Eu Li: O Projeto Rosie - Graeme Simsion


Título:
O Projeto Rosie
Autor:
Graeme Simsion
Editora:
Record
Onde Comprar:
Submarino | Saraiva | FNAC

Perto de completar 40 anos, o peculiar professor de genética Don Tillman havia desistido do amor. Para acompanhar sua rotina severamente cronometrada, com esquema de refeições padronizadas, um cronograma para a execução de cada compromisso (inclusive para a prática de exercícios físicos antes de dormir) e lidar com sua falta de habilidade social, só mesmo a mulher perfeita. E ele já sabe como encontra-la. Ou pelo menos acha que sabe. Ele desenvolve o projeto Esposa Perfeita, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a selecionar candidatas adequadas a seu estilo de vida. Mas quando Don conhece a jovem Rosie ele descobre que nem tudo na vida pode ser programado... e que o amor pode, de repente, vir a seu encontro.

Don e Rosie chegaram de surpresa em minha casa, isso por que eu não estava esperando receber O Projeto Rosie. Recebi sem nem saber do que se tratava direito, apenas com a informação de Don era um personagem único e, apesar da estranheza, apaixonante.

Bom, não me apaixonei por Don, mas ele é um personagem inesquecível. Nunca conheci personagem mais metódico, mais cheio de regras. Ele tem regra e tempo para tudo. É tudo minimamente planejado, a ponto de dar agonia com tamanha precisão. Só lendo para vocês entenderem. Sério, fico me perguntando de onde o autor tirou a ideia para a personalidade de Don.

Faz tempo que não rio tanto com um livro, e ele nem tem o objetivo de ser comédia, mas é que fica impossível não dar risadas do tipo 'que doidice' ou 'não acredito que ele disse isso', muito meno revirar os olhos. Revirei tanto que estava preocupada com uma possível sequela kkk. O Don é hilário! E ele é fofo, daquele tipo que dá vontade de carregar no colo até ele entender que a vida não é tão cheia de regras assim.

Rosie é outra figura. Totalmente o oposto do que Don considera a esposa perfeita, mas há algo nela que é fundamental para a relação entre os dois dar certo: ela o aceita como ele é. Apesar de ele não perceber a importância que isso tem no começo, logo começa a ver que a personalidade impulsiva de Rosie proporcionou a ele os melhores dias de sua vida, onde o planejado havia sido substituído pelo 'deixa rolar'.

O caminho que ele percorre do Projeto Esposa, tentando eliminar todas as características que ele não considera ideal e eliminando toda a espontaneidade, até Projeto Rosie é muito bonito. São muitos episódios hilários e muita confusão, muitas risadas e muita fofura. E o Don que a gente encontra no começo do livro não é o Don que encontramos no final. Graças ao acaso e ao amor. Owwwnt ♥

Adorei o livro! Não é o estilo que eu costumo ler, mas foi uma mudança mais que bem vinda. Recomendo para todo mundo, independente do gênero que você está acostumado a ler. É uma estória muito bem construída, com uma narrativa bem fluida, do tipo que você chega ao meio do livro sem nem perceber, além de possuir personagens com os quais você cria empatia. Totalmente recomendado!


Formada em administração de empresas, tem fascinação por aprender idiomas (nem sempre é bem sucedida, mas vale a tentativa). É apaixonada por livros, fez muitos amigos por causa deles, e os usa para conhecer novos lugares e realidades. É também uma ARMY orgulhosa.

Recomendado Para Você

Comentários