Eu Li: Cinema Pirata - Cory Doctorow


Título:
Cinema Pirata
Autor:
Cory Doctorow
Editora:
Galera
Onde Comprar: 
Submarino | Saraiva | FNAC

Cinema pirata entra no polêmico universo virtual dos downloads — ilegais e nem tanto —, das grandes corporações do entretenimento, e expõe as ideias mais inovadoras sobre o assunto. Num futuro não muito distante, as grandes corporações infiltraram os governos, e a única preocupação é o lucro. A pirataria é combatida com um fanatismo assustador. E os perdões, inexistentes. A pena para quem incorre na infração pela terceira vez é ter o acesso de toda a família à internet cortado. Por um ano e sem apelo. O jovem Trent, com apenas 16 anos, acaba causando a expulsão de sua família do mundo virtual. Quando ele, envergonhado, foge para Londres, vai combater as leis contra pirataria com a ajuda dos mais diferentes amigos.

Trent é um jovem de 16 anos que é super fã de um ator chamado Seth Watson e adora fazer mixagens com cenas dos filmes que esse ator fez. Para isso ele precisa fazer downloads constantemente, o que é considerado pirataria e deixa as grandes empresas de entretenimento morrendo de raiva. Claro que Trent é um entre tantos jovens que entendem a arte de um jeito novo, mas ele tomará uma atitude diferente diante do corte de acesso a internet que todo sua família sofreu por ele ter sido flagrado pela terceira fez fazendo pirataria, e se juntará a outros jovens revolucionários para derrotar as leis arbitrárias de seu país.

Cinema Pirata é uma leitura densa, principalmente devido ao assunto que é abordado e ao modo como foi abordado. Não é uma estória como outras. Não é bonitinha, apesar do romance que torna a trama um pouco mais leve, não é sobrenatural e não é uma aventura. É sobre um assunto que deve ser discutido antes que seja tarde. O autor não nos poupa dos termos técnicos (cujos significados podem ser facilmente encontrados na internet), nem de ‘palavrões’, nem de gírias. É um livro bem... real, algo que você sente que poderia realmente acontecer.

Não é uma estória para ser devorada, mas sim para ser lida ao mesmo tempo em que se reflete sobre o que está sendo lido, sobre como seria nosso futuro num lugar onde tudo dependesse da internet e existissem leis como as da trama, onde nosso acesso à internet fosse totalmente controlado e com um passo em falso o acesso fosse cortado e você pudesse ser impedido de trabalhar, de marcar consultas, de estudar para as provas e trabalhos da escola, etc.

O autor foi bem sucedido em inserir esse assunto numa trama repleta de jovens, curtição, personagens diversificados, uma cidade intrigante e fascinante como Londres...Eu gostei muito do livro, muito mesmo, e principalmente, por ser diferente do tipo de livro que eu tenho lido. É bom variar de vez em quando e com livros do Cory melhor ainda. Já li Pequeno Irmão, também dele, e recomendo da mesma maneira ;)


Formada em administração de empresas, tem fascinação por aprender idiomas (nem sempre é bem sucedida, mas vale a tentativa). É apaixonada por livros, fez muitos amigos por causa deles, e os usa para conhecer novos lugares e realidades. É também uma ARMY orgulhosa.

Recomendado Para Você

Comentários