Eu Li: Pequeno Irmão - Cory Doctorow

Título :
Pequeno Irmão
Autor : 
Cory Doctorow
Editora:
Galera Record
Onde Comprar:
Saraiva  |  Submarino  |  FNAC

Marcus, pseudônimo “w1n5t0n”, só tem 17 anos, mas acha que sabe tudo sobre como o sistema funciona — inclusive como passar a perna nele. Esperto, rápido e escolado no mundo da internet, Marcus não tem problema nenhum em burlar os sistemas de segurança invasivos - mas não muito inteligentes - da escola. Quando ele e seus amigos se vêem encurralados após um gigantesco ataque terrorista em São Francisco, sua vida muda totalmente. No lugar errado, na hora errada, Marcus e os outros são presos pelo Departamento de Segurança Nacional e levados a uma prisão secreta onde serão interrogados sem misericórdia por dias sem fim. Depois de finalmente serem libertados, Marcus descobre que a cidade está sobre novas diretrizes, e cada cidadão é tratado como um terrorista em potencial. Ele sabe que ninguém vai acreditar na sua história, então só lhe resta uma saída: derrubar o sistema com as próprias mãos.


As únicas coisas que eu sabia sobre esse livro antes de começar a ler era que o livro tinha uma pegada meio Scott Westerfeld, e que os fãs do autor iriam adorar o livro. Por essas informações eu imaginava um mundo assim super moderno, com muita tecnologia avançada, futurístico mesmo. Pequeno Irmão é muito diferente do que eu imaginava. É muito, muito melhor!

Pequeno Irmão se passa no mundo que nós conhecemos hoje,com tecnologias revolucionárias e problemas que nenhuma tecnologia conseguiu resolver ainda. Um desses problemas é a ameaça do Terrorismo. No livro, depois de um atentado terrorista, o governo resolve utilizar a tecnologia que foi falha na prevenção do ataque para vigiar e investigar todas as pessoas. Marcus não gosta nada disso e resolve derrotar o governo usando a tecnologia que ele tanto ama.

 Falando em tecnologia, esse livro é uma senhora fonte de informações! Os assuntos tratados são explicados de uma forma tão simples que você já passa para o próximo capítulo se sentindo um gênio da informática e querendo saber mais!! Os adoradores e os não adoradores da informática vão se apaixonar por esse aspecto do livro!

 Durante a leitura eu me lembrei muito de A Janela de Overton. Muito mesmo! Mas não por tratarem da mesma coisa (apesar de haver ataques terroristas em ambos os livros),  mas porque o conceito de Janela de Overton (leia pra entender melhor) está muito presente em Pequeno Irmão, no sentido de que depois do atentado terrorista a maioria das pessoas aceitou se sujeitar aos desígnios e vontades do governo sem muitas contestações. Mas não Marcus e seus amigos.

Adorei o livro! Sou muito fã de tecnologia e super curiosa a respeito desses assuntos! Mas o livro não fica só nisso. Tem sua cota de drama e romance, e muita ação. É daqueles que você não consegue parar de ler porque está louco pra saber o que acontece depois e ainda fica se remexendo na cama/sofá/whatever com vontade de participar da ação. Adoro! 


Formada em administração de empresas, tem fascinação por aprender idiomas (nem sempre é bem sucedida, mas vale a tentativa). É apaixonada por livros, fez muitos amigos por causa deles, e os usa para conhecer novos lugares e realidades. É também uma ARMY orgulhosa.

Recomendado Para Você

Comentários