quarta-feira, maio 29, 2013

Eu Li: O Futuro de Nós Dois - Jay Asher e Carolyn Mackler


Título:
O Futuro de Nós Dois
Autores:
Jay Asher & Carolyn Mackler
Editora:
Galera Record
Onde Comprar:
Submarino | Saraiva | FNAC

É 1996, e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio nos Estados Unidos já tinham usado a internet. Emma acaba de ganhar o primeiro computador e um CD-ROM da America Online de Josh, seu melhor amigo. E ao instalar o programa, logo no primeiro acesso, descobrem que acabam de entrar no Facebook, dali a quinze anos. Todos se perguntam como será o futuro. Josh e Emma estão prestes a descobrir...

De vez em quando a gente se pergunta o que será de nós no futuro. É uma curiosidade natural, e quase todo mundo já quis, mesmo que por apenas um momento, saber como será e fazer as modificações necessárias para que seja tudo do jeito que a gente sempre sonhou. Eu mesma já quis isso, várias vezes. Como boa nerd, sempre quis saber se o futuro será como os filmes de ficção científica, com viagens frequentes para outros planetas, super computadores, batalhas no espaço e etc. Emma e Josh estão em 1996 e têm a chance de ver como suas vidas estarão dali a 15 anos.

Apesar de assustador eles não desperdiçam a oportunidade, e assim mergulham no universo de um site chamado Facebook, algo do qual eles nunca ouviram falar. Em meio a críticas sutis ao tipo de controle que o site exerce sobre seus usuários a ponto de qualquer aspecto da vida resultar em postagens, Emma e Josh começam a moldar seu futuro. Eles não entendem direito como funciona, mas aos poucos vão percebendo que a mínima mudança no presente altera seus perfis no site do futuro. Nem sempre essas mudanças são boas, e assim Emma começa a brincar de escrever sua estória de uma forma que Josh não aprova, e isso distancia mais ainda pessoas que antes eram inseparáveis.

Em meio a músicas e ritmos hoje considerados antigos, como Macarena (eu dançava!!!), e que deixaram uma saudade muito gostosa e bem-vinda de tempos em que eu particularmente não tinha muitas preocupações, além de mudar para o SBT na hora certa de ver Chiquititas, acompanhei as tentativas de Emma de criar um futuro perfeito, só que da forma errada. 

Com uma escrita bem fluída e personagens fáceis de se identificar, Jay e Carolyn contam a estória de um casal de amigos que vivem uma divertida e interessante aventura em um futuro totalmente diferente do presente que eles conhecem. Lá há novas tecnologias, como iPhones, e novas realidades. Num dia você está morando em um lugar e, ao tomar uma pequena decisão no presente, se vê morando em outro lugar no outro dia. Eu me identifiquei totalmente com os personagens, com o desejo deles de garantir um futuro melhor, mais feliz, e me vi envolvida na mesma batalha emocional que eles, que ao tentarem garantir seu futuro feliz muitas vezes se esquecem do futuro dos outros e os magoam. 

Essa parte meio filosófica é muuuitoooo interessante! E o melhor é a maneira como tudo é encaixado num contexto jovem, com personagens bem reais, e com um romance muito fofooo *-* Eu fiquei com medo por eles em algumas partes, e torci muito para que a Emma largasse o Facebook e fosse viver sua vida lá fora ( sim, vou tentar aplicar na minha vida também!! kkk) ao lado de Josh, que é muito inteligente e sensato, um equilíbrio enorme para ela. 

É um livro cheio de status de facebook inseridos com o texto, alguns do tipo de comentário que você acharia desnecessário, mas que vê muito por aí. Eu não gostei do final logo que terminei, pois queria saber mais sobre o futuro dos personagens. Pois é, lá eu querendo saber do futuro rs. Gostei demais, demais!!  

" - Ele partiu seu coração! Como você pode chamar isso de amor se ele deixou você tão magoada?
Kellan coloca mais uma batata-frita na boca.
- Foi amor porque valeu a pena"



17 comentários:

  1. oioi Biah!

    Sua resenha foi a primeira que li sobre O Futuro de Nós Dois, mas eu já estava desejando-o antes mesmo de ler sua opinião, e agora está mais forte a vontade de lê-lo D:
    HUAHUEAHUE
    Parabéns pela resenha e pelo blog fofo, continue assim :3

    Beijos,
    Nathália

    Nova resenha em Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Caramba, li algumas resenhas desse livro mas nenhuma foi muito motivadora... Li o primeiro capítulo q eles disponibilizaram e gostei bastante, e agora li sua resenha... Quero ler esse livro, com certeza! Hahaha, gostei da resenha, mesmo, e a premissa do livro é muito interessante.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. O livro é super perfeito! Muito bonitinha a história dele, adorei tudo! E essa coisa do ano de 1996 me deixou doida pra ler, por ser antigo mas nem tanto, dá aquele clima de passado recente tão gostoso de ler...sei lá como explicar, mas acho muito legal ler livros assim, você vê coisas que aconteceram e mudaram a vida de todo mundo de um jeito diferente do que você vê hoje, sei lá. Gostei disso nele.

    ResponderExcluir
  4. Taí um livro que eu tô a fim de ler ha muuuito tempo, antes de lançarem no Brasil! Muitas resenhas que eu li não foram tãããõ positivas, mas ainda assim, ninguém me tira a vontade de ler esse livro! Hahahaha! Principalmente depois de ler a sua resenha!
    Espero poder ler esse livro em breve!!
    Bjks

    ResponderExcluir
  5. Adorei essa resenha! Descobri sobre o livro hoje e mal posso esperar pra ler ;)

    ResponderExcluir
  6. Oi, Bianne! Adorei a resenha!
    Tenho lido resenhas muito boas desse livro e ele com certeza está na lista.
    Espero ter oportunidade de lê-lo em breve :D

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu estou com tantaaaaaa vontade de ler este livro ! Ele parece ser otimo, e me deu ainda mais vontade lendo essa sua resenha, realmente a gente pensa tanto no futuro ...
    amei !

    ResponderExcluir
  8. Esse livro parece ser muito fofo! É realmente muito tentador essa ideia de saber o que vai acontecer em nosso futuro.
    Estou louca para ler esse livro \0/

    ResponderExcluir
  9. Primeira resenha que leio do livro :) Eu também adoraria saber o meu futuro rsrs e ao terminar sua resenha fiquei com a sensação de que preciso deixar um pouco de lado minha "vida virtual" e quem sabe viver mais o real (Facebook argh!) vamos por parte não é? Espero voltar mais vezes e quero muito ler o livro.
    Beijos,
    Jhey
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
  10. Eu amei a resenha, foi a melhor que li até agora...
    Eu sempre tive curiosidade de saber meu futuro...
    Gostei muto do que li nas resenhas e estou muito ansiosa para ler esse livro... Que parece ser divertido e fofo...

    ResponderExcluir
  11. A resenha está ótima , fiquei empolgada e curiosa .
    Engraçado como o facebook influencia vida de todos , direta ou indiretamente.
    Assim como eles tbm gostaria muito de poder moldar um futuro perfeito mas é complicado .
    Tem cara de ser um livro que te pende e te diverte !!!

    ResponderExcluir
  12. Eu nessa época do livro achava que computador era uma grande besteira e hoje nem consigo viver sem, ainda lembro desse tipo de computador e celular que só os vizinhos tinham.
    Gostei muito dessa história, quem não queria mudar o passado se pudesse ou o futuro no caso dela, vou gostar muito dessa leitura.

    ResponderExcluir
  13. Como a Cristiane falou, no comentário acima, como podemos imaginar nossa vida sem as redes sociais, sem o computador?
    É interessante ficar pensando, durante e após a leitura desse livro, o que poderíamos ter feito diferente, o que gostaríamos de mudar... mas tudo tem seu preço, só estamos hj pensando assim pq vivemos o q já passou, com erros e acertos. Acho q a leitura tem tudo para, no mínimo, me fazer refletir. Adorei a proposta do livro, quero ler.

    ResponderExcluir
  14. A temática do livro parece interessante,a editora tem feito um ótimo trabalho de divulgação e me deixou curioso. Adorei a resenha e o blog! Muitos abraços!!

    Abraços,
    Ademilson
    Autor de Aurora do Reino
    http://livrosdoad.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Esse livro já tava na minha estante de vou ler no skoob, mas depois de ler sua resenha foi para a lista de desejados. Não imaginava que o enredo tivesse essa pegada mais filosófica, tava achando que seria algo bem juvenil, sem grandes reflexões. Espero poder ler em breve.
    PS: Eu também dançava macarena \o/

    ResponderExcluir
  16. Desde que vi esse livro pela primeira vez na livraria me apaixonei pela capa. Ainda não tive oportunidade de ler, mas parece ser uma leitura bem agradável. Realmente foi uma ideia muito interessante que as autoras tiveram nunca vi nada igual

    ResponderExcluir

Quer fazer um blogueira feliz? Então deixa um comentário neste post! Você vai fazer todo o trabalho valer a pena rsrs
Mas tem um porém: Comentários ofensivos serão deletados.

Muito Obrigada por comentar! Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Garota Pai D'égua - Todos os direitos reservados.
Criado por: Bianne Souza.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo