quarta-feira, julho 25, 2012

Eu Li: Um Lugar Para Ficar - Deb Caletti



Título:
Um Lugar Para Ficar
Autora:
Deb Caletti
Editora:
Novo Conceito
Onde Comprar:
Submarino | Saraiva | FNAC

O relacionamento de Clara com Christian é intenso desde o começo e diferente de tudo o que ela já havia experimentado. No entanto, o que começa como um grande afeto rapidamente se transforma em obsessão, e já é muito tarde quando Clara percebe que as coisas foram longe demais e que Christian está disposto a fazer de tudo para ficar ao seu lado. Então, Clara parte da cidade e Christian fica para trás. Ninguém sabe onde ela está, mas, mesmo assim, Clara ainda luta para se livrar do medo. Ela sabe que Christian não vai permitir que ela suma tão facilmente. Não importa para onde ela vá, nunca será longe o bastante...


Clara conheceu Christian em um jogo de sua escola contra a escola em que ele estudava. Desde o primeiro momento em que o viu, Clara sentiu algo poderoso tomar conta dela, e tomou a iniciativa de se aproximar de Christian. Ela se sentia poderosa, audaciosa, e gostava desse sentimento, e foi assim que sua relação com Christian começou.

Com o tempo Clara percebeu que Christian tinha problemas. O poder que ela sentia no começo despertou nele um certo tipo de dependência, assim como a impressão de que ela poderia deixá-lo a qualquer momento por outro garoto. Clara passou a controlar o que dizia, para onde olhava, com quem brincava, e a mentir constantemente, tudo para que ele não ficasse irritado. Depois de um tempo ela cansou, e sempre que o confrontava a primeira reação era de raiva, mas logo depois ele passava a implorar que ela prometesse não abandona-lo, ama-lo para sempre, etc. O 'amor' de Christian se transformou em obsessão, e Clara precisou se mudar para mante-lo afastado. Pena que o medo e a culpa não ficaram lá com ele.

Esse livro poderia ter sido pesado por tratar de um assunto bastante complicado como os relacionamentos abusivos, mas a autora soube abordá-lo e passar sua mensagem de maneira clara, direta e leve. A estória é narrada alternando o tempo presente da vida de Clara e as situações que ela viveu com Christian desde o começo perfeito e promissor da relação até o seu final desastroso.

Conseguimos sentir a euforia de Clara ante a perspectiva de um relacionamento com Christian, e chagamos até a torcer por eles, mesmo já sabendo do futuro da relação, mas também conseguimos perceber bem antes dela as fraquezas que o levariam a transformar a sensação de poder dela em uma quase submissão psicológica.

É muito fácil também se identificar com essa vontade de ter poder que é tão sedutor. Quem aí já não leu e gostou de livros em que um dos personagens é atormentado de alguma forma e o parceiro(a) é quem traz essa pessoa 'de volta à vida', é quem muda a personalidade do outro, transforma de bad-boy  em good-guy.    Temos diversos exemplos por aí de livros que fizeram sucesso, e muitos leitores desejaram ao final viver um relação assim. Mas como Clara percebe, é uma responsabilidade muito grande, e muitas vezes sem chance de sucesso.

Recomendado, com certeza. Fala muito bem de um assunto que realmente precisa ser abordado desde cedo e da maneira certa.


10 comentários:

  1. Asorei sua resenha, ainda não tinha lido nenhuma resenha desse livro..
    Mas quando vi a capa me encantei achei muito linda...
    Depois da resenha então, preciso lê-lo !!!!

    ResponderExcluir
  2. Esta é a minha próxima leitura e eu estou ansiosa para ler algo da autora.
    Parece ser exatamente o tipo de livro que eu gosto.


    Beijinhos,Thais P.http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oba ! Adorei a resenha e estou anciosa pra ler esse livro ! Esse concerteza é o meu tipo de livro ! Mas ate agora ainda não tive oportunidade ! Espero mais resenhas anciosa !

    ResponderExcluir
  4. Esse livro parece ser bem legal ainda mais por tratar desse assunto que tanto aparece nas mídias. Vou colocar na minha lista do skoob

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nenhum livro com tema parecido, por isso estou super curiosa com esse, ele já é um desejado. Também acho que eu acabaria torcendo pros 2 enquanto não lê-se a parte obsessiva, mas não sei, só lendo mesmo pra eu chegar a uma conclusão. Espero ganhar, o kit é muito lindo *-*
    Bj

    ResponderExcluir
  6. Oie, Bianne =)
    já tinha visto esse livro em várias caixinhas de correio, contudo aqui li a resenha pela primeira vez, e vou falar que gostei!
    Quero me sentir como você ao estar lendo e sentir a eforia dos personagem aqui!
    http://felicidadenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito de saber que esse livro aborda um tema tão delicado de uma forma suave, estou curiosa para ler, já tinha ficado interessada antes da resenha, só pela sinopse, agora fiquei com mais vontade de ler...vai para minha lista ...bjs Biah...

    ResponderExcluir
  8. Nossaa, fiquei curiosa para saber o desenrolar da história e saber como ficará Clara.
    Espero que ela se livre do Christian, pois deve ser horrível ter uma pessoa obsessiva perseguindo a gente.


    Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  9. Essa é a segunda resenha que leio desse livro. Não consigo
    me imaginar fazendo o que Clara faz, pelo que li na resenha ela se anula pra
    manter o relacionamento tranquilo. Nunca passei por uma situação semelhante mas
    é só ligar a TV que temos mil e uns casos semelhantes, em que o fim é quase
    sempre trágico. O pior de um relacionamento abusivo é que só se percebe isso
    quando algo ruim acontece. Já li vários livros, assim como vi vários filmes, em
    que a garota transforma o bad-boy em good-guy. Mas isso é ficção, na vida
    real isso é quase sempre uma receita pro desastre. Espero ganhar esse livro em
    algum sorteio. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  10. Muito curiosa para ver como a autora desenrola essa história com tema tão delicado.

    ResponderExcluir

Quer fazer um blogueira feliz? Então deixa um comentário neste post! Você vai fazer todo o trabalho valer a pena rsrs
Mas tem um porém: Comentários ofensivos serão deletados.

Muito Obrigada por comentar! Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Garota Pai D'égua - Todos os direitos reservados.
Criado por: Bianne Souza.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo