Eu Li: A Poeta X - Elizabeth Acevedo

Título:
A Poeta X
Autora:
Elizabeth Acevedo
Editora:
Galera Record

Adicione ao Skoob

Best-seller do New York Times sobre uma adolescente que conta sua história através de uma poesia intensa, crua e poderosa. Xiomara Batista se sente sem voz e incapaz de se esconder no Harlem. Desde que seu corpo ganhou curvas, ela aprendeu a deixar os punhos e toda sua raiva falarem. E, em contraste com as regras da mãe religiosa, Xio tenta expressar suas próprias crenças através da poesia: a garota derrama toda frustração e paixão nas páginas de um caderno, recitando as palavras para si mesma como orações.
Em seu romance de estreia, Elizabeth Acevedo aborda dúvidas e experiências frenquentes da adolescência – religião, relacionamento e autoaceitação –, apresentando essas questões por meio das lentes da herança afro-latina de Xiomara.
Acevedo elevou o romance escrito em verso a uma ferramenta poderosa, fornecendo aos leitores uma narrativa incrivelmente viciante e deliciosamente rítmica, implorando para ser lido em voz alta. A autora traz um ponto de vista único para aqueles que convivem com todo tipo de preconceito e procuram por si mesmos na literatura e na vida.

"Um livro para ser lido em voz alta". Não é por acaso que a autora Elizabeth Acevedo é campeã de declamação de poesia e este livro traz com toda a sensibilidade a história de vida de uma moça também apaixonada por poesia e talentosa com as palavras. 

Xiomara é filha de imigrantes dominicanos nos EUA. Uma jovem negra, bela, com curiosidades comuns para a fase adolescente. Sua mãe é extremamente religiosa e seu pai completamente ausente. Seu irmão gêmeo é um gênio e estuda em uma escola para tal. Xiomara, não. Ela estuda na escola comum do bairro com os demais filhos de imigrantes. 
Ela é uma mulher forte que sempre soube se defender e, se preciso, usa até seus punhos para isso. 
No entanto, por traz de todo mistério dessa garota calada porém firme há uma alma repleta de duvidas e desejos; desejos de descobrimento, desejos de fuga. 

.
"A Poeta X" tem uma narrativa poética que transbordam essas dúvidas, angustias, desespero, amor. 
A autora conseguiu construir um enredo completo em versos, literalmente.
Xiomara tem uma vida complexa, como todo o ser humano, no entanto, sua alma é grande demais para seu lugar. 
Seus questionamentos são diversos e pertinentes, como religiosidade, desejos, sexualidade, silêncios, personalidade, lugar no mundo, sobre ser. 
Xiomara, com sua história toda contada em poesia, nos inspira a enxergar o mundo através do seu olhar, do seu lugar de fala. 

Uma obra que merece ser conhecida e, sim, merece ser lida em voz alta. 
"A Poeta X" é um livro lindo e comovente sobre o processo de crescimento de uma mulher que ama as palavras e tem sua vida transformada por elas. 
É uma leitura que vale muito a pena. 

Leiam!

Assistente social apaixonada por livros. Militante da transformação social através da literatura.

Recomendado Para Você

Comentários