segunda-feira, abril 18, 2011

Eu Li: Água para Elefantes - Sara Gruen



Título :
Água para Elefantes
Autor :
Sara Gruen 
Editora:
Sextante
Onde Comprar:
FNAC Americanas | Saraiva


Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.

Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.

Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.

É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.

"Água para Elefantes" é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.


Água para Elefantes me foi recomendado por uma amiga minha a muito tempo atrás, acho que em 2007, quando ela ganhou de aniversário e leu. Desde então ele passou a figurar minha lista dos mais desejados, mas a oportunidade de lê-lo só surgiu com o lançamento da nova edição do livro, desta vez com a capa do filme. E eu me arrependo de não ter lido antes...

Neste livro iremos conhecer a história de Jacob, um rapaz de 23 anos, estudante de veterinária em uma universidade conceituada, que em um dia normal de aulas recebe a notícia de que seus pais faleceram em um acidente de carro. E mais, descobre que seus pais hipotecaram a casa para poder pagar sua universidade, e agora tudo pertence ao banco. Jacob volta desolado para universidade, sabendo que suas provas finais estão chegando e em breve ele será um veterinário de verdade.Mas no dia das benditas provas ele não consegue se concentrar, e a dor e a confusão são tantas que ele foge correndo sem terminar a prova. Corre sem parar, sem saber pra onde está indo e se depara com um trem, no qual ele sobe. Acaba descobrindo que entrou no trem do Circo Irmãos Benzini - O Maior Espetáculo da Terra. Não tendo pra onde ir, Jacob se junta ao circo no posto de veterinário, e é lá que se apaixonará, de modos distintos e puros, por Marlena , esposa do chefe do setor de animais, e por Rosie, a elefanta responsável por salvar o circo.

A narrativa é uma mistura entre o passado e o presente de Jacob. Começa com ele aos 90 (ou 93) anos em uma casa de repouso e se mistura com as lembranças que o circo que chegou à cidade lhe desperta. É um livro lindo, que desperta no leitor as mais diversas emoções, da  nostalgia à felicidade, e que mostra um pouco desse universo fantástico que é o circo. Trata do amor pelos animais, do companheirismo entre as pessoas nos momentos de necessidade e do amor que supera obstáculos.

Nunca fui a um circo sabiam? Sempre imaginei o circo com uma coisa realmente mágica, tipo um universo diferente, paralelo, e o livro no mostra esse universo de uma forma tão real e emocionante que eu sinto como se tivesse ido ao circo dezenas de vezes...



8 comentários:

  1. Ahh, que legal! Fiquei morrendo de vontade de ler agora! Eu já tinha visto alguns blogs falando sobre esse livro mas nunca tinha lido uma resenha. Adorei mesmo, fiquei morrendo de vontade de ler. Eu também nunca fui em um circo que eu me lembre, mas acho que deve ser demais, um "universo paralelo" como você disse. Com certeza ele vai entrar para a minha fila de desejados! :D Beijos,

    @minha_estante - Minha Estante

    ResponderExcluir
  2. Nunca foi a um circo? :O kkk
    Eu já fui algumas vezes quando criança e é realmente mágico nessa época.
    A resenha ficou ótima, gostei de saber melhor sobre o que se trata o livro mas infelizmente não senti vontade de ler o livro ainda, mesmo com todos os comentários de que ele é muito bom. Não sei porque mas não me chamou muita atenção, não é o tipo de história que gosto de ler. Mas quem sabe posso abrir uma exceção em breve.

    Bjs.
    The Lost Girl
    Leituras&Fofuras

    ResponderExcluir
  3. Li esse livro e amei. É muito emocionante *-*

    ResponderExcluir
  4. Nunca fui em um circo também -q

    Gostei do livro e quase chorava nas partes em que a Rosie apanhava :(
    Jacob er um velhinho tão fofo e rabugento *-* rs

    ResponderExcluir
  5. Eu Amei a sinopse e a resenha! Que tema mais lindo *-* (eu nem sabia do que se tratava antes de ler a resenha), esse agora tá com prioridade na minha listinha (que de “inha” não tem nada xD ). Realmente Biah, imagino teu sentimento de “eu deveria ter lido esse livro há muito tempo!” rsrs ótima resenha!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da resenha, comprei esse livro faz um tempinho e ainda não o li se acredita. Vou lê-lo e depois comento se gostei do livro.

    ResponderExcluir
  7. Muito boa sua resenha!
    Ainda não li esse livro, mas com certeza esta na minha lista de livros que pretendo ler! ^^

    ResponderExcluir

Quer fazer um blogueira feliz? Então deixa um comentário neste post! Você vai fazer todo o trabalho valer a pena rsrs
Mas tem um porém: Comentários ofensivos serão deletados.

Muito Obrigada por comentar! Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Garota Pai D'égua - Todos os direitos reservados.
Criado por: Bianne Souza.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo