Eu Li: O Reverso da Medalha - Sidney Sheldon


Título :
O Reverso da Medalha
Autor :
Sidney Sheldon
Editora:
Record
Onde Comprar: 
Submarino | Saraiva | FNAC

Kate Blackwell era milionária. E muito esperta. No mundo dos negócios, ninguém era capaz de passá-la para trás, e foi assim que conseguiu manter a solidez do império financeiro que herdou do pai - uma fortuna construída sobre a exploração e o comércio de diamantes na África do Sul. Mas o poder e a riqueza não eram os únicos elementos que faziam parte da história da família: a tragédia também acompanhara a trajetória de quase todos os seus membros, como um legado de maldição. Neste livro, Sidney Sheldon constrói uma saga emocionante, marcada pelo mesmo estilo que já cativou milhões de leitores em todo o mundo.         

Não foi o primeiro livro do Sheldon que eu li e, confesso, que das duas leituras passadas só gostei de uma e provavelmente porque a personagem principal era uma mulher, e forte. E foi por ser uma mulher a personagem principal que eu me interessei por esse livro. 

O livro é dividido em outros 5 livros menores e cada um desses livros conta a história de uma geração da família de Kate Blackwell, começando de quando seu pai, um jovem ambicioso chamado Jamie McGregor , partiu da Escócia em direção à Africa em busca de diamantes.  Logo que chegou Jamie passou por muitas dificuldades, foi enganado e revoltado buscou vingança. Finalmente conseguiu seus diamantes e se vingou. O livro dois conta a história da filha de Jamie, Kate McGregor, personagem principal de toda a história. E assim por diante. 

A história contada no livro é muito corrida e em poucas páginas acontecem muuuitas coisas! Em 459 páginas são contadas as histórias de cinco gerações e em nenhum momento essa história é contada de forma superficial. Somos absorvidos pelas intrigas e pelos problemas da família e da empresa de Kate. No começo eu a adorava, achava um mulher forte e maravilhosa por estar determinada a não ser igual a todas as outras mulheres. Ela se apaixonou por um homem 22 anos mais velho e jurou, ainda criança, que um dia se casaria com ele. E ela conseguiu! Mas depois que assumiu o comando da empresa passou a pensar somente em poder e como poderia aumenta-lo. E  isso destruiu toda a admiração que eu sentia por ela no começo do livro. 

Kate se tornou uma mulher manipuladora. Queria que seu filho assumisse a empresa, mas como ele não tinha aptidão para os negócios decidiu que daria um jeito e acabou arruinando a vida do filho e da nora, sempre achando que estava fazendo o melhor para sua empresa. Odiei o que ela fez e as consequências que isso causou na vida de pessoas que nasceram inocentes e que, tenho certeza, não teriam sido corrompidas se Kate não tivesse feito o que fez.

É um história ótima, ótima mesmo.Adorei sua trama, as vinganças, os planos bem elaborados, as reviravoltas, os dramas. Mas não daria um 'dez' a um livro cujo personagem , pra atingir seu 'final feliz', controlou, manipulou e destruiu vidas no processo. Kate mereceu todo o sofrimento pelo qual passou. E me consola ter visto ela sofrer também, bem como aumenta a nota que dou para o livro. Mas continuo pensando no quanto teriam sido melhores as vidas de quem ela 'amava' se ela tivesse se importado um pouco mais com eles do que com a empresa. Sinto muita pena de todos que ela usou para atingir seus propósitos.

Formada em administração de empresas, tem fascinação por aprender idiomas (nem sempre é bem sucedida, mas vale a tentativa). É apaixonada por livros, fez muitos amigos por causa deles, e os usa para conhecer novos lugares e realidades. É também uma ARMY orgulhosa.

Recomendado Para Você

Comentários