quinta-feira, maio 24, 2012

Eu Li: Asgard, O Poder Esquecido - Leandro R. S. Filho



Título:
Asgard - O Poder Esquecido
Autor:
Leandro R. S. Filho
Editora: 
Novos Talentos - Novo século
Onde Comprar:
Submarino | Saraiva | FNAC


Os dois maiores reinos estão em guerra, Asgard a terra dos deuses Aesir e Vanaheim o lar dos Vanir, lutam pelo controle dos nove reinos. Quando a esperança de vitória deixa Vanaheim e some da mente de seus aliados, eis que uma mente astuta cria um plano que pode dar um fim definitivo a esta guerra que de tempos em tempos se inicia outra vez. Para tal empreitada é necessário a busca por um humano em Midgard, o reino do meio, pois apenas através deste a vitória poderia estar nas mãos dos Vanir. Um jovem, Ariel, forte e com coragem de superar seus limites foi o escolhido, apesar de capaz este é tolo e ignorante em relação as coisas do mundo dos deuses, e tem de ser instruído com cautela para que possa ter a chance de completar sua missão. Uma arma com poder inimaginável, descoberta por um deus, conquistada por um homem o qual não pode ter medo de seguir o destino que se mostra perante seus olhos. Será Ariel forte o bastante para seguir seus próprios pensamentos rumo a um futuro incerto e desconhecido? Ou será ele corrompido pelos astutos deuses? 



Asgard, terra dos deuses Aesir, e Vanaheim, terra dos deuses Vanir, estão em guerra pelo controle dos nove reinos. Os Vanir estão sem esperanças de ganhar a guerra quando Loki, um deus Aesir, propoe ajudá-los a vencer a guerra através do assassinato de seu pai, o poderoso Odin. Mas isso não será fácil, e os deuses terão que deixar seu orgulho de lado e descer até o Midgard, o reino dos humanos, para encontrar Ariel, um humano especial e o único capaz de encontrar e empunhar a arma letal para Odin. Mas a missão não será fácil....

A ideia dessa estória é muito legal não concordam? Temos a presença de Loki, Odin, Njord, Fraya, entre outros deuses e seres mitológicos. Também é possível saber mais sobre a organização dos mundos, sobre as Nornas, sobre a árvore que sustenta os mundos e muito mais! Mas tenho alguns poréns...

Eu já sabia que o autor tinha 16 anos antes de propor parceria. Confesso que achei estranho, pois não é comum vermos escritores tão novos por aí, mas resolvi arriscar, pois a sinopse me deixou muito interessada! Infelizmente meus poréns têm muito a ver com a imaturidade da escrita do autor, não que isso esteja estritamente ligado com a idade dele, mas anyway.

Percebi que ele quis realmente entrar no espírito da literatura fantástica e descrever quase tudo na estória! Tem até uma parte que diz que uma personagem sai para o corredor, localiza o banheiro e vai até ele para usá-lo e depois de usá-lo lava o rosto etc etc. Sério que isso é importante? Não, não para a estória, para a trama em si. Também percebi erros de pontuação que podem incomodar algumas pessoas: frases grandes demais, com muitas vírgulas onde deveria haver pontos, em que o começo não tem muito a ver com o final da frase. Há também o uso exagerado (e às vezes errôneo) de 'o qual/os quais/ qual/ as quais'. 

Esses erros estão presentes e podem incomodar sim, mas a trama é realmente interessante e tem um final que eu realmente não esperava. Tipo, eu jurava que ia caminhar para determinado final, e de repente o Ariel faz algo inimaginável por mim. Tipo, uou!

Todo mundo sabe que é necessária muita coragem para expor algo feito por você para a avaliação e criticas dos outros. Eu mesma nunca escrevi nada (nem escreveria, pois nem todos que leem muito escrevem bem) e mesmo que tivesse escrito não teria a coragem de expor um trabalho de certa forma tão pessoal para o mundo. Admiro o Leandro por isso, e o admiro também, pois, apesar da sensação de imaturidade na escrita, o Leandro em si é muito maduro. Eu mandei um e-mail com minhas criticas antes mesmo de publicar essa resenha e no lugar de se revoltar e tentar impedir a publicação da resenha com muitos fariam, ele agradeceu às dicas e disse que o amadurecimento virá com o tempo e também com as críticas.

