segunda-feira, maio 07, 2012

Eu Li: O Sonho de Eva - Chico Anes



Título:
O Sonho de Eva
Autor:
Chico Anes
Editora:
Novo Conceito
Onde Comprar:
Submarino | Saraiva | FNAC

Dra. Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada de que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar de um edifício em São Paulo. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme. Eva é convidada por Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem. Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio.

O primeiro livro cujo trama girava a respeito de sonhos foi 'Rede de Sonhos', do autor brasileiro Felipe Pan. Não vou negar que fiquei impressionada com o tema, tanto que fiz várias pesquisas a respeito do assunto, mas a falta de tempo não em deixou aprofundá-las. Livros cujas tramas giram em torno dos sonhos não são comuns, pelo menos eu não vejo muitos lançamentos do tipo.

Fiquei muito ansiosa para ler O Sonho de Eva quando a Novo Conceito anunciou seu lançamento. A sinopse é muito instigante e o tema claro, foge do que vemos constantemente por aí. Nesse livro conhecemos Eva, psicóloga e grande estudiosa dos sonhos lúcidos. Ela está em Viena, ministrando uma palestra, quando é avisada de que sua irmã, Anna, cometeu suicídio e de que seu filho, Joachin, que estava ao cuidados de Anna, está desaparecido.

É óbvio que Eva entra em desespero, pois além de ter perdido sua irmã de um jeito que ela começa a suspeitar, seu filho Joachin é autista e precisa de cuidados especiais. Na verdade Anna acha tudo isso coincidência demais, e é por isso mesmo que aceita ocupar o lugar que era de sua irmã na equipe que pretende revolucionar o mundo dos jogos virtuais através de um dispositivo que pretende possibilitar que o usuário jogue durante seus sonhos lúcidos. O que será que isso tem a ver com Anna e Joachin? 

Este é mais um livro para reafirmar que o tema 'sonhos' pode ser muito bem explorado. Aqui são explorados conceitos que te levam a questionar se esse tipo de coisa é realmente possível. Seríamos capazes de jogar através de sonhos? Poderíamos ser manipulados através disso? O que aconteceria com a humanidade? Até que ponto o desenvolvimento tecnológico é benéfico? 

É bem escrito e envolvente, porém muitas mais pelo enredo em si do que pelos personagens. Não é que eu não tenha gostado deles, pois eu gostei e acho Eva e Alec super corajosos, mas é que eu não me apeguei a nenhum sabe? Claro, fiquei curiosa para saber o que iria acontecer com eles e desejei que tudo desse certo, mas não arranquei os cabelos por nenhum deles rsrsrs. Sabe como é, estava super ansiosa por causa do tema 'sonho lúcido' e totalmente curiosa para saber com o que mais o autor relacionaria o tema e talz...os personagens não mexeram tanto assim comigo.

Mas é realmente muito bom e assim que eu tiver um tempo eu vou reler. Mais um ótimo acréscimo de qualidade à nossa literatura nacional. Nossos autores nos tem presenteado com estórias fantásticas e essa é mais uma delas! Parabéns ao Chico Anes e à Novo Conceito. 

P.S. Fui ver o filme "A Origem" pouco depois de começar a ler o livro e uau! Tudo de bom os dois juntos! 
(4,5)

Top Comentarista Maio


18 comentários:

  1. Eu adoro histórias que abordam esse tema e concordo com você, infelizmente são bem poucos!

    Creio que todo mundo já passou por essa: gostar da história e não gostar (tanto assim) do personagem. Espero poder ler em breve o livro...

    Ah! Agora você me deixou com vontade de ver A Origem! -hahaha-

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, são raros os livros que abordam este tema. Eu adoraria que tivesse mais, pois eu amo livros que trazem os sonhos como ponto principal do enredo. E o melhor: é autor nacional!

    Fiquei com vontade de ver A Origem agora... -hahaha-

    Beijos!

    P.S.: Inicialmente apareceu a plataforma do blogger para comentários, contudo, ao postar o comentário ele não apareceu no post. Então, se os dois aparecerem pode apagar um deles. :)

    ResponderExcluir
  3. Desde que li a sinopse desse livro fiquei muito interessada!
    Essa é a primeira resenha que leio e O Sonho de Eva, fiquei ainda mais empolgada rsrs
    nossa, A Origem é um filmaço!! deve ser mesmo bom terminar de ler um livro com esse tema epular para o filme xD
    Parabéns ao Chico e parabéns à Novo Conceito!
    ótima resenha biah :)

    ResponderExcluir
  4. Em breve vou ler O Sonho de Eva e estou com boas expectativas porque o enredo, além de diferente, é bem interessante. Ótimo saber que os autores nacionais estão produzindo obras ocm tanta qualidade!

