segunda-feira, janeiro 10, 2011

Eu Li: Quem é você Alasca? - John Green



Título :
Quem é Você, Alasca?
Autor :
John Green
Editora:
WMF Martins Fontes 
Onde Comprar:
Submarino | Saraiva | FNAC

Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras — e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o “Grande Talvez”. Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, engraçada, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao Grande Talvez. Quem é você, Alasca? narra de forma brilhante o impacto indelével que uma vida pode ter sobre outra. Este livro incrível marca a chegada de John Green como uma voz importante na ficção contemporânea.


Miles Halter é um adolescente que tem como hobby decorar as últimas palavras de pessoas mortas. É um hobby diferente, mas bem interessante. Miles leu a biografia do poeta François Rabelais, e descobriu que suas últimas palavras foram " Saio em busca do Grande Talvez." Miles não queria esperar a morta pra descobrir o Grande Talvez, por isso resolveu sair do seu estado natal para estudar em um colégio interno no Alabama chamado Culver's Creek. Quando chega lá Miles conhece Chip Martin, seu colega de quarto, que pede pra ser chamado de Coronel e dá ao Miles o apelido de Gordo, uma ironia ao fato de Miles ser magricela. Miles também conhece Alasca, amiga de Chip, e por quem sente uma atração à primeira vista.

O livro envolve muitos conceitos e questionamentos filosóficos, mas nunca, digo NUNCA, de maneira chata como em outros livros. E são conceitos muito fortes como porque religiões existem? A nossa estada na terra é só uma etapa? O que vem depois? Ou melhor ,vem alguma coisa? Ou estamos acabados depois daqui? São questionamentos que todos já se fizeram em algum momento da vida,ou por causa da perda de alguém ou porque você está em uma fase de questionamentos e dúvidas sobre tudo. E durante a leitura você se questiona ainda mais. O livro te faz pensar!

Quando eu ouvi falarem muito bem de 'Alasca' eu pensei que se tratava somente de uma história muito bem escrita. Não sabia a imensa importância da divisão do livro em antes e depois. E chorei muito, muito mesmo. De soluçar sabe? Creio que porque eu perdi alguém muito importante recentemente e os conceitos do livro me acertaram em cheio. Quando Alasca se pergunta " como sair desse labirinto de sofrimento?" eu chorei feito criancinha.

Alasca é uma personagem impressionante, um verdadeiro exemplo para as mulheres. Uma de suas muitas frases marcantes, "Do not objectify the women's body ", algo como " Não torne o corpo das mulheres um objeto" faz você virar fã dela de forma instantânea!

Eu gostaria de ter feito uma resenha bem maior e mais completa sobre "Alasca" ,mas não consegui.Pensei em milhares de coisas pra escrever sobre o livro, mas no final estas coisas me pareceram mais reflexões  particulares do que qualquer coisa.

Enfim, acho que vocês só vão entender o quanto esse livro é MAGNíFICO quando vocês lerem. O livro, apesar de ter uma mesma história contada pra todos os que o lêem, vai afetar cada pessoa de forma muito particular. Por isso eu recomendo essa leitura a todos. Leiam e espalhem 'Alasca' pelo mundo.

11 comentários:

  1. Aiii, quero muito ler Quem é você, Alasca?, todo mundo fala tão bem! *-----*


    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler esse livro parece ser ótimo.

    ResponderExcluir
  3. eu A DO REI a sua resenha!
    Quero muito ler o livro, amo livros que me fazem pensar, refletir, e vc disse que o livro é assim, alem de tocar de verdade na gente!
    Será, sem duvidas, a minha proxima compra!!

    Beeijos
    Rapha - Doce Encanto

    ResponderExcluir
  4. @Raphaela

    Ah, Rapha, que bom que você gostou!!!

    Compre sim que você vai adorar!!

    ResponderExcluir
  5. Gostei de sua resenha. Me fez querer ler o livro :)

    beijos


    Blogbibliomania.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ok, Bia. Você me convenceu a espalhar o amor por "Looking for Alaska" pelo mundo rs!

    Já tinha ouvido falar bem tanto do livro quanto do próprio autor, mas até essa resenha tinha passado meio batido...Mas um livro para você pensar? Isso é material raro em YA hoje em dia, temos que reconhecer, então com certeza darei uma chance para ele =]!

    Resenha super persuasiva!!

    :**,
    Léka

    ResponderExcluir
  7. Gostei bastante da resenha, e principalmente de saber que aborda conceitos fortes de uma maneira legal. E que o Hobby esquisito hein
    Mas uma que vai pra lista oh god.

    ResponderExcluir
  8. Amei esse livro! Tem uma capa bem simples, porém diz muito da historia, que é bem legal.
    Eu ainda não li este livro, mas a resenha e a sinopse me conquistaram, achei o livro interessante, pois conta uma historia de uma adolescente bem diferente das outras da sua escola. Tenho grandes expectativas para esta obra, pois John Green é um excelente escritor, amei A Culpa é das Estrelas.

    ResponderExcluir
  9. Meus parabéns! Amei a maneira que vc usou para se
    expressar, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso...
    se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas
    religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias
    cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus
    jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura...a capa
    do livro é linda ela traz o universo como tema.

    http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=78725243

    ResponderExcluir

Quer fazer um blogueira feliz? Então deixa um comentário neste post! Você vai fazer todo o trabalho valer a pena rsrs
Mas tem um porém: Comentários ofensivos serão deletados.

Muito Obrigada por comentar! Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Garota Pai D'égua - Todos os direitos reservados.
Criado por: Bianne Souza.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo