Eu Li: O Futuro de Nós Dois - Jay Asher e Carolyn Mackler


Título:
O Futuro de Nós Dois
Autores:
Jay Asher & Carolyn Mackler
Editora:
Galera Record
Onde Comprar:
Submarino | Saraiva | FNAC

É 1996, e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio nos Estados Unidos já tinham usado a internet. Emma acaba de ganhar o primeiro computador e um CD-ROM da America Online de Josh, seu melhor amigo. E ao instalar o programa, logo no primeiro acesso, descobrem que acabam de entrar no Facebook, dali a quinze anos. Todos se perguntam como será o futuro. Josh e Emma estão prestes a descobrir...

De vez em quando a gente se pergunta o que será de nós no futuro. É uma curiosidade natural, e quase todo mundo já quis, mesmo que por apenas um momento, saber como será e fazer as modificações necessárias para que seja tudo do jeito que a gente sempre sonhou. Eu mesma já quis isso, várias vezes. Como boa nerd, sempre quis saber se o futuro será como os filmes de ficção científica, com viagens frequentes para outros planetas, super computadores, batalhas no espaço e etc. Emma e Josh estão em 1996 e têm a chance de ver como suas vidas estarão dali a 15 anos.

Apesar de assustador eles não desperdiçam a oportunidade, e assim mergulham no universo de um site chamado Facebook, algo do qual eles nunca ouviram falar. Em meio a críticas sutis ao tipo de controle que o site exerce sobre seus usuários a ponto de qualquer aspecto da vida resultar em postagens, Emma e Josh começam a moldar seu futuro. Eles não entendem direito como funciona, mas aos poucos vão percebendo que a mínima mudança no presente altera seus perfis no site do futuro. Nem sempre essas mudanças são boas, e assim Emma começa a brincar de escrever sua estória de uma forma que Josh não aprova, e isso distancia mais ainda pessoas que antes eram inseparáveis.

Em meio a músicas e ritmos hoje considerados antigos, como Macarena (eu dançava!!!), e que deixaram uma saudade muito gostosa e bem-vinda de tempos em que eu particularmente não tinha muitas preocupações, além de mudar para o SBT na hora certa de ver Chiquititas, acompanhei as tentativas de Emma de criar um futuro perfeito, só que da forma errada. 

Com uma escrita bem fluída e personagens fáceis de se identificar, Jay e Carolyn contam a estória de um casal de amigos que vivem uma divertida e interessante aventura em um futuro totalmente diferente do presente que eles conhecem. Lá há novas tecnologias, como iPhones, e novas realidades. Num dia você está morando em um lugar e, ao tomar uma pequena decisão no presente, se vê morando em outro lugar no outro dia. Eu me identifiquei totalmente com os personagens, com o desejo deles de garantir um futuro melhor, mais feliz, e me vi envolvida na mesma batalha emocional que eles, que ao tentarem garantir seu futuro feliz muitas vezes se esquecem do futuro dos outros e os magoam. 

Essa parte meio filosófica é muuuitoooo interessante! E o melhor é a maneira como tudo é encaixado num contexto jovem, com personagens bem reais, e com um romance muito fofooo *-* Eu fiquei com medo por eles em algumas partes, e torci muito para que a Emma largasse o Facebook e fosse viver sua vida lá fora ( sim, vou tentar aplicar na minha vida também!! kkk) ao lado de Josh, que é muito inteligente e sensato, um equilíbrio enorme para ela. 

É um livro cheio de status de facebook inseridos com o texto, alguns do tipo de comentário que você acharia desnecessário, mas que vê muito por aí. Eu não gostei do final logo que terminei, pois queria saber mais sobre o futuro dos personagens. Pois é, lá eu querendo saber do futuro rs. Gostei demais, demais!!  

" - Ele partiu seu coração! Como você pode chamar isso de amor se ele deixou você tão magoada?
Kellan coloca mais uma batata-frita na boca.
- Foi amor porque valeu a pena"



Formada em administração de empresas, tem fascinação por aprender idiomas (nem sempre é bem sucedida, mas vale a tentativa). É apaixonada por livros, fez muitos amigos por causa deles, e os usa para conhecer novos lugares e realidades. É também uma ARMY orgulhosa.

Recomendado Para Você

Comentários