terça-feira, fevereiro 11, 2014

Eu Li: Teardrop - Lágrima - Lauren Kate



Título:
Teardrop - Lágrima
Autora:
Lauren Kate
Editora:
Galera
Onde Comprar:
Submarino | Saraiva | FNAC

Depois de perder a mãe em um acidente no mar, Eureka acha que nunca mais voltará a sorrir. E a promessa que fez à mãe – a de nunca mais chorar – se torna quase impossível… até conhecer Ander. Louro, alto e de pele muito branca, o rapaz parece estar em todos os lugares e saber coisas que não deveria sobre Eureka. Inclusive um estranho segredo relacionado às suas lágrimas e aos três artefatos que herdou da mãe: uma carta, uma pedra e um misterioso livro que conta a história de uma menina com o coração partido. Ela chorou tanto que deixou debaixo d´água um continente inteiro. Logo Eureka vai descobrir que a antiga lenda é mais que uma história, que Ander pode estar dizendo a verdade e que sua vida pode ter um curso mais sombrio do que ela imaginou.

Lauren Kate sempre foi muito julgada negativamente por seus livros. Não conheço muitas pessoas que gostem de “Fallen”, mas como eu gosto (e muito) fiquei animada pelo seu lançamento “Teardrop”. Todas as características que me chamaram atenção em “Fallen” estão lá: a descrição minuciosa dos fatos, a ideia de história realmente boa e... o rejeitado. Rs. 

No entanto, a autora falhou com o passo do enredo. Entendam, “Teardrop” é uma ideia maravilhosa porém contada de forma entediante. 

Eureka é uma moça aparentemente comum, mas que esconde um segredo que nem ela mesmo sabe qual é. Ela e sua mãe sofreram um acidente e a morte de Diana foi um perda terrível. Eureka tentou até suicídio. Porém, com a ajuda de sua amiga Cat e seu amigo Brooks (oi, moço ♥) ela tenta superar. No entanto, tudo mudou. Eureka não é mais a mesma. 

Depois de internação, psiquiatras, sussurros e olhares estranhos na escola, Eureka está quase acostumada com sua nova e estranha rotina. É nesse ciclo que ela conhece Ander. O leitor conhece Ander primeiro que a própria Eureka, pois o prólogo é narrado por ele. Ander é um garoto misterioso que tinha a missão de matá-la, no entanto... ele se apaixonou. Ele sempre observou Eureka. Ela a conhece mais do que qualquer outra pessoa. E é obvio que ele a ama. 

Paralelo ao mistério da missão de Ander, Eureka toma posse da herança deixada por Diana: um livro em uma língua muito antiga e desconhecida, uma pedra e um medalhão. Para Eureka, eles são tesouros. Para a história são porquês. Num dado momento da narrativa, Eureka consegue desvendar, com a ajuda de uma tradutora, o conteúdo do livro. E, olhem só: é uma história de amor. 

O livro conta a história de uma moça que teve o coração partido e chorou tanto que suas lágrimas afundaram um continente. Vocês, por acaso, lembram de alguma história de certo continente que afundou por aí? Hm. Agora Eureka precisa descobrir qual a sua ligação com O Livro do Amor e porque, acima de tudo, sua mãe a disse há muito tempo: “Nunca, jamais volte a chorar!”. São muitos segredos e mistérios que podem ser perturbadores. 

“A ultima coisa que esperamos que os outros façam é a ultima coisa que fazem antes de descobrirmos que já não podemos confiar neles. (...)”

A mitologia que Lauren Kate usou é interessante e encantadora, no entanto, sua narrativa não caminha. As informações são expostas em momentos inoportunos e sem nexo. Esse livro tinha tanto potencial! Me lembra um pouco da frustração que passei com a série “Hush Hush”. A história tinha tudo para ser ultra awesome, mas a narrativa da autora me deixou irritada. 

Ninguém alcança o nível de boba de Nora, mas Eureka chega bem perto. Algumas atitudes são completamente surreais! Ok, sei que é um livro de ficção, mas o que entendemos por “ ação-reação” foi comprar açúcar e não voltou neste livro. 

O livro é em terceira pessoa e as informações que a autora dá (tardiamente, diga-se de passagem) são muito relevantes e deixa um gancho ótimo para o próximo livro, no entanto, espero que a organização da narrativa melhore. Caso Lauren Kate consiga pôr a sua contação de história nos eixos, tenho certeza que “Teardrop” será uma série fabulosa. 

Vamos torcer e aguardar. 



Fernanda Karen Estudante de Serviço Social com o coração no curso de Letras. Apaixonada por séries, dramas e café. Bookaholic irrecuperável e promiscua literária. Eventualmente estou trocando um de meus rins por livros muito desejados. (Qualquer coisa é só entrar em contato). Amo YA, ficção-fantasia, clássicos (brasileiros, portugueses, ingleses, latinos etc), chick-lits... Perceberam que meu preconceito literário é zero? Ops, quase zero; não leio auto-ajuda.

5 comentários:

  1. Ai socorro que sou APAIXONADA por Fallen e tava loucaaa por esse livro. Agora desanimei um pouco, mas a narrativa é parecida com a de Fallen ou pior?? Só sei que vou ler igual ahahha bjss

    http://theblancnoir.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A narrativa de Fallen é muito descritiva e sensorial, porém gostosa. O caso de Teardrop é que a narrativa é meio paradinha, sabe. Mas é uma história interessante que tem muito potencial! Espero que Lauren Kate dê um up nessa contação e me faça feliz.
      Não desanima, não. Muita água vai rolar ainda e precisamos saber do início, né. haha
      Beijo.

      Excluir
  2. Olha, sei que não posso comparar uma série com a outra já que os temas são diferentes, mas tenho um pezinho atrás com Lauren desde que comecei a ler a série Fallen... tanto que não consegui terminar. E que nome é esse, Eureka?! hahahahaha

    ResponderExcluir
  3. Não curti muito esse nome da protagonista muito não. Achei um pouco estranho.
    Apesar disso, a história parece interessante mais não é o tipo de livro que eu escolheria para ler no momento.
    Gostei da resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Não sei, é um tipo de livro que não curto muito, ainda mais quando a autora tem uma ideia boa e acaba se perdendo na história, menos um livro na minha lista.kk

    ResponderExcluir

Quer fazer um blogueira feliz? Então deixa um comentário neste post! Você vai fazer todo o trabalho valer a pena rsrs
Mas tem um porém: Comentários ofensivos serão deletados.

Muito Obrigada por comentar! Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Garota Pai D'égua - Todos os direitos reservados.
Criado por: Bianne Souza.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo