Na Tela #3 - Persuasão

Olá leitores vorazes! 

Desta vez recebi a missão de escrever sobre adaptações cinematográficas de livros. Então resolvi começar pela minha autora favorita Jane Austen, mas calma, não vou falar (ainda) sobre orgulho e preconceito, pretendo começar com o meu segundo livro favorito dela, Persuasão. Você sabia que persuasão tem adaptações para as telonas? Não? Então lá vamos nós.

Acredito que neste post vocês irão ver uma tentativa vã de uma pessoa que é totalmente e completamente apaixonada por todas as obras dessa diva literária inglesa chamada Jane Austen (1775–1817), de compor um comentário breve sobre a adaptação cinematográfica comparada com a obra literária. Mas que tal nos divertir tentando?


Desses livros acima, eu tenho o primeiro e o último da linha. Por quê? Porque o lançado pela Zahar vem com duas novelas inéditas (Lady Susan /Jack e Alice). E o último porque é uma versão bilíngue muito boa, lançado pela Landmark.

Persuasão foi um livro escrito em 1816, mas somente publicado em 1818, logo após o lançamento de A Abadia de Northanger, porém este começou a ser escrito após ela ter terminado Emma. A História de persuasão tem por ambiente a cidade de Bath (assim como em A Abadia de Northanger), e novamente nos conta histórias de uma sociedade burguesa. A trama romântica se dá em torno da jovem, delicada e pacata Anne Elliot, que teve a oportunidade de vivenciar o primeiro amor com um pobre rapaz chamado Frederick Wentworth. Lógico que sempre tem um personagem que contribui mais que outros para que o relacionamento não se desenvolva, como Lady Russell, neste caso, e é ai que você começa a entender o porquê no nome do livro ser este. 

O romance nos ensina que devemos saber esperar e não perder as esperanças. Foi isso que a Anne Elliot aprendeu quando, anos mais tarde ela se vê como plateia do cortejo de Frederick, (atualmente como um novo burguês e bem sucedido capitão da marinha) a sua amada amiga. Toda uma confusão até enfim o desenrolar da história, com direito a um belo primo interesseiro, e uma das belas cartas escritas por Austen (que lembra um pouco a do Sr. Darcy...rsrs), de Frederick a Anne.

Adaptação para as telas, realizada pela BBC, lançada em 2007, foi dirigida por Adrian Shergold, onde os personagem ganham vida através dos atores Sally Hawkins, como nossa doce Anne Elliot, e Rupert Penry-Jones, como nosso forte, destemido e persistente capitão (belíssimo) Frederick. É de opinião geral que adaptações, geralmente deixam a desejar em muitos aspectos. Mas, essa em particular (assim como muitas da BBC) me deixou muito satisfeita em quesitos abrangentes como fotografia, roteiro, vestuário e cenários. E a boa desenvoltura de todos os personagens.

Para os mais aficionados sobre as adaptações eu consegui ver muito do livro em outro filme, mas contemporâneo sobre o amor e saber esperar, tanto que o livro persuasão é ate mesmo mencionado durante ele. O filme em questão é A casa do lago lançado em 2006 e dirigido por Alejandro Agresti, estrelado pelo nosso queridinho Keanu Reeves e a fofíssima Sandra Bullock. Que é uma adaptação não oficial (acredito) que também vale a pena ser assistida.


Aos amigos leitores só posso dizer...Fica a dica ^^

Assistente Social por amor a profissão, descobriu em 2013 uma nova paixão: ser blogueira literária. Desde então vem se apaixonando mais a cada novo livro lido. Descobriu através de Jose de Alencar e só reafirmou ao ler Jane Austen, que Romances de Época são imprescindíveis para a sua vida assim como respirar. Adora intercalar suas leituras com momentos em família, séries de tv, doramas, música, bujo, fotografia, saídas com amigos e seus cachorros lindos. Encontra na literatura uma forma de desbravar o mundo e fazer novos amigos.

Recomendado Para Você

Comentários