro, e pretendo compartilhar (emprestando, lógico!) com minhas Best's.

Fica a dica, e espero que tenha deixado todos com muita curiosidade sobre ele!

Beijos, até a próxima.




Anne Magno Sou uma Assistente Social formada, especializada e apaixonada pelo assunto Família, e que adoro trabalhos voluntários. Na verdade sou uma apaixonada por muitas coisas tipo: doramas (coreanos por favor ^^, o meu favorito é Devil Beside You!!!), filmes, series de TV...mas nenhuma dessas paixões supera o meu amor por livro. Faço parte da comunidade Bookaholic com muito orgulho, e não tenho o habito de desistir de leituras. Os dois gêneros literários que mais leio são: romances (épicos) e/ou sobrenaturais (em especial os de vampiro).

Assistente Social por amor a profissão, descobriu em 2013 uma nova paixão: ser blogueira literária. Desde então vem se apaixonando mais a cada novo livro lido. Descobriu através de Jose de Alencar e só reafirmou ao ler Jane Austen, que Romances de Época são imprescindíveis para a sua vida assim como respirar. Adora intercalar suas leituras com momentos em família, séries de tv, doramas, música, bujo, fotografia, saídas com amigos e seus cachorros lindos. Encontra na literatura uma forma de desbravar o mundo e fazer novos amigos.

Recomendado Para Você

Comentários