Eu Li: Charlotte Street - Danny Wallace



Título:
Charlotte Street
Autora:
Danny Wallace
Editora:
Novo Conceito
Onde Comprar:
Submarino | Saraiva | FNAC

Tudo começa com uma garota... (porque sim, sempre há uma garota...) Jason Priestley acabou de vê-la. Eles partilharam de um momento incrível e rápido de profunda possibilidade, em algum lugar da Charlotte Street. E então, em um piscar de olhos, ela partiu deixando-o, acidentalmente, segurando sua câmera descartável, com o filme de fotos completo... E agora Jason — ex-professor, ex-namorado, escritor e herói relutante — se depara com um dilema. Deveria tentar seguir A Garota? E se ela for A garota? Mas aquilo significaria utilizar suas únicas pistas, que estão ainda intocáveis em seu poder... É engraçado como as coisas algumas situações se desenrolam...


Certa noite Jason está andando pela Charlotte Street quando vê uma moça cheia de sacolas precisando de ajuda para entrar em um táxi. Ele poderia ter passado direto sem tê-la ajudado, mas acabou parando para prestar socorro à pobre garota e nesse momento seus olhares se cruzaram e uma sensação de entendimento surgiu. Pena que foi tudo muito rápido e logo ela entrou no táxi e partiu, mas quando Jason olhou para baixo viu que ela tinha esquecido uma pequena caixa na mão dele, e nessa caixa havia um câmera descartável.

Jason leva a câmera para casa e depois de um breve dilema sobre revelar ou não as fotos, seu amigo Dev meio que o convence/arrasta/coage a revelar e o resultado são doze fotos em lugares diferentes da moça...e de um homem. O ciúme surge, mas a vontade de descobrir algum coisa sobre ela e sua identidade através dos locais e objetos presentes na foto é muito maior e os leva, principalmente Jason, mas também seu amigo Dev, a uma busca que traz, antes de tudo, auto conhecimento. 

Eu peguei esse livro para ler assim que chegou. Foi muita divulgação e a promessa de "um romance engraçado e irreverente" me fez arrematar o pobrezinho da caixa e inicia-lo imediatamente. Pena que eu me deixei levar muito, mais muito mesmo pelo "Uma História de Amor" escrito na capa. Bom, para mim essa  história não é uma história de amor e isso me decepcionou muito :(

Esse livro seria uma estória de amor se eles, nem que fosse lá no meio do livro, se encontrassem e passeassem pelas ruas de Londres com uma câmera fotográfica, guardando seus momentos juntos nas fotografias, demonstrando amor e levando amor à Charlotte Street, mas não é isso que acontece. A jornada pelas ruas é feita por Jason, Dev, e outros personagens, mas não por um casal. Enfim, para mim essa história não é de amor, pelo menos não do jeito que eu estou acostumada.

Depois que eu me conformei com o fato de que não era nenhum pouco parecido com o que eu esperava, a leitura fluiu muito mais facilmente. Claro, ainda permanecia um minimo de esperança, mas eu consegui aproveitar mais a leitura e até passei as rir mais de algumas situações e piadinhas.

Minha conclusão é de que você não deve esperar muito por uma história de amor (pelo menos não se você estiver imaginando algo mais tradicional), pois essa espera tira muito da graça do livro. É sim uma busca pelo amor, por uma pessoa que pode ser a tal e aí tudo se ajeita, e principalmente um busca por auto conhecimento e aceitação, de um jeito bem diferente das abordagens normais. Mas eu dei um belo e grande sorriso na última página, acompanhado de uma risadinha boba, e isso valeu ;)

 (3,5 )

Formada em administração de empresas, tem fascinação por aprender idiomas (nem sempre é bem sucedida, mas vale a tentativa). É apaixonada por livros, fez muitos amigos por causa deles, e os usa para conhecer novos lugares e realidades. É também uma ARMY orgulhosa.

Recomendado Para Você

Comentários