    ResponderExcluir
  5. Tô bem afim de ler esse livro
    Mas infelizmente ainda não posso comprá-lo!

    ResponderExcluir
  6. Eu já vi A Origem e achei super legal, mas anda não li esse livro. Achei o tema super interessante e novo, nunca li nada desse tipo (além de a capa ser lindaa!). É uma pena que os protagonistas da história não sejam tão envolventes, mas não deixa de me parecer um bom livro.

    ResponderExcluir
  7. Estou muito curiosa para ler esse livro. Ele me lembra muito A Origem (como você falou) e também o anime Páprica.

    ResponderExcluir
  8. Já tinha a sincope desse livro antes, e fiquei muito curiosa, para conhecer um pouco mais da história que seria abordada nele...
    Depois que li sua resanha, fiquei com reseio de ler-lo e não me envolver com a história e com os personagens como você.. Mas mesmo assim vou me arriscar e compra-lo..

    ResponderExcluir
  9. Confesso a vc que não li muitos livros nacionais, somente li os obrigatórios para vestibular rsrs... a pouco tempo não dava muito crédito para literatura Brasileira, mais nos últimos meses comecei a ler resenhas maravilhosas sobre vários lançamentos brasileiros e fiquei muito feliz pelo o que eu li e orgulhosa ao mesmo tempo. Realmente estamos numa época de novos autores brasileiros que iram se consagrar com o passar do tempo, li histórias muito interessante, divertidas, romances ótimos e envolventes.
    Adorei a resenha, em breve leio esse livro e comento o que achei sobre a história.


    Ótima resenha, parabéns.

    ResponderExcluir
  10. Louca pra ler esse livro, ele já tá aki na filinha. Nunca li nada parecido e valeu pela dica, vou pesquisar um pouco sobre isso...
    Ah, foi quase 5 estrelas, não entendi pq não foi... já vi MUITA resenha positiva desse lviro, o que me deixa mais louca pra ler. Fiquei curiosa sobre o filho dela autista, será que isso é abordado também? pgs o livro tem, não é muito fino não.
    Espero ler logo e conferir, já to dormindo com a mascara :P

    ResponderExcluir
  11. Oii Biah
    Eu já li esse livro e gostei muito.
    Achei meio estranho o nome Joachim, mas o livro é bem legal
    No começo foi meio fraquinho, mas depois foi melhorando..Eu fiz uma resenha dele lá no meu blog...
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Nossa, eu estou sem tempo para ler O Sonho De Eva, ganhei ele faz algum tempo de uma amiga que ganhou ele em dois sorteios.
    Gosto de temas que não são muito explorados pelos autores, e sobre sonhos é realmente raro eu ver algo assim.
    A literatura nacional está me surpreendendo a cada dia com novos lançamentos e a qualidade dos textos publicados.


    @linny_xx

    ResponderExcluir
  13. Meu nome de seguidor é Linny Campos, é que eu uso o facebook para comentar no teu blog.

    ResponderExcluir
  14. Há algum tempo to de olho nesse livro, gostei da personagem principal. Já ta na lista,

    ResponderExcluir
  15. Bianne!
    Esse livro fooi uma grande surpresa pois além de bem escrito, não está muito longe do que pode acontecer na nossa realidade em um pouco mais de tempo para frente.
    O livro é fantástico e sua resenha só confirmou o bom gosto literário.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  16. Totalmente diferente de tudo que eu já li na minha vida. Ameeeeeeei!

    ResponderExcluir
  17. Oii Biah
    Eu já li esse livro e gostei muito.
    Achei meio estranho o nome Joachim, mas o livro é bem legal
    No começo foi meio fraquinho, mas depois foi melhorando..Eu fiz uma resenha dele lá no meu blog...
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Quer fazer um blogueira feliz? Então deixa um comentário neste post! Você vai fazer todo o trabalho valer a pena rsrs
Mas tem um porém: Comentários ofensivos serão deletados.

Muito Obrigada por comentar! Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Garota Pai D'égua - Todos os direitos reservados.
Criado por: Bianne Souza.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo