[ Quinta Em Outra Língua #10 ] Trilogia Fifty Shades - E.L. James

Quinta em Outra Língua é um  meme criado pelo blog Amount of Words, com o objetivo de fazer resenhas ou comentar sobre o lançamento de livros estrangeiros às quintas-feiras. Todo blog pode participar - saiba mais aqui!



Achei melhor fazer um post só para toda a trilogia, já que resenhas de segundos e terceiros livros de séries são mais difíceis, por causa dos eventuais spoilers.




Títulos: 

#1 - Fifty Shades of Grey
#2 - Fifty Shades Darker
#3 - Fifty Shades Freed
Autora:
E L  James
Editora:
The Writer's Coffee Shop Publishing House
Sinopse do primeiro livro: 
Quando a estudante de Literatura Anastasia Steele é convocada para entrevistar o jovem e bem sucedido empresário Christian Grey para a revista da universidade, ela o acha atraente, enigmático e intimidador. Convencida de que sua entrevista com ele correu mal, ela tenta tirá-lo da cabeça - até que acontece de ele aparecer na loja de ferragens da cidade onde ela trabalha em tempo parcial.
Erótico, divertido, e profundamente envolvente, a Trilogia Fifty Shades é um conto que vai possuí-lo, obcecá-lo e ficar com você para sempre.


O que faz uma pessoa devorar três livros em 5 dias? Uma estória bem escrita, cativante, linda, romântica, triste e OUSADA. Realmente ousada. Ou você vê diversos romances por aí cuja trama gira em torno de um personagem sadomasoquista? De um dominador e uma submissa? A verdade é que até há, mas normalmente eles são marginalizados. São lidos escondidos, como se o leitor tivesse vergonha do que está lendo, e não são muito comentados. Nunca soube de uma série com esse assunto que ficasse em primeiro lugar no New York Times, como Fifty Shades ficou. E ao mesmo tempo em que tem uma legião de fãs, também tem uma legião de 'odiadores'.

Christian Grey tem 27 anos, é CEO de sua própria empresa, bilionário, um verdadeiro caso de sucesso. É um homem forte, frio, e está acostumado a estar no poder e no controle de tudo. Anastasia Steele tem 21 anos, é estudante de Literatura Inglesa e para ajudar uma amiga que está doente aceita fazer a entrevista para a revista da Universidade com o grande empresário Christian Grey. Anastasia não tem o menor jeito para isso e sua timidez e reações contrastantes, sua ousadia misturada com sua cautela, interessam sobremaneira Christian. Em seu jogo de conquista. Christian irá mostrar a Anastasia novas formas de utilizar seu corpo, formas condenáveis e assustadoras para muitos, mas que despertarão em Anastasia sensações que ela não sabia existirem.

A verdade é que por trás de todo esse poder e esses gostos 'excentricos' há um homem com um passado sombrio, que o moldou no que é hoje, um Dominador, um homem que não gosta de ser tocado. A inocente Anastasia se vê envolvida por Christian, e ao mesmo tempo em que quer descobrir o que Christian tem a oferecer, também quer descobrir mais sobre ele, seu passado, e quer que ele a ame e não que a tenha somente como uma Submissa. É a estória dessa relação, desse amor, dessa superação de obstáculos que acompanhamos nessa série.

A verdade é que essa estória me surpreendeu e muito. Se você está pensando que só por que esse assunto é abordado no livro que só há cenas fortes, está muito enganado. Essa estória é muito mais do que só falar dos desejos e necessidades de um sadomasoquista. Fala do passado, de traumas, de amor, de fé em si mesmo, de enfrentar o passado, pensar no futuro. Se adaptar aos outros, amar incondicionalmente. Fala da determinação de um mulher em entender o homem que ama e ajudá-lo a se aceitar, a se perdoar, a perdoar seu passado e superar seus traumas, a se entregar....

Eu nunca senti tanta empatia por personagens antes. Eu ri, chorei, fiquei triste, ri (as trocas de email entre os dois são hilárias e te deixam com um sorriso meio bobo no rosto) e senti afeição pelos personagens como se eu mesma fizesse parte da estória. Foi impressionante, nunca tinha gostado tanto de um romance como eu gostei deste. Sim, muitos livros bons já passaram por minhas mãos, mas Fifty Shades deixou uma marca diferente e que eu ainda não consigo entender completamente. Eu já reli o epílogo da série umas 15 vezes e sempre sinto a mesma emoção. É com certeza uma série que eu vou reler.

Muita gente vai deixar de ler uma grande estória por preconceito, ou contra o assunto em si ou mesmo contra o gênero. Não façam isso. Não percam um estória linda por opiniões pré-concebidas. Se disponha a ler e aí sim critique. Tenho certeza que ninguém abordou esse tema e os obstáculos de um casal assim tão bem antes. Para você ver como essa série tem um potencial muito grande de ganhar mais fãs pelo mundo, a Intrínseca, que pelo que eu sei não publica estórias do tipo, ganhou o leilão dos direitos da série, pagando para isso 500.000 dólares, um valor tão alto para algo do tipo que teve destaque em uma das edições da revista Veja. 

Eu A-D-O-R-E-I e virou favorita! Dê uma chance. Vale à pena.


Formada em administração de empresas, tem fascinação por aprender idiomas (nem sempre é bem sucedida, mas vale a tentativa). É apaixonada por livros, fez muitos amigos por causa deles, e os usa para conhecer novos lugares e realidades. É também uma ARMY orgulhosa.

Recomendado Para Você

Comentários