sábado, junho 16, 2012

[ Quinta Em Outra Língua #17] That Summer - Sarah Dessen

Quinta em Outra Língua é um  meme criado pelo blog Amount of Words, com o objetivo de fazer resenhas ou comentar sobre o lançamento de livros estrangeiros às quintas-feiras. Todo blog pode participar - saiba mais aqui!





Título:
That Summer
Autora:
Sarah Dessen
Editora:
Puffin
Onde Comprar:
Book Depository | Amazon

Para Haven, de quinze anos, simplesmente muita coisa acontecendo. Primeiro, há o casamento de seu pai com  Lorna Queen, a 'garota do tempo' da televisão local. Em seguida, o casamento de sua irmã Ashley com o chato Lewis Warsher, que não parece combinar com Ashley em tudo. E Haven não pode ignorar o fato de que ela tem quase 1.80 de altura e continua a crescer. Haven mal consegue entender mais quem ela é ou onde ela pertence. Então o antigo namorado de Ashley, Sumner Lee, aparece e desperta memórias em Haven do verão, quando seus pais eram felizes, sua irmã era valente e despreocupada, e tudo foi perfeito. .. ou assim parecia.

Todo mundo já deve ter ouvido falar dessa autora em algum blog por aí. Ela tem tantos fãs, tanto garotos quanto garotas, que fica muito difícil não se deixar levar pela curiosidade e procurar saber mais sobre ela e seus livros. Foi o que aconteceu comigo. Eu já estava cansada de ler em blogs (leia-se NUPE e Amount of Words) o quão bons eras os livros da Sarah, o quanto valem à pena ser lidos e tals. 

Resolvi começar pelo primeiro livro publicado por ela, apesar de ela já ter publicado 10 livros, alguns com sinopses mais interessantes, e notas maiores dos leitores, do que That Summer. Isso por que fiquei sabendo nos blogs supracitados que as estórias da Sarah se passam sempre em duas cidades fictícias, e que nos livros ( a partir do segundo) é possível reconhecer personagens e lugares dos livros anteriores, então seria melhor ler logo na ordem. Conseguem imaginar o quão legal deve ser isso?? TOTALLY AWESOME!

That Summer conta a estória de Haven, a menina cuja altura chama atenção de todos e que está confusa com o tudo o que tem acontecido em sua vida ultimamente: seu pai trai sua mãe com a 'garota do tempo' e casa-se com ela; sua mãe está diferente do que era antes; sua irmã Ashley resolveu deixar a época dos vários namorados para trás e vai se casar com alguém muito diferente de Sumner Lee, um dos muitos namorados dela, mas o mais marcante de todos. Com ele Ashley era alegre e despreocupada e tratava Haven bem, esquecendo a diferença de idade de 5 anos. No verão em que Sumner estava presente tudo foi perfeito, mas quando Ashley o deixou, a alegria que Haven experimentou acabou. 

De quem é a culpa de tudo o que está acontecendo ? De Ashley, de Sumner, do pai de Haven, da mãe dela?  Haven está passando por um momento muito difícil e as lembranças de tempos melhores só a fazem se sentir pior, desejando que tudo pudesse voltar a ser como naquele verão. Mas o passado não volta e é preciso aprender a conviver com o que o presente traz, mesmo que seja doloroso esse processo.

That Summer é um livro Coming of Age (melhores explicações no post do NUPE aqui ), um sub-gênero dos livros YA contemporâneos. Eu já tinha lido livros desse gênero sem saber disso, e sempre fui fã, mas vou me render aos elogios à Sarah: ela sabe escrever sobre o 'ponto de ruptura' como ninguém que eu tenha visto antes. Foi impossível não me emocionar, e olha que eu tentei muito!!! Mas eu chorei, confesso. Chorei pela Haven , pela mãe dela, pelo passado, pelo presente confuso, pela esperança no futuro melhor, por tudo o que alguém precisa chorar de vez em quando para aliviar um pouco o peso do coração.

Não há muito romance no livro - eu poderia até dizer nenhum romance - e o começo é meio chatinho e devagar, o que tirou uma 'estrelinha' (nesse caso 'livrinho') da nota. Eu entendia o por que dos sentimentos de Haven , mas de certa forma achava que ela estava exagerando. Porém as coisas foram acontecendo e fui entendendo mais, e chegou o ponto de ruptura e as lágrimas insistiram em sair. Tenho que tirar o chapéu para Sarah, pois ela soube transmitir os sentimentos muito bem. E o final do livro foi suficiente para me deixar louca para ler as outras obras. Serei mais uma fã-girl de Sarah Dessen..e que venha Someone Like You.


10 comentários:

  1. AAA, também vivo vendo gente falando dessa autora, de como os livros dela são ótimos e tal, mas nunca li nenhum rs
    Não sabia que alguns personagens de outros livros iam aparecendo, mas adoro isso, sempre me emociono quando percebo um personagem conhecido (apesar de demorar para me tocar de que é realmente o mesmo personagem, e não outro com o mesmo nome e MUITO parecido rs). Adorei saber que That Summer é o primeiro, tenho ele aqui em casa e então vou começar por ele também rs
    Sério que não tem romance?? :/ Amo quando tem romance, mas enfim, não é porque não tem quase nada de romance que eu não vou ler, fiquei curiosa com a história...
    A resenha tá ótima :)

    beijos,
    @adri_brust
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. AAA, também vivo vendo gente falando dessa autora, de como os livros dela são ótimos e tal, mas nunca li nenhum rs
    Não sabia que alguns personagens de outros livros iam aparecendo, mas adoro isso, sempre me emociono quando percebo um personagem conhecido (apesar de demorar para me tocar de que é realmente o mesmo personagem, e não outro com o mesmo nome e MUITO parecido rs). Adorei saber que That Summer é o primeiro, tenho ele aqui em casa e então vou começar por ele também rs
    Sério que não tem romance?? :/ Amo quando tem romance, mas enfim, não é porque não tem quase nada de romance que eu não vou ler, fiquei curiosa com a história...
    A resenha tá ótima :)


    beijos,
    @adri_brust
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi falar muitooo nessa autora também, assim como você. Just Listen está na minha lista de desejos e não vejo a hora de comprá-lo!
    O livro que começa devagar me deixa meio sonza também, geralmente não se tornam os meus favoritos, mas isso não significa que não sejam bons! E a história de Haven parece ser bem emocionante, bem eu imagino que sim, já que você chegou às lágrimas com o livro...
    Ainda não lembro de ter nenhum livro que tenha me feito chorar (sério mesmo uaehuae), mas ou eu não ando lendo os livros certos para isso ou eu não consigo me emocionar com livros (é uma possibilidade...)
    Parabéns pela sua resenha, estou curiosa para acompanhar o trabalho desta autora.
    beijos!

    ResponderExcluir
  4. Awn, os livros delas parecem ser muito bons, já vi váaarias resenhas positivas e opiniões boas sobre a autora, tenho a impressão de que são livros leves e gostosos de se ler.

    ResponderExcluir
  5. Sarah Dessen é uma das minhas autoras preferidas!!!! Eu comecei lendo "just listen", li depois "a caminho do verão" e por fim "o que aconteceu com o adeus". Fui informada de que só a partir do quinto livro lançado dela que o romance entra mais em cena, mas quem ler esses livros que eu citei acima vai notar que a prioridade dela não é no romance, é em uma relação, muito importante, entre família ou até mesmo da personagem com ela mesma. São livros leves, gostosos de ler, mas que abordam assuntos sérios, que tocam de verdade o leitor. A autora consegue introduzir o leitor no mundo dos seus personagens (que por sinal são muito bem construídos e com identidades simples, reais e marcantes) de um modo que não sentimos e no final já estamos tão conectados que é impossível não sentir nem que seja um pouco do sentimento que eles sentem. É maravilhoso!! Planejo ler lock and key assim que der. Ótima resenha e apesar de não ser um dos próximos livros que planejo ler dela, já está na minha lista ;D


    beijão

    ResponderExcluir
  6. Nossa Biah, tua
    resenha (e os comentários da galera) me deixou muito empolgada pra conhecer o
    trabalho da Sarah!!


    Os personagens
    parecem ser bastante interessantes, não sei se foi a tua empolgação na resenha,
    mas fiquei com uma ótima impressão da história!!


    Em relação ao
    gênero do livro, fico perdida com todas essas denominações, mas é sempre bom
    conhecer um pouco mais sobre o mundo literário :)


    Parabéns pela
    resenha Biah! Gostei bastante!!

    ResponderExcluir
  7. Nunca li nada da Sarah Dessen :/
    Só vejo comentário positivos dela!!

    ResponderExcluir
  8. A que peninha ..... não tem nenhum romancesinho nesse livro, já perdeu pontos comigo,pois adoro livros com romance...
    Mas acho que mesmo assim eu me ariscaria a ler-lo, pois ouço falarem muito bem dessa autora....

    ResponderExcluir
  9. Sempre trazendo bons livros em inglês pra gente né, espero ler alguns deles logo.


    Abraços e ótima resenha.

    ResponderExcluir
  10. ai, eu sou super fã da Sarah, nossa, amo os livros dela, o meu preferido é just listen, leia vc vai amar.
    Legal esses termos, não conhecia e é bom saber antes de começar.
    Espero ler em breve.

    ResponderExcluir

Quer fazer um blogueira feliz? Então deixa um comentário neste post! Você vai fazer todo o trabalho valer a pena rsrs
Mas tem um porém: Comentários ofensivos serão deletados.

Muito Obrigada por comentar! Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Garota Pai D'égua - Todos os direitos reservados.
Criado por: Bianne Souza.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo