segunda-feira, abril 30, 2012

Eu Li: Cruzando o Caminho do Sol - Corban Addison



Título:
Cruzando o Caminho do Sol
Autor:
Corban Addison
Editora:
Novo Conceito
Onde Comprar:
Submarino  | Saraiva | FNAC

Sita e Ahalya são duas adolescentes de classe média alta que vivem tranquilamente junto de seus familiares, na Índia. Suas vidas tranquilas mudam completamente quando um tsunami destrói a costa leste de seu país, levando com suas ondas a vida dos pais e da avó das meninas. Sozinhas, elas tentam encontrar um modo de recomeçar a vida. Mas elas não devem confiar em qualquer um... Enquanto isso, do outro lado do mundo, em Washington, D. C., o advogado Thomas Clarke enfrenta uma crise em sua vida pessoal e profissional e decide mudar radicalmente: viaja à Índia para trabalhar em uma ONG que denuncia o tráfico de pessoas e tenta reatar com sua esposa, que o abandonou. Suas vidas se cruzarão em um cenário exótico, envolto por uma terrível rede internacional de criminosos. Abrangendo três continentes e duas culturas, Cruzando o Caminho do Sol nos leva a uma inesquecível jornada pelo submundo da escravidão moderna e para dentro dos cantos mais escuros e fortes do coração humano.

As  irmãs Ghai e Thomas Clarke tem vidas muitos diferentes. As meninas, Ahalya e Sita, são de uma família de classe média alta e vivem tranquilamente com sua família na costa da Índia. Thomas Clarke é advogado em um grande escritório americano, mas está enfrentando uma crise em sua vida, tanto pessoal quanto profissional. As vidas dessas três pessoas não tem muitas chances de se encontrar, mas dois eventos distintos se encarregam disso: um poderoso tsunami deixa as irmãs sem ninguém mais senão elas mesmas, e na ânsia de serem salvas acabam confiando nas pessoas erradas, pessoas sem coração que disporão delas como se não tivessem sentimento algum...enquanto isso nos EUA Thomas testemunha o sequestro de uma criança, e ao procurar saber mais sobre o caso descobre que esse sequestro pode ter a ver com o tráfico sexual de crianças...E aí a vida dessas três pessoas começa a se cruzar....

Se você já leu e gostou de livros como O Caçador de Pipas e Cidade do Sol, então tenho certeza de que vai adorar Cruzando o Caminho do Sol. Isso por que apesar de serem obras de ficção, elas tem um fundo de realidade, incluem aspectos reais da culturas que abordam e acabam sendo uma espécie de documentário embutido em obra de ficção. Nesse caso o assunto principal é o tráfico sexual de crianças, abordado de um jeito não muito duro, mas nem por isso menos revoltante. 

Eu acho que é impossível não se revoltar com a situação dessas crianças e jovens durante a leitura. O modo como elas são negociadas, tratadas, como se fossem objetos, sem qualquer tipo de sentimento, de cuidado.  Elas são humilhadas e ainda tem que se sentir gratas por que foram deixadas vivas. São tiradas de suas famílias com promessas, com a esperança de um vida melhor e de repente se encontram sendo vendidas a homens doentes que gostam de 'carne nova'. E consequentemente é impossível não torcer para que elas sejam salvas e para que seus algozes tenham o castigo que merecem.

É realmente um livro muito bem escrito, com uma abordagem bem feita sobre um assunto tão delicado e que usa de capítulos alternando os pontos de vista dos três personagens principais da trama, nos dando uma visão do que é ser vitima e do que é lutar contra um sistema extremamente corrupto para fazer justiça para essas crianças. Altamente recomendado.


8 comentários:

  1. Estou com esse livro, mas ainda não consegui ler, mas gostei muito da resenha e quero muito ler em breve. Tenho certeza que esse livro vai me fazer chorar, mas gosto disso srsrs. Parabéns pela sua resenha.

    Bru
    www.viagem-imaginaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li, mas quero ler logo. Parabéns pela resenha, adorei.

    Bruwww.viagem-imaginaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho o livro, mas ainda não comecei a ler. Acho que estou criando coragem. O tema é forte, é polêmico e infelizmente é a realidade de muitas crianças pelo mundo afora. Parabéns ao escritor que tratou esse tema de forma tão clara.

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Nhain, tô com esse livro aqui pra ler e ainda tô criando coragem. Dá pra ver que é uma leitura mais densa, mais reflexiva. Preciso me preparar psicologicamente, principalmente com um tema desses ><"

    Parabéns pela resenha! :D

    Beijooo!

    Ju
    julianagiacobelli.com

    ResponderExcluir
  5. Parece ser legal =D
    Mas não é uma das minhas prioridades no momento ;)

    ResponderExcluir
  6. Gostei da resenha, eu não imaginava que o livro tratava desse assunto.
    confesso que a capa me enganou direitinho..Assim que puder lerei o livro ...

    ResponderExcluir
  7. Gosto de livros com um Q de real que retratem uma cultura, por isso esse lviro virou desejado.
    Parece um pouco chocante e isso me deixa mais curiosa ainda, apesar de não gostar muito. Espero que o meu chegue logo, aidna to esperando D;

    ResponderExcluir
  8. Como sempre vc fazendo resenhas muito boas, fiquei interessada no livro, espero lê-lo em breve, parabéns.

    ResponderExcluir

Quer fazer um blogueira feliz? Então deixa um comentário neste post! Você vai fazer todo o trabalho valer a pena rsrs
Mas tem um porém: Comentários ofensivos serão deletados.

Muito Obrigada por comentar! Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Garota Pai D'égua - Todos os direitos reservados.
Criado por: Bianne Souza.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo