Eu Li: Quem é você Alasca? - John Green



Título :
Quem é Você, Alasca?
Autor :
John Green
Editora:
WMF Martins Fontes 
Onde Comprar:
Submarino | Saraiva | FNAC

Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras — e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o “Grande Talvez”. Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, engraçada, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao Grande Talvez. Quem é você, Alasca? narra de forma brilhante o impacto indelével que uma vida pode ter sobre outra. Este livro incrível marca a chegada de John Green como uma voz importante na ficção contemporânea.


Miles Halter é um adolescente que tem como hobby decorar as últimas palavras de pessoas mortas. É um hobby diferente, mas bem interessante. Miles leu a biografia do poeta François Rabelais, e descobriu que suas últimas palavras foram " Saio em busca do Grande Talvez." Miles não queria esperar a morta pra descobrir o Grande Talvez, por isso resolveu sair do seu estado natal para estudar em um colégio interno no Alabama chamado Culver's Creek. Quando chega lá Miles conhece Chip Martin, seu colega de quarto, que pede pra ser chamado de Coronel e dá ao Miles o apelido de Gordo, uma ironia ao fato de Miles ser magricela. Miles também conhece Alasca, amiga de Chip, e por quem sente uma atração à primeira vista.

O livro envolve muitos conceitos e questionamentos filosóficos, mas nunca, digo NUNCA, de maneira chata como em outros livros. E são conceitos muito fortes como porque religiões existem? A nossa estada na terra é só uma etapa? O que vem depois? Ou melhor ,vem alguma coisa? Ou estamos acabados depois daqui? São questionamentos que todos já se fizeram em algum momento da vida,ou por causa da perda de alguém ou porque você está em uma fase de questionamentos e dúvidas sobre tudo. E durante a leitura você se questiona ainda mais. O livro te faz pensar!

Quando eu ouvi falarem muito bem de 'Alasca' eu pensei que se tratava somente de uma história muito bem escrita. Não sabia a imensa importância da divisão do livro em antes e depois. E chorei muito, muito mesmo. De soluçar sabe? Creio que porque eu perdi alguém muito importante recentemente e os conceitos do livro me acertaram em cheio. Quando Alasca se pergunta " como sair desse labirinto de sofrimento?" eu chorei feito criancinha.

Alasca é uma personagem impressionante, um verdadeiro exemplo para as mulheres. Uma de suas muitas frases marcantes, "Do not objectify the women's body ", algo como " Não torne o corpo das mulheres um objeto" faz você virar fã dela de forma instantânea!

Eu gostaria de ter feito uma resenha bem maior e mais completa sobre "Alasca" ,mas não consegui.Pensei em milhares de coisas pra escrever sobre o livro, mas no final estas coisas me pareceram mais reflexões  particulares do que qualquer coisa.

Enfim, acho que vocês só vão entender o quanto esse livro é MAGNíFICO quando vocês lerem. O livro, apesar de ter uma mesma história contada pra todos os que o lêem, vai afetar cada pessoa de forma muito particular. Por isso eu recomendo essa leitura a todos. Leiam e espalhem 'Alasca' pelo mundo.

Formada em administração de empresas, tem fascinação por aprender idiomas (nem sempre é bem sucedida, mas vale a tentativa). É apaixonada por livros, fez muitos amigos por causa deles, e os usa para conhecer novos lugares e realidades. É também uma ARMY orgulhosa.

Recomendado Para Você

Comentários