Resumindo (depois dessa resenha enorme) que mesmo com os erros, que sempre podem ser consertados, a estória, a base, a imaginação, e a ideia é muito boa e eu tenho certeza de que o Leandro aproveitará as críticas e quem sabe um dia não o veremos como um dos grandes autores de literatura fantástica nacional hein? Eu espero que sim ;)


15 comentários:

  1. Eu ainda nao li esse livro, mais assim que der eu vou ler, e com a resenha da Bia eu vou gostar e muito!!
    \o/

    ResponderExcluir
  2. Pra ser cincera eu não gostei muito do livro , nada contar a historia mas eu espera mais ! Mas pra quem gosta de aventura é um prato cheio ! Bem otima resenha mas deixo esse livro pra despois !

    ResponderExcluir
  3. Li o livro e realmente gostei, o autor aborda com riqueza de detalhes os fatos narrados fazendo o leitor se inserir no contexto e visualizar o ambiente e os personagens.Ótima estória... fiquei impressionado pela pouca idade do escritor e acreditando que ele ainda está em formação literária tem um grande futuro pela frente! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4.  oi,
    nao conhecia esse livro, e lendo a historia, não me interessei muito não e tbm nao gostei da capa.
    que pena.
    boa resenha, mas esse livro fica de lado.

    http://lostgirlygirl.blogspot.com.br/

    bjos

    ResponderExcluir
  5. Pra ser sincera esse livro não me atraiu...
    Gostei da sua resenha, mas não o leria..
    Quem gosta de aventura vai fundo !!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Gosto bastante de livros de aventura e vou ser sincera achei bem interessante o livro, não o li ainda mais li a sua resenha e acredito que o Leandro R. S tem muito potencial como escritor, mesmo muito jovem conseguiu escrever um livro bem interessante.

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro e nem imaginava que era de alguém tão novo...
    Confesso que não gosto de livros que tratem de mitologia e tal, já li uns do Rick riordan, achei bom, mas nada muito desesperador...
    Não gosto de livros muitos descritivos, mas como o autor é bem jovem e é seu 1° livro, eu acho, vamos dar um desconto.
    Bj

    ResponderExcluir
  8. Eu vi o autor desse livro lá na bienal, ele estava dando autógrafos..Eu até ia pegar um autógrafo, e ia comprar o livro, mas já estava na hora de ir embora, para não pegar transito :(
    Quero muuito ler Asgard...
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. mas uma vez .. TBM NÃO LI ESSE.. mas a resenha como sempre é de grande qualidade.. estou ansiosa para le-lo

    ResponderExcluir
  10. ASgard me lembra Loki, e eu amo este deus da mitologia nórdica

    ResponderExcluir
  11. N'ao conhecia esse autor muito menos seu livro. Achei legal a ideia do autor, adorei a capa do livro (muito linda), gostei do fato de abordar mitologia

    ResponderExcluir
  12. Cara, eu adoro mitologia nórdica!! Seria ótimo ganhar esse livro..

    ResponderExcluir
  13. Meu nome de seguidora é Linny Campos


    Nossa, tem que ter realmente muita coragem para publicar um livro com 16 anos. Já escrevi muitas coisas, poesias, frases, e todo o tipo, não recebi nenhuma critica, nem mesmo nas estórias que andei escrevendo e postando por ai. Mas se eu recebesse, seria como ele disse: O amadurecimento da escrita vem com o tempo.
    Achei bastante interessante o livro e leria sem duvidas.

    ResponderExcluir
  14. gostei da resenha, da sinopse e a capa é bastante... interessante. e interessante mais ainda é a idade do autor. acho que independente da idade o livro é bom pelo conteúdo e não pela a idade do autor. quero muito ler ele.

    ResponderExcluir
  15. Eu vi o autor desse livro lá na bienal, ele estava dando autógrafos..Eu até ia pegar um autógrafo, e ia comprar o livro, mas já estava na hora de ir embora, para não pegar transito :(
    Quero muuito ler Asgard...
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Quer fazer um blogueira feliz? Então deixa um comentário neste post! Você vai fazer todo o trabalho valer a pena rsrs
Mas tem um porém: Comentários ofensivos serão deletados.

Muito Obrigada por comentar! Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Garota Pai D'égua - Todos os direitos reservados.
Criado por: Bianne Souza.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo