segunda-feira, fevereiro 13, 2012

Eu Li: O Verão que Mudou Minha Vida - Jenny Han

Título :
O Verão que Mudou Minha Vida
Autor :
Jenny Han
Editora:
Galera Record
Onde Comprar:
Submarino | Saraiva | FNAC

A vida de Belly é medida em férias de verão. Para ela, todas as coisas boas só acontecem entre os meses de junho e agosto, quando está na casa de praia junto a Susannah, única e melhor amiga de sua mãe e uma espécie de tia, e seus dois filhos, Jeremiah e Conrad. Mais do que irmãos postiços e companheiros de férias, os filhos de Susannah tornaram-se o centro das suas emoções. A véspera do aniversário de 16 anos de Belly marca também o fim daquele que parece ser o último verão onde estarão todos reunidos em Cousins Beach. A partir do ano seguinte todos estarão ocupados demais e talvez algum deles já nem esteja mais entre nós...

Eu falei no vídeo do Chegou Pra Mim que o que me chamou atenção nesse livro foram as lembranças que a sinopse me despertou de uma fanfic que eu li há algum tempo atrás chamada Surpresas do Coração. Nessa fic uma garota estava dividida entre dois irmãos, filhos dos patrões de seu pai. Depois ela escolhe um deles, mas o destino se encarrega de mudar a vida dos três para sempre. Não sei se foi baseada em algum filme, série, livro ou whatever, só sei que ri e chorei com essa fic,e guardo ela no coração. Eu esperava que o livro despertasse as mesmas sensações.

Até as 100 primeiras páginas, ou um pouco mais, o livro me pareceu chato de dar dó. Belly me pareceu extremamente fútil com sua fixação pelo verão, deixando de dar valor para coisas mais importantes. Conrad era só um chato, que ignorava ela de todas as maneiras, de forma que eu não entendi como ela podia gostar dele. Jeremiah me parecia o mais legal de todos, mas não via nada nas atitudes dele que demonstrassem algum sinal de afeto por Belly. Estava jurando que o triângulo amoroso não ia deslanchar.

Mas aí entrou em cena um garoto chamado Cameron, que Belly conhece em uma fogueira na casa de um amigo dos irmãos. Ela e Cameron se dão bem instantaneamente, o que, finalmente, gera uma reação por parte dos meninos!!! E aí a estória começa a ficar interessante em relação ao triângulo, ou nesse caso quadrado, amoroso. A partir desse momento eu não consegui parar de ler, pois fiquei realmente curiosa para saber com quem Belly ia ficar.

Como a sinopse diz, Belly conta sua vida em verões e por isso alguns capítulos do livro retratam verões passados da vida de Belly. No começo eu achei essa mudança repentina de assunto algo desnecessário, mas depois percebi que algumas situações dos verões passados influenciavam nas situações do verão atual. Continuou um pouco esquisito estar lendo sobre uma coisa e de repente ir para quatro anos atrás. Tive vontade de pular alguns desses capítulos para continuar lendo a estória atual, mas me controlei.

A verdade é que esse livro não tem  muito romance. É um pseudo-romance, um romance que existe mais na cabeça da Belly do que na vida real. É chato no começo, mas depois que deslancha a curiosidade de impele a continuar lendo. Os personagens masculinos não foram bem desenvolvidos, em minha opinião, durante a maior parte da estória. Somente no final, depois de uma notícia ruim, que começamos a conhecê-los melhor.

Eu gostei e não gostei ao mesmo tempo. Sei lá, é meio difícil dizer. Acho que faltou mais profundidade na estória, apesar de ela ser naturalmente clichê. Há clichês bem desenvolvidos por aí. O triângulo amoroso é um clichê muito utilizado e constantemente bem desenvolvido. Como nesse caso eu só senti que estava conhecendo mais dos garotos no final, não dá para torcer por nenhum entende? Não havia nada que pesasse para um ou para outro. Mas eu li as sinopses dos outros livros e a estória parece ficar bem interessante mesmo. Inclusive as notas dos livros foram crescendo.

Eu sei que essa sinopse está enorme e confusa, mas é que foi bem difícil escrevê-la. Não sei descrever meus sentimentos em relação ao livro. É uma leitura light, não me arrependo de ter lido (apesar do começo super arrastado) e vou continuar lendo a série. Mas não é um livro que eu leria novamente. Enfim, a série melhora, e isso é ótimo. Muitas vezes as séries começam assim e no livro seguinte você se vê apaixonada. Vale à pena dar uma chance né?


20 comentários:

  1. Humm, parece ser um livro interessante, mas leituras arrastadas não me agradam muito.
    Vou dar uma chance sim, mas o livro não está com prioridade.
    Pontos positivos para a capa, é muito bonita!!! (e olha que não gosto de capas com pessoas)

    ResponderExcluir
  2. Oi Biah!
    Pelo que você falou, o livro me pareceu ser nada empolgante... Essas 100 primeiras páginas chatas parece que desanimam bastante.
    Se tiver a oportunidade, irei ler, senão não vou atrás!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei tanto desse livro. Achei uma gracinha *-*

    Beijinhos,Thais P.http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Aaah, adorei o novo visual do blog, super lindão :))
    Quanto a resenha sempre vi criticas SUPER positivas sobre esse livro, adorei a sua, sinceridade é muito importante. Quem sabe um dia quando minha fila de leitura diminuir eu venha a ler O verão que mudou minha vida.

    Beijos&beijosBook is life

    ResponderExcluir
  5. To lendo esse livro agora, na verdade ainda nem comecei, só coloquei o marcador lá UASHUAHSAUHS Boa resenha. Uma pena que você não gostou tanto :/ Espero que eu goste <3

    Beijos, Vanessa.This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  6. Quero muito ler esse livro... Estou vendo que as opiniões estão se dividindo. Já que muitos gostaram e outros não tanto. Mas quero tirar minhas conclusões. Acho a capa bem bonita, não gosto dos modelos, mas ficou bonita mesmo assim.

    Beijos,Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  7. Eu tava tava empolgada com a leitura, mas agora com a sua resenha... Gosto muito de romances, o fato de faltar nesse livro já me deixou meio assim, e ainda ser chato no começo? Odeio livros que demoram pra engrenar, dá muita preguiça de ler...
    Gostei da resenha e suas opiniões sinceras =)

    BeijossThaís - Berchim e etc

    ResponderExcluir
  8. O que mais gostei na resenha foi justamente esse sentimento de "confusão", por é assim mesmo, tem livro que a gente gosta enlouquecidamente (e ninguém, entende pq) e tem livros que não te tocam tanto assim...Agora, será que melhora nos proximos, Bianne? Eu, geralmente, não dou segunda chance não. Fico chateada com isso na verdade. É melhor um livro muito bom, do que três + ou -. Mas ando pensando que isso pode ser responsabilidade das editoras que dividem livros que não deveriam ser séries...será?

    http://milkshakespeareandcompany.blogspot.com
    @maira_wn

    ResponderExcluir
  9. Não sei bem se é culpa de editora nessa caso, já que os livros são em série lá fora mesmo, mas que as notas deles e as opiniões das pessoas em sites internacionais similares ao Skoob melhorou, isso com certeza =D

    ResponderExcluir
  10. Oi Bia!! Bom.. dps de ler sua resenha fiquei com um pezinho atras heheheh
    Vou aguardar resenhas dos proximos livros da serie..acho que nem foi lançado ainda, né?

    Beijos
    Rapha ~Doce Encanto

    ResponderExcluir
  11. Exatamente. O livro não me agradou tanto assim, mas pode agradar outras pessoas. As leituras são sempre muito subjetivas! 

    =D

    ResponderExcluir
  12. Tomara que vocês goste mesmo!!! ashhuasuh adorei o negócio do marcador, faço isso sempre hehehe

    ResponderExcluir
  13. Obrigada!!!! É o meu layout preferido de todos os que o blog já teve hehe

    ResponderExcluir
  14. Também não gosto muito de capas com pessoas, mas tem exceções. Também gosto muito dessa capa! 

    ResponderExcluir
  15. Como eu disse e um leitura bem light, de lazer mesmo, sem muita emoções conflitante no enredo e tal...=D

    ResponderExcluir
  16. shuasuhuha Acho que prefiro romances mais pronunciados sabe? hehehe

    ResponderExcluir
  17. Nossa, primeira pessoa que vejo dar uma pontuação mediana ao livro...
    Estou com certa vontade de ler o livro, até porque essa leitura "light" é o que ando precisando, pretendo ler logo, mas a lista só cresce, hehe.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Resenha muito boa, gostei demais fiquei querendo ler ele.

    ResponderExcluir

Quer fazer um blogueira feliz? Então deixa um comentário neste post! Você vai fazer todo o trabalho valer a pena rsrs
Mas tem um porém: Comentários ofensivos serão deletados.

Muito Obrigada por comentar! Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Garota Pai D'égua - Todos os direitos reservados.
Criado por: Bianne Souza.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo