quarta-feira, setembro 14, 2011

Eu Li: Pequeno Irmão - Cory Doctorow

Título :
Pequeno Irmão
Autor : 
Cory Doctorow
Editora:
Galera Record
Onde Comprar:
Saraiva  |  Submarino  |  FNAC

Marcus, pseudônimo “w1n5t0n”, só tem 17 anos, mas acha que sabe tudo sobre como o sistema funciona — inclusive como passar a perna nele. Esperto, rápido e escolado no mundo da internet, Marcus não tem problema nenhum em burlar os sistemas de segurança invasivos - mas não muito inteligentes - da escola. Quando ele e seus amigos se vêem encurralados após um gigantesco ataque terrorista em São Francisco, sua vida muda totalmente. No lugar errado, na hora errada, Marcus e os outros são presos pelo Departamento de Segurança Nacional e levados a uma prisão secreta onde serão interrogados sem misericórdia por dias sem fim. Depois de finalmente serem libertados, Marcus descobre que a cidade está sobre novas diretrizes, e cada cidadão é tratado como um terrorista em potencial. Ele sabe que ninguém vai acreditar na sua história, então só lhe resta uma saída: derrubar o sistema com as próprias mãos.


As únicas coisas que eu sabia sobre esse livro antes de começar a ler era que o livro tinha uma pegada meio Scott Westerfeld, e que os fãs do autor iriam adorar o livro. Por essas informações eu imaginava um mundo assim super moderno, com muita tecnologia avançada, futurístico mesmo. Pequeno Irmão é muito diferente do que eu imaginava. É muito, muito melhor!

Pequeno Irmão se passa no mundo que nós conhecemos hoje,com tecnologias revolucionárias e problemas que nenhuma tecnologia conseguiu resolver ainda. Um desses problemas é a ameaça do Terrorismo. No livro, depois de um atentado terrorista, o governo resolve utilizar a tecnologia que foi falha na prevenção do ataque para vigiar e investigar todas as pessoas. Marcus não gosta nada disso e resolve derrotar o governo usando a tecnologia que ele tanto ama.

 Falando em tecnologia, esse livro é uma senhora fonte de informações! Os assuntos tratados são explicados de uma forma tão simples que você já passa para o próximo capítulo se sentindo um gênio da informática e querendo saber mais!! Os adoradores e os não adoradores da informática vão se apaixonar por esse aspecto do livro!

 Durante a leitura eu me lembrei muito de A Janela de Overton. Muito mesmo! Mas não por tratarem da mesma coisa (apesar de haver ataques terroristas em ambos os livros),  mas porque o conceito de Janela de Overton (leia pra entender melhor) está muito presente em Pequeno Irmão, no sentido de que depois do atentado terrorista a maioria das pessoas aceitou se sujeitar aos desígnios e vontades do governo sem muitas contestações. Mas não Marcus e seus amigos.

Adorei o livro! Sou muito fã de tecnologia e super curiosa a respeito desses assuntos! Mas o livro não fica só nisso. Tem sua cota de drama e romance, e muita ação. É daqueles que você não consegue parar de ler porque está louco pra saber o que acontece depois e ainda fica se remexendo na cama/sofá/whatever com vontade de participar da ação. Adoro! 


5 comentários:

  1. eu não sabia coisa algum sobre esse livro! só via a capa dele por aí, mas nunca li sinopse nem nada!
    Parece ser muito interessante, não me lembro de ter lido um livro que usasse a tecnologia dessa forma (talvez Fortaleza Digital, mas acho que, em se tratando de tecnologia, não deve ser tão bem elaborado quanto este).

    "os fãs são tantos que, pela internet, circulam campanhas de arrecadação de fundos para que o livro seja traduzido em idiomas menores como o birmanês e o esloveno" MINHA NOSSA, com essas referências, não tem como não ficar curioso pra conferir se o livro é tão bom assim!

    ótima resenha Biah :)

    ResponderExcluir
  2. Ei Biah...

    OMG parece ser um otimo livro heim? Tbem adoro 'tecnologia lieteraria', desde que isso não confunda ainda mais a minha cabeça kkkk

    Gostei muito qdo disse romance e aventura, ingredientes indispensaveis pra mim num romance. Amoooo!

    Otima resenha, parabéns. Dica anotadissima \o/
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu ADOREI esse livro.
    na verdade, eu estava super receosa mas quando comecei a ler fiquei encantada com o livro. É maravilhoso!!

    ResponderExcluir
  4. Fiquei super curiosa quando tu comentastes sobre ele no vídeo, e agora com a resenha eu já quero muito ler, ainda mais vendo que ja foi comparada a 1984 e que os fãs de Scott Westerfeld vão gostar *-*

    ResponderExcluir
  5. Eu não conhecia o livro, mas só por saber que ele tem um quê de Westerfeld, sei que vou gostar.
    Adorei a resenha. Me deixou super curiosa.

    Beijo
    Amanda
    Amanda's World

    ResponderExcluir

Quer fazer um blogueira feliz? Então deixa um comentário neste post! Você vai fazer todo o trabalho valer a pena rsrs
Mas tem um porém: Comentários ofensivos serão deletados.

Muito Obrigada por comentar! Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Garota Pai D'égua - Todos os direitos reservados.
Criado por: Bianne Souza.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo