Eu Li: Azul da Cor do Mar - Marina Carvalho


Título: 
Azul da cor do mar
Autora:
Marina Carvalho
Editora:
Novo Conceito
Onde Comprar:
Submarino | Saraiva | FNAC

ACASO, DESTINO ou LOUCURA? No caso de Rafaela, Pode ser tudo isso junto. Para alguém como ela, nada é impossível. Rafaela sonha desde a adolescência com o garoto que viu uma vez, perto do mar, carregando uma mochila xadrez... A idéia fixa não a impediu, porém, de ser uma menina alegre e muito decidida. Ela quer ser jornalista, e seu sonho está se concretizando: Rafaela Vilas Boas (um nome tão imponente para alguém tão desajeitado) conseguiu um estágio no melhor jornal de Minas Gerais. Mas, como estamos falando de Rafa, alguma coisa tinha que dar errado. O jornal é mesmo incrível, mas seu colega de trabalho, Bernardo, não é a pessoa mais simpática do Mundo. Em meio a reportagens arriscadas – e alguns tropeços -, Bernardo acaba percebendo, contra a sua vontade, que Rafaela leva jeito para a coisa... E que eles formam uma dupla de tirar o fôlego. Mas e a mochila? E o garoto, o envelope, as cartas? Um dia a estabanada Rafaela vai ter que se libertar dessa obsessão.

Marina Carvalho é sempre a promessa de um bom romance. Não que ela já tenha dezenas de livros publicados e que eu tenha lido boa parte deles. Pelo contrário, até agora são apenas três livros, e este é o segundo que eu leio, porém desde o primeiro livro a autora me deixou com uma impressão tão boa de sua escrita, de seus personagens, de sua forma de contar histórias, que eu fiquei com sensação de que iria gostar de qualquer livro que ela escrevesse. 

Adoro romances, sou romântica, adoro me envolver com casais fofos, que tem problemas a enfrentar e depois de muito sofrimento acabam felizes no final. Sim, clichê, mas um clichê que me agrada muito. Claro, se torna enjoativo se for contado sempre da mesma maneira, e é aí que o talento de uma escritora entre em cena. 

Rafaela possui uma obsessão desde criança: uma garoto com uma mochila xadrez que ela viu em uma praia. Esse garoto povoa tanto a imaginação de Rafaela que ele imagina histórias sobre os dois juntos, escreve poemas sobre ele, dedica canções, e cresceu idealizando o garoto como seu par perfeito. Agora, já crescida, é uma jovem estabanada estudante de jornalismo, mas que ainda não esqueceu do garoto. Suas notas são impecáveis, o que ajuda muito a conseguir o estágio dos sonhos no maior jornal de Minas Gerais, e justamente na área que ela mais gosta, de jornalismo investigativo. Porém seu tutor, Bernardo,  um jovem e talentoso jornalista, parece não suportá-la e suas atitudes têm tudo para fazer da vida de Rafaela um inferno. Mas...não dizem que muita implicância é sinal de amor? Pois é, mas não antes de muita confusão, certa dose de drama, e muitas risadas.

Tenho certeza que todos já leram algum livro que tenha arrancado gargalhadas inesperadas, riso solto e muito sorrisinhos, daqueles que permanecem no rosto mesmo depois do momento engraçado ter passado. Eu tive tantas dessas reações que eu parecia meio louca as vezes, rindo do nada, alto e sem parar. A Rafaela é tão estabanada, e algumas vexes fala coisas sem pensar, que eu não podia deixar de rir dela. Parecia que eu estava rindo de uma amiga meio maluquinha, sabe? 

É um livro ótimo para relaxar em uma tarde domingo, como eu fiz. Não vi o tempo passar enquanto lia, e me senti bem leve depois. Satisfeita, e com aquela sensação de que a história vai continuar longe das páginas, em um mundo paralelo talvez? Como diz minha querida Fernanda Karen, resenhista do blog, fiquei toda viadinha hahahaha.

Não fiquei totalmente satisfeita com o final pela sensação de que foi muito corrido em alguns aspectos, com atitudes não muito bem justificadas por parte de alguns personagens. Para meu próprio bem e pelo meu gosto por romances, gostaria que autora tivesse esticado mais o livro, para eu ficar mais viadinha e sonhar com o Bernardo um pouco mais hihihi, e assim também poder detalhar mais algumas cenas.  Mas o livro é realmente ótimo e só reforça a sensação de que posso esperar muitas coisas boas dos futuros livros da Marina.

Formada em administração de empresas, tem fascinação por aprender idiomas (nem sempre é bem sucedida, mas vale a tentativa). É apaixonada por livros, fez muitos amigos por causa deles, e os usa para conhecer novos lugares e realidades. É também uma ARMY orgulhosa.

Recomendado Para Você

Comentários