Eu Li: Um Lugar Para Ficar - Deb Caletti



Título:
Um Lugar Para Ficar
Autora:
Deb Caletti
Editora:
Novo Conceito
Onde Comprar:
Submarino | Saraiva | FNAC

O relacionamento de Clara com Christian é intenso desde o começo e diferente de tudo o que ela já havia experimentado. No entanto, o que começa como um grande afeto rapidamente se transforma em obsessão, e já é muito tarde quando Clara percebe que as coisas foram longe demais e que Christian está disposto a fazer de tudo para ficar ao seu lado. Então, Clara parte da cidade e Christian fica para trás. Ninguém sabe onde ela está, mas, mesmo assim, Clara ainda luta para se livrar do medo. Ela sabe que Christian não vai permitir que ela suma tão facilmente. Não importa para onde ela vá, nunca será longe o bastante...


Clara conheceu Christian em um jogo de sua escola contra a escola em que ele estudava. Desde o primeiro momento em que o viu, Clara sentiu algo poderoso tomar conta dela, e tomou a iniciativa de se aproximar de Christian. Ela se sentia poderosa, audaciosa, e gostava desse sentimento, e foi assim que sua relação com Christian começou.

Com o tempo Clara percebeu que Christian tinha problemas. O poder que ela sentia no começo despertou nele um certo tipo de dependência, assim como a impressão de que ela poderia deixá-lo a qualquer momento por outro garoto. Clara passou a controlar o que dizia, para onde olhava, com quem brincava, e a mentir constantemente, tudo para que ele não ficasse irritado. Depois de um tempo ela cansou, e sempre que o confrontava a primeira reação era de raiva, mas logo depois ele passava a implorar que ela prometesse não abandona-lo, ama-lo para sempre, etc. O 'amor' de Christian se transformou em obsessão, e Clara precisou se mudar para mante-lo afastado. Pena que o medo e a culpa não ficaram lá com ele.

Esse livro poderia ter sido pesado por tratar de um assunto bastante complicado como os relacionamentos abusivos, mas a autora soube abordá-lo e passar sua mensagem de maneira clara, direta e leve. A estória é narrada alternando o tempo presente da vida de Clara e as situações que ela viveu com Christian desde o começo perfeito e promissor da relação até o seu final desastroso.

Conseguimos sentir a euforia de Clara ante a perspectiva de um relacionamento com Christian, e chagamos até a torcer por eles, mesmo já sabendo do futuro da relação, mas também conseguimos perceber bem antes dela as fraquezas que o levariam a transformar a sensação de poder dela em uma quase submissão psicológica.

É muito fácil também se identificar com essa vontade de ter poder que é tão sedutor. Quem aí já não leu e gostou de livros em que um dos personagens é atormentado de alguma forma e o parceiro(a) é quem traz essa pessoa 'de volta à vida', é quem muda a personalidade do outro, transforma de bad-boy  em good-guy.    Temos diversos exemplos por aí de livros que fizeram sucesso, e muitos leitores desejaram ao final viver um relação assim. Mas como Clara percebe, é uma responsabilidade muito grande, e muitas vezes sem chance de sucesso.

Recomendado, com certeza. Fala muito bem de um assunto que realmente precisa ser abordado desde cedo e da maneira certa.


Formada em administração de empresas, tem fascinação por aprender idiomas (nem sempre é bem sucedida, mas vale a tentativa). É apaixonada por livros, fez muitos amigos por causa deles, e os usa para conhecer novos lugares e realidades. É também uma ARMY orgulhosa.

Recomendado Para Você

Comentários