quinta-feira, março 15, 2012

[ Quinta Em Outra Língua #6] Shine - Lauren Myracle

Quinta em Outra Língua é um  meme criado pelo blog Amount of Words, com o objetivo de fazer resenhas ou comentar sobre o lançamento de livros estrangeiros às quintas-feiras. Todo blog pode participar - saiba mais aqui!




Título:
Shine
Autora:
Lauren Myracle
Editora:
Amulet Books
Onde Comprar:
Amazon | Book Depository

Quando seu melhor amigo é vítima de um crime de ódio, Cat, dezesseis anos, se propoe a descobrir quem na sua pequena cidade fez isso. Ricamente atmosférico, esse mistério ousado explora os segredos de uma pequena comunidade conservadora do Sul e examina a força de vontade que é necessária para ir contra todos que você conhece em nome da justiça.
Em um cenário de pobreza, intransigência, drogas, e intolerância, Myracle elaborou um pungente e maduro conto expresso através de um mistério profundamente inteligente. Esperto, corajoso, e compassivo, este é um trabalho inesquecível de uma autora amada.

O principal motivo para eu dar uma segunda olhada em Shine foi sua capa. Linda e chamativa, mas não de um modo exagerado. Seu título não chama atenção, pelo menos não a minha. Mas quando eu li a sinopse foi que eu realmente decidi comprá-lo, com a vantagem da capa linda. Trata de um tema polêmico: o preconceito contra os homossexuais. E eu adoro livros que abordam temas do tipo.

Black Creek é um cidade pequena e afastada, onde todo mundo se conhece e as opções de amizade não são muitas. É daquelas cidades em que as pessoas são super conservadoras e religiosas, e o que é diferente é muitas vezes rejeitado. É o que acontece com Patrick, que desde cedo sabia ser homossexual, e nunca escondeu isso de ninguém. Para as pessoas da cidade ele era quase digno de pena, já que saiu dos caminhos certos de Deus, e blá blá blá.

Quando Patrick é atacado, Cat sente como se nem todos os esforços estivessem sendo feitos para achar 'o' ou 'os' culpados pelo crime. É como alguns comentários que ela ouve, sobre gays sempre receberem o que merecem, como se Patrick tivesse merecido ser espancado somente por ser gay, o que é um total absurdo. Por isso mesmo ela decide prosseguir com a investigação por conta própria, e para ajudar Patrick terá que superar seus medos em relação à muitas coisas, inclusive seu passado. 

Eu amo livros que tratam de temas polêmicos e que mexem com você lá no mais intimo do ser. Shine trata de um assunto muito delicado: o preconceito contras as pessoas que são homossexuais, mas mais que isso, fala também da HIPOCRISIA. Hipocrisia por parte das pessoas super crentes em Deus, mas que pensam que o garoto mereceu ser espancado só por ser diferente do que eles acham correto.

É uma leitura muito comovente. A escrita da Lauren torna tudo muito real. Ela demonstrou um enorme talento ao falar da forma como falou desse assunto. É revoltante as atitudes das pessoas nesse livro, e tenho certeza de que foi esse sentimento de revolta contra o preconceito que ela quis transmitir! Eu morri de raiva e chorei igual à Cat. A verdade é que é impossível não se emocionar com a forte amizade entre Cat e Patrick e tudo que ela seria capaz de fazer e superar por ele. 

Eu recomendo a leitura à todos, apesar do inglês do livro estar em um nível de médio à difícil. Torçam para ser lançado logo em português!


6 comentários:

  1. A resenha ficou otima, não conhecia o livro, o que me chamou a atenção foi a capa, algo vintage, gostei da historia em geral o livro parece ser otimo

    http://www.perfeitinhablog.com/

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu blog...e tbm dessa resenha! A capa do livro é linda e mais...tem temas super polêmicos! Adorooo!^
    Beijos!http://palomaviricio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3.  Que capa linda, adorei a sua resenha.
    Não conhecia o livro mais infelizmente não terei como ler já que sou péssina no inglês =/

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  4. Sabe o que me deixa chocada, Bianne? O fato de livros assim AINDA serem tão importantes. Acho que já deu tempo para nossa sociedade rever e repensar posturas antigas e preconceituosas, mas essas coisas ainda estão acontecendo...hoje mesmo um garoto se matou por causa disso...e mais, ainda batem e queimam em mendigos. Tenho uma tia que ainda acha que é pecado ser gay...Enfim, ainda temos muitas coisas para conquistar nessa sociedade...
    bjs

    http://milkshakespeareandcompany.blogspot.com
    @maira_wn

    ResponderExcluir
  5. Eu não conhecia esse livro e acho muito legal ser abordada essa temática de preconceito com os homossexuais. Achei o enredo bem legal e poderia realmente ser lançado em português.

    Um beijo,Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia este título e fiquei tentada a comprá-lo mesmo em inglês. Faz tanto tempo que não leio um livro em inglês bateu saudade e uma vontade enorme de explorar este título.

    Adorei a sinopse e principalmente sua resenha. Fiquei completamente envolvida e curiosa, de verdade!

    Adorei o blog e quero saber todas as novidades! Já estou seguindo. Espero que curta o meu!
    http://www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir

Quer fazer um blogueira feliz? Então deixa um comentário neste post! Você vai fazer todo o trabalho valer a pena rsrs
Mas tem um porém: Comentários ofensivos serão deletados.

Muito Obrigada por comentar! Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Garota Pai D'égua - Todos os direitos reservados.
Criado por: Bianne Souza.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo