segunda-feira, janeiro 21, 2013

Eu Li: A Vez da Minha Vida - Cecelia Ahern



Título:
A Vez da Minha Vida
Autora:
Cecelia Ahern
Editora:
Novo Conceito
Onde Comprar:
Submarino | Saraiva | FNAC

Certo dia, quando Lucy Silchester volta do trabalho, há um envelope de ouro no tapete. E um convite dentro dele para se encontrar com a Vida. Sua vida. Pode soar peculiar, mas Lucy leu sobre isso em uma revista. De qualquer forma, ela não pode ir ao encontro: está muito ocupada desprezando seu emprego, fugindo de seus amigos e evitando sua família. Mas a vida de Lucy não é o que parece. Algumas das escolhas que fez — e histórias que contou — também não são o que parecem. Desde o momento em que ela conhece o homem que se apresenta como sua vida, suas meias-verdades são reveladas totalmente — a não ser que ela aprenda a dizer a verdade sobre o que realmente importa. Lucy Silchester tem um compromisso com sua vida — e ela terá de cumpri-lo.

Cecelia Ahern é uma autora muito comentada mundo afora. Muitos leitores se identificam sobremaneira com suas obras, seu personagens, suas tramas e as lições encerradas nelas. Eu sempre tive curiosidade sobre seus livros por causa desses comentários que eu via nos blogs internacionais. Eu tenho P.S. Eu Te Amo na estante há meses e ainda não consegui ler por saber que é um livro muito triste! Mas A Vez da Minha Vida não me pareceu ter esse lado triste, e assim eu matei minha curiosidade. 

Lucy Silchester trabalha como tradutora de manuais, e despreza totalmente esse emprego. Também não tem amigos e se afastou de sua família desde que se separou de seu então namorado Blake. Ela tinha um outro emprego na época, e contou a todos que ela pediu demissão,mas a verdade é que foi demitida e não consegue conviver com a verdade. Ela também conta a todos que foi ela quem deixou Blake, quando na verdade foi ele quem a deixou. Resumindo que Lucy vive uma mentira total.

Porém ela tem recebido cartas assinadas por sua Vida, exigindo um encontro para que as coisas possam se consertadas. Lucy aceita, mas quando encontra-se com o homem que diz ser sua vida, percebe que se ele realmente refletir o que ela faz com sua vida então se significa que ela está acabada, pois sua vida não vai nada bem. E aí ela assume o compromisso de tentar mudar sua vida para melhor, mesmo que verdades tenham que ser reveladas e causem dor.

É uma estória bonita, sem dúvida, e bem contada. Cecelia escreve bem e te deixa totalmente no clima dos drama e desilusões da personagem principal, apesar de eu achar que Lucy exagerou no drama em alguns casos. Em algumas partes eu me emocionei, pois todos já cometemos erros na vida e sabemos que enfrentá-los nem sempre é fácil (quase nunca, na verdade). Foi legal ver o crescimento pessoal de Lucy ao longo da estória, vê-la enfrentar a opinião dos outros e dizer a verdade, por mais dolorido que fosse. 

Não há muito romance na trama, pois apesar de mostrar que Lucy também precisa cuidar de seu coração, o foco é mais no seu amadurecimento. Mas apesar de não ser o foco, os momentos que ela passa com Don são muito legais, e por vezes hilários. Ela é tão obtusa às vezes, tão atrapalhada, que eu ficava de queixo caído de incredulidade, e depois morria de rir. Lucy é uma figura! E Vida é um personagem ótimo, adorei ele e seus comentários irônicos!

É uma leitura fluída, divertida, com alguns momentos de tédio, confesso, mas que deixa uma lição bem legal e um fim agridoce, com seus toques de alegria e de tristeza. Um ótima lição :)



7 comentários:

  1. Gostei muito da resenha. É o tipo de livro que, se for pequeno, eu me arrisco - já que não tem tanta aventura, romance...é mais reflexivo. Quantas páginas ele tem?

    ResponderExcluir
  2. Eu deixei um comentário aqui mas não consigo visualizá-lo :/

    ResponderExcluir
  3. Devo ter feito algo errado. Vou mandar de novo. Eu gostei da resenha, e percebi que este é o tipo de livro que, se for pequeno, eu me arrisco na leitura. Mas, se for grande, eu não tenho vontade de ler já que não vou encontrar muito romance, aventura...enfim, é mais reflexivo mesmo ;)

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li, mas achei uma graça esse livro. Gosto dos livros da autora, são bem legais. Espero ler esse em breve *-*

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente o melhor livro que li no ano passado. Lindo, divertido, cheio de momentos reflexivos a respeito da vida. Eu amei a narrativa, os personagens, tudo.
    Acho que a "falta" de romance não tira em NADA o brilho deste livro. A vida não é feita só de romance (apesar de ter uma importante função), é feita de autoconhecimento, decisões e escolhas, amadurecimento, amizades, família, etc.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Também não li ainda PS Eu te Amo.Esta na lista de leitura de 2013. Bem, um dos poucos livros da NC que tenho me interessado ultimamente. A historia parece ser deliciosa, leve,reflexiva. Estou querendo mto ler esse livro, espero n me decepcionar. Bjksss

    ResponderExcluir
  7. Já li alguns comentários que o livro é bem mais leve que o filme, tem até momentos divertidos.


    Estou curiosa com A Vez da Minha Vida, ambos estão na minha lista de leitura para 2013, ;)

    ResponderExcluir

Quer fazer um blogueira feliz? Então deixa um comentário neste post! Você vai fazer todo o trabalho valer a pena rsrs
Mas tem um porém: Comentários ofensivos serão deletados.

Muito Obrigada por comentar! Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Garota Pai D'égua - Todos os direitos reservados.
Criado por: Bianne Souza.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo