terça-feira, dezembro 03, 2013

Eu Li: Esconda-se - Lisa Gardner


Título:
Esconda-se
Autora:
Lisa Gardner
Editora:
Novo Conceito
Onde Comprar:
Submarino | Saraiva | FNAC


Uma mulher que foi obrigada a fugir — desde criança— de uma possível ameaça. Uma ameaça que seu pai via em todo lugar, mas que a polícia nunca considerou. Um antigo e desativado sanatório para doentes mentais que pode ter muito mais a esconder entre suas paredes do que homens e mulheres entorpecidos por remédios. Uma história de rancor entre membros de uma mesma família que nunca conseguiram superar os episódios de violência doméstica que presenciaram. Um pingente que foi parar em mãos erradas — e a cena de um crime brutal: seis meninas mortas e mumificadas há mais de trinta anos. Agora, cabe à famosa detetive D.D. Warren descobrir quem foi o serial killer que cometeu esta atrocidade e que motivação infame deformou sua mente. Acompanhe D.D. Warren na solução de mais este complexo caso e encontre o inimaginável que está por trás de pessoas aparentemente comuns!



“Esconda-se” é o segundo livro da série “Detetive D.D. Warren” e o terceiro livro da autora publicado no Brasil pela editora Novo Conceito. Cada livro da série se sustenta muito bem, mas confesso que gostaria de ler na ordem cronológica. “Esconda-se”, por exemplo, é o primeiro livro que li da autora e, consequentemente, da série. E, mais do que compreendi, me apeguei. Agora quero todos os livros, por favor, obrigada. Não sou fã de romance policial, mas este livro é interessante de várias formas.

É uma narrativa fluída, consistente e inteligente. Nem um fato que acontece no enredo é aleatório; autora amarra aos poucos todas as pontas de forma perspicaz. E os personagens são espelhos da narrativa.  Ao passo que a detetive D.D. Warren e seu parceiro Bobby Dodge vão juntando as pistas, conectando fatos e conseguindo provas, eles vão despertando para os possíveis culpados e as possíveis saídas.
Como o pano de fundo é uma investigação policial, podemos esperar crimes chocantes e vários palavrões (parabéns, tradutora!). No começo tudo se resume a perguntas: Quem? Quando? Por quê? Quem seria capaz de matar 6 menininhas? Os corpos estão mumificados, então quando o crime ocorreu? Por que esse maníaco fez isso? Claro que as respostas não serão facilmente adquiridas.

A narrativa é condensada. Alguns capítulos são em terceira pessoa, onde o leitor pode acompanhar a investigação de forma onisciente, de acordo com as descobertas da detetive D.D. Warren e Bobby. E outros são da perspectiva de Annabelle Granger, uma mulher com alguns traumas que passou toda sua infância fugindo de um perigo que apenas seus pais sabiam e nunca compartilharam. E agora que ela está sozinha, o passado voltou para assombrá-la.


“O problema é que não há trilha sonora para a vida real. Nos filmes, sabemos quando alguma coisa ruim vai acontecer porque é o que nos diz o próprio som. Não há uma pessoa cujo coração não dispare ao ouvir a música-tema de Tubarão e, francamente, isso é algo reconfortante. (...) A vida muda em um instante, sem trilha sonora para nos guiar.
O que deixa alguém, como eu, dando saltos a cada barulho que ouço, porque não consigo saber a diferença.”


Lisa Gardner nos leva para um mundo sombrio onde adultos são capazes de perseguir e matar crianças, onde crises familiares podem causar transtornos permanentes e onde nem tudo é o que parece. É interessante como ela mexe com a curiosidade. Logo no primeiro capítulo já soltei um “POR QUÊ?” estridente. O que fazer se não continuar a leitura?

O enredo é bem carregado. Há várias pequenas histórias paralelas ao caso principal, porém não menos importantes (e nem menos tensas). Como já constei, nada é aleatório. A escrita da autora é inteligente de uma forma cativante e (surpreendentemente) divertida. Mesmo que o livro seja repleto de tensões, certo humor também é presente. A conclusão da história é alucinante e a única coisa que pensei foi: “Wow! Preciso de mais livros dessa mulher!”

Lisa Gardner é autora de “Viva para contar” e “Sangue na Neve”, também publicados pela Editora Novo Conceito (e também fora de ordem cronológica, para variar). 

Particularmente, sou meio chata com essas coisas. Gosto de acompanhar séries pela linha do tempo de lançamento. Temo perder o fio da relação pessoal entre os personagens. A detetive D.D. Warren e Bobby Dodge estão em todos os livros e, ao que parece, fatos de suas vidas particulares estão intrínseca na série. Portanto, podem ter certeza que vou caçar os livros a partir de agora. 

Mas no que diz respeito ao sentido da proposta do livro, realmente não perdemos nada. Cada caso é novo em cada livro, compostos por seus respectivos começos, meios e fins. No entanto, Lisa Gardner me encantou e saber de todos os casos da detetive D.D. Warrer é minha mais nova missão. 






Fernanda Karen Estudante de Serviço Social com o coração no curso de Letras. Apaixonada por séries, dramas e café. Bookaholic irrecuperável e promiscua literária. Eventualmente estou trocando um de meus rins por livros muito desejados. (Qualquer coisa é só entrar em contato). Amo YA, ficção-fantasia, clássicos (brasileiros, portugueses, ingleses, latinos etc), chick-lits... Perceberam que meu preconceito literário é zero? Ops, quase zero; não leio auto-ajuda.

2 comentários:

  1. Uma trama bem envolvente e cheia de ação. também quero saber mais desta história que me surpreendeu. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Eu já li uma resenha sobre este livro e até hoje estou curiosa para saber o porque da fuga e quem está os perseguindo!
    A resenha foi muito bem feita, você conseguiu me empurrar ainda mais para este livro, espero que ele seja tão bom quanto está aparentando ser.

    http://worldbehindmywall.fanzoom.net/

    ResponderExcluir

Quer fazer um blogueira feliz? Então deixa um comentário neste post! Você vai fazer todo o trabalho valer a pena rsrs
Mas tem um porém: Comentários ofensivos serão deletados.

Muito Obrigada por comentar! Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Garota Pai D'égua - Todos os direitos reservados.
Criado por: Bianne Souza.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo