Eu Li: Starters - Lissa Price


Título:
Starters
Autora:
Lissa Price
Editora:
Novo Conceito
Onde Comprar:
Submarino | Saraiva | FNAC

Seu mundo mudou para sempre. Callie perdeu os pais quando as guerras de Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha. A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbado em Berverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como Velho. Ele aluga adolescentes para alugar seus corpos aos Enders — idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver concorda em ser uma doadora. Mas o neurochip que colocam em Callie está com defeito e ela acorda na vida de sua locadora, morando em uma mansão, dirigindo seus carros e saindo com o neto de um senador. Parece quase um conto de fadas, até Callie descobrir que sua locatária pretende fazer mais do que se divertir — e que os planos de Prime Destinations são tão diabólicos que Callie nunca podia ter imaginado...


No mundo de Callie não existem mais pessoas entre 20 e 60 anos de idade. Todas elas foram mortas na guerra, que aconteceu há poucos anos, e desde então as crianças e adolescentes têm que tentar sobreviver de restos de comida e escondidos em prédios abandonados ou então ia para instituições do governo que podem ser bem piores do que as ruas. 

Neste mesmo mundo os idosos são chamados de Enders, e vivem durante muito tempo, como 150, 200 anos. Eles são os trabalhadores agora, e podem ser vistos em todos os lugares. Eles também anseiam por uma oportunidade de serem jovens novamente, e nesse ponto entra em cena a Prime Destinations, uma empresa que, em segredo, aluga corpos de Starters para que Enders ricos possam passar alguns dias preciosos curtindo tudo o que a velhice lhes tirou. Porém há um plano muito perverso por trás desses aluguéis, e Callie arriscará sua vida para tentar impedi-los.

Starters tem grande potencial como série, mas esse primeiro livro não me chamou tanto atenção quanto eu esperava. Eu estava extremamente empolgada para lê-lo e explorar essa nova distopia, onde corpos de jovens eram alugados por almas velhas e tal, mas eu me decepcionei um pouco. Eu esperava mais ação,mais confusões, mais tensão.

O que acontece que ele é muito introdutório, ao meu ver. A ação só acontece depois da metade do livro, e antes disso somos introduzidos ao mundo distópico do livro, aos Starters e ao modo como eles vivem, seus conflitos com os Enders e à Prime Destinations. Não é ruim, pelo contrário, pois são informações necessárias para um bom entendimento da trama, mas eu fiquei com a sensação de que essa parte poderia ter sido mais breve. 

Acontecem várias coisas no começo, claro. Callie aluga seu corpo para ganhar dinheiro para sustentar seu irmão, mas algo dá errado com o chip que implantaram em seu cérebro e ela acorda em seu corpo no período em que sua inquilina deveria estar usando, e acaba fingindo ser ela para sua própria segurança. A partir daí ela alterna momento de lucidez com momentos de 'apagão', e descobre que enquanto está adormecida sua inquilina tem elaborado um plano para matar um importante senador, o que ela tenta impedir, até descobrir que o plano do senador é perverso.

É legal, claro, mas eu gostaria que ela tivesse descoberto sobre o grande plano e tomado atitudes bem antes do que aconteceu. O final também não deixa muitos ganchos, mas isso não te impede de ficar curioso - super curioso -  sobre o que vai acontecer no próximo, e último, livro da série. Esse final realmente valeu por tudo que eu não gostei tanto no livro, na minha opinião. Uma reviravolta e tanto e com um gancho sutil, mas instigante.


Formada em administração de empresas, tem fascinação por aprender idiomas (nem sempre é bem sucedida, mas vale a tentativa). É apaixonada por livros, fez muitos amigos por causa deles, e os usa para conhecer novos lugares e realidades. É também uma ARMY orgulhosa.

Recomendado Para Você

Comentários