Eu Li: O Sonho de Eva - Chico Anes



Título:
O Sonho de Eva
Autor:
Chico Anes
Editora:
Novo Conceito
Onde Comprar:
Submarino | Saraiva | FNAC

Dra. Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada de que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar de um edifício em São Paulo. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme. Eva é convidada por Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem. Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio.

O primeiro livro cujo trama girava a respeito de sonhos foi 'Rede de Sonhos', do autor brasileiro Felipe Pan. Não vou negar que fiquei impressionada com o tema, tanto que fiz várias pesquisas a respeito do assunto, mas a falta de tempo não em deixou aprofundá-las. Livros cujas tramas giram em torno dos sonhos não são comuns, pelo menos eu não vejo muitos lançamentos do tipo.

Fiquei muito ansiosa para ler O Sonho de Eva quando a Novo Conceito anunciou seu lançamento. A sinopse é muito instigante e o tema claro, foge do que vemos constantemente por aí. Nesse livro conhecemos Eva, psicóloga e grande estudiosa dos sonhos lúcidos. Ela está em Viena, ministrando uma palestra, quando é avisada de que sua irmã, Anna, cometeu suicídio e de que seu filho, Joachin, que estava ao cuidados de Anna, está desaparecido.

É óbvio que Eva entra em desespero, pois além de ter perdido sua irmã de um jeito que ela começa a suspeitar, seu filho Joachin é autista e precisa de cuidados especiais. Na verdade Anna acha tudo isso coincidência demais, e é por isso mesmo que aceita ocupar o lugar que era de sua irmã na equipe que pretende revolucionar o mundo dos jogos virtuais através de um dispositivo que pretende possibilitar que o usuário jogue durante seus sonhos lúcidos. O que será que isso tem a ver com Anna e Joachin? 

Este é mais um livro para reafirmar que o tema 'sonhos' pode ser muito bem explorado. Aqui são explorados conceitos que te levam a questionar se esse tipo de coisa é realmente possível. Seríamos capazes de jogar através de sonhos? Poderíamos ser manipulados através disso? O que aconteceria com a humanidade? Até que ponto o desenvolvimento tecnológico é benéfico? 

É bem escrito e envolvente, porém muitas mais pelo enredo em si do que pelos personagens. Não é que eu não tenha gostado deles, pois eu gostei e acho Eva e Alec super corajosos, mas é que eu não me apeguei a nenhum sabe? Claro, fiquei curiosa para saber o que iria acontecer com eles e desejei que tudo desse certo, mas não arranquei os cabelos por nenhum deles rsrsrs. Sabe como é, estava super ansiosa por causa do tema 'sonho lúcido' e totalmente curiosa para saber com o que mais o autor relacionaria o tema e talz...os personagens não mexeram tanto assim comigo.

Mas é realmente muito bom e assim que eu tiver um tempo eu vou reler. Mais um ótimo acréscimo de qualidade à nossa literatura nacional. Nossos autores nos tem presenteado com estórias fantásticas e essa é mais uma delas! Parabéns ao Chico Anes e à Novo Conceito. 

P.S. Fui ver o filme "A Origem" pouco depois de começar a ler o livro e uau! Tudo de bom os dois juntos! 
(4,5)

Top Comentarista Maio


Formada em administração de empresas, tem fascinação por aprender idiomas (nem sempre é bem sucedida, mas vale a tentativa). É apaixonada por livros, fez muitos amigos por causa deles, e os usa para conhecer novos lugares e realidades. É também uma ARMY orgulhosa.

Recomendado Para Você

Comentários