quinta-feira, junho 13, 2013

Eu Li: Inferno - Dan Brown


Título:
Inferno
Autor:
Dan Brown
Editora:
Arqueiro
Onde Comprar:
Submarino | Saraiva | FNAC

Neste fascinante thriller, Dan Brown retoma a mistura magistral de história, arte, códigos e símbolos que o consagrou em "O Código Da Vinci", "Anjos e Demônios" e "O Símbolo Perdido" e faz de Inferno sua aposta mais alta até o momento. No coração da Itália, Robert Langdon, o professor de Simbologia de Harvard, é arrastado para um mundo angustiante centrado numa das obras literárias mais duradouras e misteriosas da história: O Inferno, de Dante Alighieri. Numa corrida contra o tempo, ele luta contra um adversário assustador e enfrenta um enigma engenhoso que o leva para uma clássica paisagem de arte, passagens secretas e ciência futurística. Tendo como pano de fundo poema de Dante, e mergulha numa caçada frenética para encontrar respostas e decidir em quem confiar, antes que o mundo que conhecemos seja destruído.

Quem já leu outros livros do Dan Brown sabe o estilo de narrativa que ele usa e o quanto essa narrativa pode ser tornar viciante. Eu sou fã assumida dele, digam o que disserem. Claro que sempre fico viciada (com exceção de Fortaleza Digital, que não gostei) e depois de tudo o que eu li sobre, não tinha como ser diferente com Inferno. 

Dan tem talento de sobra para criar estórias envolventes e cheias de ligações que você não notaria se ele não tivesse citado, e isso está presente na maioria de suas obras. Com Inferno é um pouco diferente. Não é uma grande revelação histórica que estamos perseguindo junto com Robert Langdon, mas sim o local onde o antagonista escondeu algo que pode resultar em um caos semelhante ao que a peste negra causou na Europa no século XIV. 

Claro que ele não deixou de fazer sua conexões inteligentes, dessa vez usando uma grande obra da literatura, A Divina Comédia, de Dante Alighieri, como base para suas investigações, obra esta que se tornou inspiração para grandes obras artísticas. Em Inferno há referências a essas obras, o que me fez visitar o Google muuitas vezes XD

Em Inferno até a OMS está envolvida, além de uma organização internacional aqui chamada de Consórcio, mas cujo nome verdadeiro não foi revelado, e a teoria transhumanista é muito citada. A estória gira em torno de um questionamento que possui bases reais, que podem ser achadas na internet, e isso faz com que tudo se torne mais próxima do leitor, pois o contexto é real. Também te faz sentir medo em relação ao final de tudo, por que a teoria toda envolve os seres humanos de uma forma cuja conclusão pode ser fatal. E isso tudo é muito, muito LEGAL!! *-*


" Os lugares mais sombrios do Inferno são reservados àqueles que se mantiveram neutros em tempos de crise moral "


Não tive como não amar o livro, como não me sentir angustiada e agoniada com a perspectiva de um final cuja solução para o nosso 'problema' não fosse tão legal assim. Em muitos momentos eu desejei ser capaz de fazer leitura fotográfica, só para ler o livro mais rápido e chegar logo no final. Eu ficava muito agoniada, queria avançar logo...E o Dan Brown me enganou direitinho muitas vezes. Sabe quando você está crente que sabia de alguma coisa e de repente ele mostra que não, que ele te levou, de forma bem inteligente, a acreditar naquilo? Pois é, ele fez isso eu ficava com cara de tacho cada vez que percebia.

Dan Brown tem seu jeito próprio de escrever e sempre usa temas interessantes em suas estórias. Inferno é mais um livro DIVO dele, com sua narrativa característica, com muitas sacadas inteligentes, com um assunto interessantissimo e que vai deixar muitos questionamentos e vontade de saber mais sobre o assunto na sua cabeça. Ele aborda assuntos que te fazem pensar e questionar, e isso é o que mais me torna fã. Não leu nada do Dan Brown ainda? Então comece por Inferno. Vai começar com o pé direito ;)


9 comentários:

  1. Mais um dele pra eu babar querendo. E o nível continua o mesmo, sempre livros bons! Caramba, que trama heim? Pelo que vi é muito boa de ler e com um tema muito interessante. Como sempre, ele usa mesmo temas que deixam a gente querendo ler até o fim, coisas interessantes e nunca a leitura fica chata. Adoro ler os livros dele por isso.

    ResponderExcluir
  2. O autor é considerado um dos melhores autores no gênero, mas eu ainda não li nenhum livro dele, apesar de ter um. Com sua resenha eu acabei por ficar muito curiosa, sério.
    E ele é mais que esperto, os livros abordam temas e histórias muito interessantes.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu tô com vontade de ler Inferno. Adoro as histórias com o Robert Langdon. E gosto bastante da escrita do Dan Brown. Já li Anjos e Demônios e O Código da Vinci, porém não li ainda O Símbolo Perdido, espero ler nas férias junto com Inferno.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Então eu e o Dan Brown temos um caso de amor e ódio... Adorei Fortaleza Digital e Ponto de Imapacto... mas odeio os livros com o Robert Langdon... não adianta... eu até gostei da sinopse mas o protagonista não me desce... O livro deve ser muito bom ... leria se fosse outro protagonista...

    beijos

    Franciele Alves

    ResponderExcluir
  6. Do autor só li Ponto de Impacto anos atrás, lembro que gostei bastante. Parece que Inferno é uma boa pedida para retornar ao autor rsrs sem falar que tem citações à Divina Comédia, fiquei curiosa quanto as ligações ^^
    Vou colocar na lista de leituras
    Beijos,
    Jhey
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
  7. Já li alguns livros do Dan Brown, praticamente todos os que foram lançados aqui no Brasil. Meu favorito dele é Ponto de Impacto. Dos que tem o Robert Langdon como protagonista preciso ler "O Símbolo Perdido", na verdade já tentei ler uma vez e acabei por abandonar esse livro, acho que meio que saturei do autor. Mas tenho ouvido falar tanto (e bem como na sua resenha) de Inferno que quero muito ler esse livro, de certo modo me parece que ele muda um pouco o modo como o autor vinha explorando o universo do Robert Langdon.

    ResponderExcluir
  8. Sou louca para ler algo dele, e lerei sim " O Código da Vinci" quando eu tiver muito tempo disponível!
    A resenha ficou muito boa e claro, deu vontade de ler.
    Ana.
    http://umlivroenadamais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi adorei...muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reversoescrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em
    cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de
    forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar
    verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da
    livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda

    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir

Quer fazer um blogueira feliz? Então deixa um comentário neste post! Você vai fazer todo o trabalho valer a pena rsrs
Mas tem um porém: Comentários ofensivos serão deletados.

Muito Obrigada por comentar! Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Garota Pai D'égua - Todos os direitos reservados.
Criado por: Bianne Souza.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo