sábado, fevereiro 01, 2014

PA Book Club - Fevereiro 2014


Oi, gente!

Como estamos com às leituras?

A pergunta do dia é: Vocês participam de algum clube do livro? Clubes assim são ótimos para a gente surtar em coletivo e para conhecer novos amores (literários ou não, quem sabe?) e novos vícios!

Os ´´Bookaholics`` daqui de belém tem o hábito de encontrar-se e trocar idéias e emprestar (com muitas recomendações de cuidado e quase a assinatura de um contrato de zelo) alguns livros para os amigos. E os antigos membros sempre levam novos amigos para se viciarem também, e conhecerem um lugar para deixar a mente solta sobre vários tipos de livros!

Na manhã deste sábado, 01 de fevereiro, ocorreu o segundo encontro do PA Book Club em Belém deste ano. Normalmente em meses alternados selecionamos encontros temáticos.

Em janeiro o grupo reuniu-se para falar de livros de fantasia, cerca de 39 pessoas lotaram o Café da Fox na Dr. Moraes, fora os curioso que vendo um grupo falando sobre livros, parava por lá para dar uma espiadinha. 

Desta vez, o tema foi liberado e alguns amigos apareceram por lá para contribuírem com uma pincelada (porque se deixar, falamos muito mesmo!) sobre alguns dos livros que foram lidos no intervalo do último encontro para esta manhã.

De autores paraenses, Nietzsche a autores italianos, de tudo rolou um pouco. Como não gostar de um grupo tão versátil? Aqui estão alguns dos livros que apareceram por lá. Atenção a última imagem, que é a contra capa da edição de 1979 da Divina Comédia, uma das raridades que surgiu nesta manhã/tarde.


Este nosso encontro ocorreu juntamente com um dos nossos parceiros a @fox_video que tem nos recebido muito bem! 

E olha que não somos poucos, e ainda por cima nos deixamos levar pelos surtos luterários e já viu, né? Bookaholics falando um pouquinho alto, ou vários ao mesmo tempo.


E para você que mora em Belém, e não conhecia um grupo em que possivelmente você se sinta muito a vontade para falar ou ficar só ouvindo, um tchauzinho dos amigos do PA Book Club, para convencer você a comparecer ao nosso próximo encontro em março, ocorrendo no primeiro sábado do mês, em que o tema será: Ficção Cientifica.

video


Então, você participa de algum clube do livro? Na sua cidade não tem? O que falta para tentar montar um?


E para quem não nos conhecia, eis acima enfim, uma foto nossa: Resenhistas Pai D'égua!!!

Da esquerda para a direita: @FernandaKaren @BiahB e @annecpmagno 

Até a próxima gente! 









15 comentários:

  1. Antigamente, era muito comum pessoas se reunirem ao redor de uma fogueira para contar e ouvir histórias. Com esse hábito, transmitiam-se costumes, conhecimentos e tradições entre as gerações, mantendo viva a identidade de um povo ou de uma tribo. Em verdade, havia um momento de compartilhamento entre pessoas. Era o que marcava a ocasião.

    Penso que as reuniões do PA Book sejam adequações modernas do antigo costume de ouvir e contar histórias ao redor da fogueira. Talvez uma espécie de memória ancestral ou atávica atue para que a reunião seja entendida como momento agradável.

    Adoro o PA. E como foi que descobri o grupo? Eu li a matéria abaixo postada:

    http://www.diariodopara.com.br/N-155490-CLUBE+DE+LEITURA+ATRAI+GENTE+DE+TODAS+AS+IDADES.html

    Posteriormente soube que um encontro iria se realizar e resolvi aparecer. Fiquei razoavelmente surpreso em verificar como eram jovens os participantes. Estimei que a maioria teria pouco mais de 20 anos e eu sou quarentão, mas resolvi participar até o final da reunião. Salvo erro de memória, era um encontro temático: "Escritores Nacionais". A reunião foi muito engraçada e os participantes falavam como muita propriedade sobre assuntos diversos. Adorei.

    Fui informado que as reuniões eram agendadas previamente pelo facebook. Bom, até aquele momento eu não possuía facebook, mas assim que saí da reunião liguei para minha esposa e pedi que criasse um perfil, portanto o PA é responsável pela minha existência virtual.

