quarta-feira, março 02, 2011

Eu Li: Matched - Ally Condie


Título :
Matched / Destino
Autor :
Ally Condie
Editora:
Dutton Juvenile / Agir
Onde Comprar:
Submarino | Saraiva | FNACBook Depository

Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.


A história de Cassia Reyes, personagem principal do livro, se passa em mundo futurista, em que o governo do país, que eles chamam de Sociedade, controla cada aspecto da vida dos habitantes: quando e com quem eles se casam, quando têm filhos, o que comem, o que vestem, qual sua vocação, quando morrem, tudo!!

O livro começa com Cassia e seu melhor amigo Xander se preparando para o grande Banquete do Par, onde serão mostrados seus futuros parceiros. Ela está muito ansiosa, já que seu parceiro foi escolhido através dos dados coletados sobre ela durante todos os anos anteriores, e pode acontecer de ela ser marcada para nunca se casar.

Quando o nome de Cassia é chamado ela fita ansiosa o monitor que mostrará o rosto de seu futuro marido. E qual não é a surpresa ao ver na tela o rosto de seu amigo Xander? Os dois se olham super felizes, claro, pois é raro os dois pretendentes serem do mesmo lugar e eles já se conhecem há muito tempo. Cassia e Xander recebem cada um, um cartão magnético contendo informações sobre o outro. Esse cartão é necessário porque normalmente são formados casais vindos de vilas, províncias diferentes, e os primeiros conhecimentos sobre o outro estão contidos nesse cartão.

Apesar de achar que não vai encontrar nada no cartão que ela não saiba, Cassia decide ver que informações estão lá. O cartão mostra uma foto de Xander, mas a tela se apaga e aparece outro rosto no lugar. É o rosto de Ky Markham. E agora Cassia está cheia de duvidas. Como podem aparecer dois companheiros pra ela? As marcações da Sociedade não são sempre exatas? E se não forem, significa que tu em que ela sempre acreditou é uma mentira? A confiança absoluta que ela tinha na Sociedade agora está abalada.

Ela vai passar por um dilema que quase todos nós já vivemos, por exemplo, quando alguém que você confiava mente sobre alguma coisa importante e você passa a se questionar se tudo o que aquela pessoa já te disse era realmente verdade, quantas mentiras ela já contou e tal. Vocês sabem que a cabeça se enche de dúvidas e questionamentos em uma situação dessas. E com Cassia não vai ser diferente.

São essas dúvidas sobre a sociedade que permeiam o livro. Você deve ou não ter direito de escolha? Não seria bom se houvesse alguém ou alguma coisa que escolhesse sempre o certo pra você? Você não teria que se preocupar com nada! Mas isso faz de você um ser humano ou um fantoche?

Só não dou 5 estrelas pra esse livro porque a Sociedade não foi muito bem explicada, no sentido de não sabermos porque ela surgiu, como, quem criou. Não deixa claro se o mundo todo é controlado pela Sociedade ou se é apenas um país. Isso não diminui o entendimento do livro, mas são informações importantes para o leitor poder visualizar melhor o ambiente da narrativa. Tirando isso, vale à pena ler com certeza. Super recomendo!

16 comentários:

  1. Eu ja vi umas resenhas negativas sobre esse livro,mas nada que tire a minha vontade de ler. Adorei a sua pois me deixou muito curiosa, espero ler em breve!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa super interessante esse livro.Nele se faz valer aquele ditado " Não julgue o livro pela capa", fiquei super curiosa para lê-lo agora.
    Maravilhosa sua resenha
    Beiijoos ;)

    ResponderExcluir
  3. Eu quero MUITO esse livro.
    Ótima resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha. Estou louca para ler esse livro.

    Beijos, Belly.
    Just a Girl
    http://bells-justagirl.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. ai que curiosidade que deu agora!!!!
    o enredo parece bem interessante!
    é série? se for, quem sabe a Sociedade não é explicada melhor depois,né?!
    Enfim, tua resenha me deixou com muita vontade de ler!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Pois é Lina, é isso que eu acho. Aconteceram umas coisas, e tenho quase certeza que vai ser necessária uma melhor explicação no próximo livro.
    Segundo a autora serão 3 livros no total =D

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. É quase como há seculos atrás (ou nem tanto), onde as mulheres eram prometidas em casamento. hehe Mas uma coisa bem mais moderna... cartão, etc.
    Tô curiosa pra ler.
    E a capa, hein? É linda!

    Bjoo!
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  9. É vdd Mayara, só que antes os interesse eram os titulos de nobreza e tal. Nesse livro o interesse é produzir crianças saudáveis, casasi que não brigam e tal. ashuhauhsa

    ResponderExcluir
  10. Destino tem o booktrailer mais "pega leitor" do universo, né? Achei incrivel quando vi!!

    Esse é um daqueles livros que depois de ler algumas resenhas a respeito, eu não sei se leio ou não hahaha (mas isso era esperado de mim, que tenho dificuldades em escolher até qual lanche do MC Donald's eu quero)

    O ponto que mais me chama atenção nele é a sociedade, mas se ela não é bem explicada...

    :**
    Léka

    ResponderExcluir
  11. Pois é..eles vão explicando ao longo da leitura..as coisas vão ficando mais claras. Mas não há todo aquela explicação no inicio do livro como acontece em outros livros...

    ResponderExcluir
  12. O que mais me chamou a atenção foi a capa, muito linda.
    Confesso qe a resenha me fez qerer ler o livro.
    Bjao e parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  13. A capa é linda e eu estou muito ansiosa para ler. Adorei a resenha. Até mais!!

    ResponderExcluir
  14. Junto de "Fallen" , "Tormenta" e esse "Destino" que você resenhou [muito bem por sinal] são os livros em lançamentos recentes que estou mais ansiosa por ler *.* (Minha carteira não tem me ajudado muito T . T)

    ResponderExcluir
  15. Estou doido para ler esse livro.
    Deve ser muito bom :)
    A Resenha ficou muito boa

    ResponderExcluir
  16. Quero tanto ler esse livro!! *-*
    A capa me agrada, a sinopse me deixou curiosa, e as resenhas que li até agora só falaram bem dele!!
    Então é obvio que eu to maluca pra ler ele, né?! ehehe

    Vou falir ;//

    ResponderExcluir

Quer fazer um blogueira feliz? Então deixa um comentário neste post! Você vai fazer todo o trabalho valer a pena rsrs
Mas tem um porém: Comentários ofensivos serão deletados.

Muito Obrigada por comentar! Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Garota Pai D'égua - Todos os direitos reservados.
Criado por: Bianne Souza.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo