#Pensando Bem: Escócia para cinéfilos

Oi gente, como estamos?

Esperamos que estejam todos bem e se divertindo com as semanas temáticas em comemoração ao nosso aniversário de 8 anos no blog este mês!

Como esta semana começamos falando da Escócia através da literatura, achei legal também fazer uma apanhado rápido e geral de filmes que me ajudaram e que, talvez, possam ajudar você também a conhecer um pouquinho mais dessa cultura encantadora e mística envolta em tanto sangue e batalhas.

Nessas pesquisas que andei fazendo para a semana, venho aprendendo e percebendo detalhes que não tinham tanta visibilidade para mim há um tempo atrás, como por exemplo: os sentimentos que encontrei com abundância nos livros ambientados na Escócia. E aparentemente nos filmes e séries estes mesmos sentimentos também se fazem presentes. E para cada sentimento despertado em mim através da leitura ou assistindo a filmes e séries resolvi indicar personificações cinematográficas. Tais como:


#ROMANCE

Claire Randall (Caitriona Balfe) é uma enfermeira em combate em 1945. Ela é misteriosamente transportada através do tempo e mandada para 1743, e sua vida passa a correr riscos que ela desconhece. Forçada a se casar com Jamie Fraser (Sam Heughan), um cortês e nobre guerreiro escocês. Um relacionamento apaixonado se acende, e deixa o coração de Claire dividido entre dois homens completamente diferentes, em duas vidas que não podem ser conciliadas. (por: Adoro Cinema)

 #TRAIÇÃO

Mary é a jovem rainha da Escócia e passou metade da vida escondida em um convento. Após uma tentativa de homicídio foi enviada à França para se casar com o futuro rei, o príncipe Francis. A união foi determinada quando ainda eram crianças e a tarefa deveria ser simples: eles se casariam, unindo os dois países. No entanto, a moça acabará descobrindo que sua estadia na corte francesa não terá nada de simples. Em meio a intrigas, profecias, mistérios e muito romance, Mary deverá encontrar uma forma de salvar a si mesma e o seu país. (por: Apaixonado por séries)

#HONRA

No início do século XVIII na Escócia, um nobre, o Marquês de Montrose (John Hurt), se compromete a entregar uma carta de crédito de mil libras, mas o pagamento é feito em dinheiro e é roubado pelo chefe da guarda (Tim Roth) do Marquês. O nobre exige seu dinheiro e quando o capitão da guarda resolve prender Rob Roy MacGregor (Liam Neeson), o chefe do clã, para alguém pagar pelo seu crime. Entretanto, ele não o encontra e, para provocá-lo, estupra Mary (Jessica Lange), sua mulher, e queima sua casa. Este acontecimento provoca o desejo de vingança do clã ofendido. (por: Adoro Cinema)

#CORAGEM

A jovem princesa Merida foi criada pela mãe para ser a sucessora perfeita ao cargo de rainha, seguindo a etiqueta e os costumes do reino. Mas a garota dos cabelos rebeldes não tem a menor vocação para esta vida traçada, preferindo cavalgar pelas planícies selvagens da Escócia e praticar o seu esporte favorito, o tiro ao arco. Quando uma competição é organizada contra a sua vontade, para escolher seu futuro marido, Merida decide recorrer à ajuda de uma bruxa, a quem pede que sua mãe mude. Mas quando o feitiço surte efeito, a transformação da rainha não é exatamente o que Merida imaginava... Agora caberá à jovem ajudar a sua mãe e impedir que o reino entre em guerra com os povos vizinhos. (por: Adoro Cinema)

 #TRAGÉDIA

Macbeth é um general do exército escocês que conta com enorme respeito do seu rei por sua lealdade e vitórias em batalhas. Certo dia, encontra três bruxas, que profetizam que ele um dia se tornará o novo rei da Escócia. Encorajado por sua manipuladora esposa Lady Macbeth, que lamenta nunca ter conseguido lhe dar herdeiros, Macbeth se torna ambicioso e assassina o Rei Duncan, assumindo o trono. Atormentado pela culpa e paranoico, Macbeth se transforma em um rei tirano e cruel. (fonte desconhecida no google)


É... nem só de finais felizes vive um romance escocês, mas ainda assim despertam sensações e sentimentos muito fortes na vida de cada um dos que se permitem vivenciá-los seja através de livros ou de filmes.

Espero que vocês tenham gostado das minhas dicas e até o próximo post!

Assistente Social por amor a profissão, descobriu em 2013 uma nova paixão: ser blogueira literária. Desde então vem se apaixonando mais a cada novo livro lido. Descobriu através de Jose de Alencar e só reafirmou ao ler Jane Austen, que Romances de Época são imprescindíveis para a sua vida assim como respirar. Adora intercalar suas leituras com momentos em família, séries de tv, doramas, música, bujo, fotografia, saídas com amigos e seus cachorros lindos. Encontra na literatura uma forma de desbravar o mundo e fazer novos amigos.

Recomendado Para Você

Comentários