Eu Li: Através do Universo - Beth Revis


Título:
Através do Universo
Autora:
Beth Revis
Editora:
Novo Século
Onde Comprar:
Submarino | Saraiva | FNAC

Amy deixou para trás seus amigos, seu namorado, seu mundo inteiro para se juntar aos pais a bordo da nave espacial Godspeed. Para a longa viagem, ela e seus pais foram criogenicamente congelados, esperando enfim acordarem em um novo planeta: Terra-Centauri. Porém, cinquenta anos antes do previsto, a câmara criogênica de número 42 é misteriosamente desligada, e Amy se vê forçada a sair de seu profundo sono de gelo. Alguém havia tentado matá-la. Agora, Amy está presa em um novo – e pequeno – mundo, onde nada parece fazer sentido. Os 2312 passageiros a bordo de Godspeed são liderados pelo tirânico e assustador Eldest. Elder, seu rebelde sucessor, parece ao mesmo tempo fascinado por Amy e ansioso por descobrir nele mesmo tudo o que se espera de um líder. Amy quer desesperadamente confiar em Elder, mas será que ela deve colocar seu destino nas mãos de um garoto que jamais conhecera a vida fora daquelas frias paredes de metal? Tudo o que Amy sabe é que ela e Elder devem correr para desvendar os segredos mais ocultos de Godspeed, antes que o assassino tente matá-la novamente.


Esta ficção cientifica se passa em Godspeed, uma nave espacial que está levando mais de duas mil pessoas para Terra-Centauri. Entre essas pessoas há aqueles que foram criogenicamente congelados antes da nave partir da Terra por serem de extrema importância na colonização de Terra-Centauri. São engenheiros genéticos, engenheiros de alimentos, estrategistas militares e etc.

Amy acordou, ou foi acordada, 50 anos antes do previsto e diante da impossibilidade de acordar seus pais, pois eles são muito importantes para a colonização de Terra-Centauri, se vê diante da necessidade de conviver com pessoas que nasceram e cresceram dentro da nave, sem nunca terem visto o céu ou o sol de verdade. E ela nota que todos são estranhamente passivos, sem emoções, aceitando tudo o que Eldest, o líder da nave, diz sem questionar. Mas ela conheceu a Terra e com a ajuda de Elder, sucessor de Eldest, vai tentar desvendar os muitos mistérios de Godspeed, entre eles o mistério de seu descongelamento e porque alguns congelados estão sendo assassinados e quem os está assassinando.

Eu esperei a oportunidade de ler esse livro por muito tempooo! Eu sempre ouvia os burburinhos que ele causava internacionalmente e não via a hora de tê-lo em mãos, mas algo sempre dava errado quando eu queria comprá-lo em inglês. Quando foi anunciado seu lançamento no Brasil eu pensei logo “Não é possível que dessa vez eu não consiga!”. E consegui! Ganhei de um amigo lindo em uma brincadeira de Amigo Secreto e comecei a devorá-lo no mesmo dia. E ameeei!

Não vou negar que há alguns fatos bem previsíveis, mas a estória me cativou da primeira a última página da mesma maneira. É maravilhoso, eu não conseguia parar de ler! A narrativa é dividida entre os pontos de vista de Amy e Elder. Amy, despertada abruptamente e antes do tempo, que só quer entender o que se passa em Godspeed e se acostumar com a possibilidade de nunca ver seus pais novamente. Elder, que não sabe quem são seus pais e só nasceu para um dia assumir o posto de líder da nave e ser o novo Eldest, mas que não concorda com a postura do atual em muitos aspectos e vive em busca do líder dentro de si.

Há questões filosóficas inseridas no contexto o que torna tudo mais interessante e nos faz refletir. Gosto de livro assim, que além de entreter perfeitamente ainda nos proporcionam coisas sérias em que pensar. Eu poderia até citar algumas dessas questões, mas acho interessante você ir descobrindo e questionando as atitudes de Eldest assim como eu fui. Eu adorei o livro, sofri com as perdas e não vou aguentar esperar o segundo ser lançado em português. Meu queixo foi caindo conforme os mistérios e problemas da nave foram sendo descobertos. O que será da nave? O que será de Elder e Amy? *corre para ler A Million Suns*

Formada em administração de empresas, tem fascinação por aprender idiomas (nem sempre é bem sucedida, mas vale a tentativa). É apaixonada por livros, fez muitos amigos por causa deles, e os usa para conhecer novos lugares e realidades. É também uma ARMY orgulhosa.

Recomendado Para Você

Comentários