    Na reunião seguinte eu compareci novamente. Adorei as tiradas dos participantes, as piadas, os casos contados. Há muito eu não lia HQs e o PA fez renascer o imenso carinho que tenho pelo universo dos quadrinhos.

    Preciso contar um caso, uma confissão de minhas limitações: em uma dada reunião para fins de escolha do objeto do encontro temático, alguém sugeriu: "Distopia", todos aclamaram a sugestão. Distopia foi o tema escolhido e eu me perguntava: "que diabos é distopia? Era a primeira vez que escutava aquela palavra de sonoridade bela e sinistra. Cheguei em casa e fui ler sobre distopia: “obras literárias com presságios de um futuro nefasto”. Eu já havia lido um livro distópico e não sabia: 1984.

    Comentei o caso com amigos do trabalho, advogados, engenheiro, administradores sobre meu desconhecimento acerca da expressão distopia e fiquei aliviado: nenhum deles conhecia o significado da palavra. Vi que a limitação não era minha, mas da minha geração.

    Hoje, 01.02.2014, rolou novo encontro dos fãs de literatura e acredito que fizemos como os antigos: era como se lá houvesse uma fogueira e ao redor dela estavam sentadas pessoas que compartilhavam relatos e experiências.

    Minha mente forma frase singela, mas que explica como me sinto durante e após as reuniões do PA: “Putz, como isto me faz bem”.

    Valeu, meninada.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, fico tão emocionada ao ler depoimento desses. Fiz questão de ler para a minha família para mostrar o orgulho que eu tenho e outros membros como você têm de fazer parte do PA Book Club.

      Muito obrigada pela bonitas palavas e por fazer parte do grupo!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. PA Book Club se tornou algo a mais do que simples encontros para debater sobre livros. Tornou-se um encontro entre amigos, com boas conversas, indicações, cultura, brincadeiras, etc. É notável a repercução do clube e o ingresso de novos membros! Só tenho a agradecer por fazer parte dessa família! Aliás, bela matéria!

    ResponderExcluir
  3. É com muito orgulho que digo que frequento o PA Book Clube deeeeeeesde o começo (abril 2012), e as reuniões só acrescentaram coisas boas na minha vida, não apenas em relação aos livros em si, mas colocou pessoas maravilhosas na minha vida que hoje são excelentes amigos!
    Lindo post, Anne :))

    ResponderExcluir
  4. Que lindo *-* moro em Belém e recentemente comentei no twitter que sentia falta de um book club; não sei como nunca fiquei sabendo da existência desse! Vou ao próximo, sem dúvida!


    http://plasticobolhaeunicornios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, muito lega esses clubs, entretendo não faço parte de nenhum =/


    http://acordescoloridos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Sou a favor de mudarem a reunião de março pro dia 15 :P

    ResponderExcluir
  7. Muito bacana essa iniciativa ^^

    É tipo um rolêzinho cultural xD

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Meu querido PA Book Club <3
    Livros incríveis e pessoas incríveis, acho que minha vida deu um up digno desde que comecei a reunir com vocês.
    Portanto: obrigada!
    Beijô.

    ResponderExcluir
  10. Meu querido PA Book Club <3
    Livros incríveis e pessoas incríveis, acho que minha vida deu um up digno desde que comecei a reunir com vocês.
    Portanto: obrigada!
    Beijô.

    ResponderExcluir
  11. Moro em SP e aqui existem vários clubes do livro, mas não participo de nenhum por falta de tempo e até preguiça mesmo. Sou aquela pessoa que nas folgas quer ficar na cama lendo um bom livro.

    ResponderExcluir
  12. Eu queria participar de algum clube do livro, mas aqui na minha cidade não tem nada :(
    Eu estou loucaaaa pra ler The Evolution of Mara Dyer desde que eu acabei o último que teve, só estou esperando lançar aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
  13. Só livro bom, sempre quis participar de um clube do livro assim, pena que na minha cidade não tem e acho difícil ter muitos adeptos a ideia, parabéns a todos e continuem com essa iniciativa, afinal nada melhor que conversar com alguém sobre livros.

    ResponderExcluir

Quer fazer um blogueira feliz? Então deixa um comentário neste post! Você vai fazer todo o trabalho valer a pena rsrs
Mas tem um porém: Comentários ofensivos serão deletados.

Muito Obrigada por comentar! Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Garota Pai D'égua - Todos os direitos reservados.
Criado por: Bianne Souza.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo