segunda-feira, fevereiro 14, 2011

Eu Li: Os 13 Porquês - Jay Asher


Título :
Os 13 Porquês
Autor :
Jay Asher
Editora:
Ática
Onde Comprar:
Submarino | Saraiva | FNAC

Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

Confesso que comprei esse livro sem saber do que se tratava. Estava havendo uma super promoção numa loja on line e eu precisava comprar 99 reais em livros pra não pagar frete. Faltavam 10 reais e eu não sabia que livro comprar quando me deparei com o livro acima. Só fiz jogar o nome dele no Skoob, verificar sua média avaliativa e colocar no carrinho de compras. Foi assim que eu conheci "Os 13 Porquês". 

Só descobri do que o livro tratava quando comecei a leitura. Lendo o livro você irá conhecer um pouco da história de Hannah Baker e os 13 motivos que a levaram a cometer suicídio. Hannah gravou 7 fitas cassete falando sobre as atitudes e ações que a levaram a se suicidar e enviou essas fitas a pessoa responsável pelo primeiro motivo, com instruções para que estas fitas fossem passadas para o responsável pelo segundo motivo e assim por diante.  

Pois é, o livro fala sobre suicídio. E alguns dos vários sinais que as pessoas apresentam quando estão quase chegando a esse ponto...Nunca tinha nem ouvido falar, quanto mais lido um livro sobre suicídio (pelo menos que eu me lembre) e achei muito interessante ler um pouco sobre isso. É claro que não é um livro que aborda com profundidade psiquiátrica o assunto, mas é bom perceber que as vezes você fala coisas que são leves e sem importância pra você, mas que para o outro significam muitoooo, e acabam magoando demais.

 O modo com a história é contada também é novo pra mim: a narração contida na fita (sempre em itálico) é intercalada com comentários do narrador do livro, um dos nomes citados na fita. Enfim, gostei do livro. É um assunto interessante abordado de uma forma interessante. Vale a pena.

7 comentários:

  1. Nossa, nunca ouvi falar nesse livro. Mas me chamou bastante atenção. Deve ser tenso ler tudo em itálico, né? Isso deve ser um pouco irritante; mas se tiver uma oportunidade, com certeza leria! Beijos,

    @minha_estante - minhaestante.com

    ResponderExcluir
  2. @Bruno Miranda

    Não..nem foi ruim. Tá em itálica mas não tá pequeno sabe? Fácil de entender ;D

    ResponderExcluir
  3. A capa não me agradou muito! E o enredo não aguçou minha curiosidade :(


    bjs

    http://blogbibliomania.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Não acho a capa muito bonita, mas já é a segunda resenha que leio sobre esse livro e realmente me interessei. Espero em breve ter a oportunidade de ler.
    Beijos&beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu achei a capa a coisa mais linda..ele tá em falta em algumas livrarias...mas vou continuar tentando encontrar. Adorei esse tema e a narrativa deve ser alucinada, ver essas fitas circulando e toda a mágoa dela sendo despejada em todo mundo....bem cruel, porque a última palavra vai ser sempre dela...

    ResponderExcluir
  6. Verdade, é um livro ótimo, eu o li em 2010, é um livro que te mostra um outro lado, mostra 'como uma bola de neve', algumas amigas que leram, acharam que os motivos foram egoístas e eu achei que foi o limite para tudo que ela vinha sofrendo, e que cada atitude, que cada brincadeira que tomamos com determinada pessoa, pode e acarretará em uma consequência, em uma depressão ou até suicídio. Realmente esse foi um livro que li apenas uma vez ( ainda não consegui comprá-lo) mas que nunca esqueci a história e a mensagem que ele passa para quem o lê

    ResponderExcluir

Quer fazer um blogueira feliz? Então deixa um comentário neste post! Você vai fazer todo o trabalho valer a pena rsrs
Mas tem um porém: Comentários ofensivos serão deletados.

Muito Obrigada por comentar! Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Garota Pai D'égua - Todos os direitos reservados.
Criado por: Bianne Souza.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo