Bienal do Livro do RJ e a celebração da arte

A Bienal do Livro do Rio de Janeiro aconteceu entre os dias 30 de agosto a 08 de setembro e além de todos os feelings que um evento desse porte proporciona, também houveram acontecimentos importantes que precisamos constar. 
Tive oportunidade de participar do último final de semana do evento e, meus amores, os dias ferveram! 

Vem voar nos livros comigo aaaa

O youtuber Felipe Neto comprou e distribuiu 14 mil livros de temáticas LGBTs que, durante a semana anterior, foi censurado (essa é a palavra adequada) pelo prefeito da cidade do Rio de Janeiro.
Para ser mais específica, a HQ da Marvel "Vingadores, a Cruzada das Crianças'", do roteirista Allan Heinberg, que tem uma imagem de beijo entre dois homens foi entendido pelo senhor prefeito como agressivo para crianças.
Esta imagem: 



Desde então, a prefeitura usou de seu poder para "fiscalizar" com ameaças de confisco dos livros, caso eles não estivessem embalados. 
Consto que a HQ não contem conteúdo pornográfico e está liberado as crianças lerem, caso seja do entendimento dos pais, visto que menores de 18 anos são tutelados por seus responsáveis legais. Eu duvido esse fato seja difícil de entender por parte do prefeito então só me resta apontar o obvio: o moralismo, que é a pauta da vez no Brasil, quer impor as suas regras retrogradas e criminosas em nossas vidas. 

A censura sofrida na cidade do RJ foi completamente inversa aos eventos da nossa Feira Pan-Amazônica do Livro, em Belém. Foram trabalhadas e celebradas temáticas LGBTs, assim como obras de autorias de mulheres, negros e negras, indígenas e autores locais. Sai de Belém energizada de coisas boas e se deparar com essa realidade preocupante em outro território foi bem impactante.

No entanto, à nós, militantes da arte e da literatura, só resta lutar e resistir. 
Lutar pelo mundo que desejamos, com mais respeito e igualdade. 
Resistir as pessoas que querem ver outras pessoas invisibilizadas por não aceitarem suas singularidades e diferenças. 
Resistiremos e lutaremos sempre! 

A Bienal do Livro é um dos maiores eventos literários do país e a edição de 2019 é histórica. Livros diversos chegaram em mãos diversas e é esse o Brasil que queremos: um país leitor. 
No sábado a noite também teve um ato espontâneo onde leitores fizeram uma passeata aos gritos de "CENSURA NUNCA MAIS!". Os vídeos são de arrepiar e de uma esperança necessária. 
De fato, uma edição histórica, Bienal do RJ. 

Até a próxima, pessoal! 


Assistente social apaixonada por livros. Militante da transformação social através da literatura.

Recomendado Para Você

Comentários