Eu Li: Ouro, Fogo & Megabytes - Felipe Castilho


Título:
Ouro, Fogo & Megabytes
Autora:
Felipe Castilho
Editora:
Gutenberg
Onde Comprar:
Submarino | Saraiva | FNAC

Ouro, Fogo & Megabytes - Como esconder uma suspensão escolar dos pais, resgatar uma criatura mágica das garras de uma poderosa e mal-intencionada corporação e ainda por cima salvar o país de um desastre sem precedentes?
Anderson Coelho, um garoto nada extraordinário de 12 anos, divide sua vida entre a pacata realidade escolar e uma gloriosa rotina virtual repleta de aventuras em Battle of Asgorath, jogo de RPG online em que jogadores do mundo todo vivem num universo medieval, cheio de fantasia. Lá, Anderson – ou Shadow, nome de seu avatar – tem vida de estrela: é o segundo colocado do ranking mundial. E são justamente suas habilidades que chamam a atenção de uma misteriosa organização, que o escolhe para comandar uma missão surpreendente junto com um grupo de ecoativistas nada convencionais.

“Ouro, Fogo & Megabytes”, lançado pela Editora Gutemberg, é o livro 1 da série “O Legado Folclórico”, de Felipe Castilho.

Queria sentar com vocês em um café para poder explicar o quão fantástico esse livro é. Felipe Castilho misturou mitologia brasileira e tecnologia em uma aventura incrível e de tirar o fôlego! A obra abriu as portas para o que ainda não tinha visto nos livros de fantasias nacionais: destaque para os nossos mitos. 

Aqui, no Pará, é muito comum ouvirmos “causos” sobre diversos mitos. Nossos interiores são repletos de magia e contações de histórias. Não sei como funciona pelo resto do país mas, aqui no Norte, os mitos dão muito o que falar. Posto isso, fiquei super interessada quando @robertaspindler me deu a dica desse livro (as dicas dessa mulher, gente, affo ♥). E foi mais do que eu espera! A proposta é super interessante e o autor levanta questionamentos importantes sobre a natureza, em geral. Gosto quando um livro nos tira da nossa zona de conforto e nos faz olhar além, e Felipe Castilho inspira isso.

A história contada em 3ª pessoa nos apresenta Anderson Coelho. Ele é, aparentemente, um garoto comum que mora em Rastelinho, uma cidade de Minas Gerais, com a família. No entanto, Anderson não é apenas um garoto comum. Ele também é Shadow Hunter, o 2° lugar mundial de Battle of Asgorath, um jogo de MMORPG (para os  noobs como eu, é um jogo de RPG online). Anderson vive uma vida pacata em sua cidadezinha e uma vida cheia de aventura como Shadow Hunter em seu game, até que um dia tudo muda.

Primeiro um esquisitão invade o jogo no meio de uma batalha para fazer perguntas à Anderson. Logo em seguida, um telefonema esquisito. Depois uma visita inesperada. E é aí que entra em cena a Organização, uma ONG que luta pelo meio ambiente. Na casa/sede, que fica em São Paulo, a Organização faz diversos tipos de ações, como a “coleta”, que consiste em conscientizar as pessoas nas ruas em prol da natureza. (O quão duro será quando eu for em SP e não ver esse pessoal com colete marrom. Ai, ai.)

Quando Anderson é contratado para fazer uma missão para a Organização e viaja para São Paulo, ele começa a interagir com essa outra realidade que ele sequer imaginava que existia. As lendas são reais. O saci-Perepê, o boitatá, o lobo-guará, o caipora... as criaturas folclóricas são reais. E a missão de Anderson envolve coisas grandes a respeito de uma empresa que quer, não apenas ganhar dinheiro, mas também prejudicar o meio ambiente. Com seu conhecimento tecnológico, Anderson vai tentar ajudar a Organização a resgatar uma das lendas folclóricas que está em extinção e, se mal sucedido, poderá pode causar sérios problemas a todo o país.

Expondo dessa forma, parece muito louco. E de fato, é. E interessante. E inteligente. E instigante. Felipe Castilho escreveu um livro de fantasia com todos os ingredientes necessários: aventura, adrenalina, conflitos, mistérios e adicionou elementos importantes e atuais, como: a influência nociva da mídia, a perspectiva de ética, questões ambientais e outros questionamentos que inspiram o leitor a novos pontos de vista.  

 “Acho que uma sociedade equilibrada seria um lugar onde cada um de nós soubesse o seu papel no mundo... Onde todos tivessem o conhecimento e o utilizassem em consenso para que a sociedade inteira melhorasse. Não um grupo seleto. Não alguém. Melhorar o mundo, para que todos tirem o melhor dele.”

“Ouro, fogo & megabytes” é uma passagem sem volta para uma fantasia surpreendente e muito brasileira. Os personagens são interessantes e, estranhamente, reais demais. As lendas que conhecemos darão margem a outros contextos e histórias envolventes, adicionando ainda mais o fantástico do todo que o livro é. O começo é um pouco lento, mas quando o livro pega ritmo, fica super dinâmico e termina rápido demais. O livro também é recheado de ilustrações super bonitas que chamam bastante atenção. Quanto ao trabalho da editora Gutemberg: sou fã. Seus livros são sempre muito bonitos e bem feitos.

A continuação, “Prata, Terra & Lua Cheia”, já foi publicada, mas ainda não consegui ler, infelizmente. Em breve resolverei isso e, quem sabe, terá resenha do livro 2 para a próxima semana nacional. 

O autor Felipe Castilho já divulgou o título do 3° volume, que se chama “Ferro, Água & Escuridão”. Ele ainda está em produção e podemos ter notícias em primeira mão em sua página no facebook: O Legado Folclórico. Estou muito feliz por poder conhecer e compartilhar essa história incrível como vocês. Anotem no caderno de dicas preciosas!

Comentem aqui o que vocês acharam da proposta e, caso já tenham lido, me digam o que acharam!



Leiam, leiam, leiam!
Fernanda Karen Estudante de Serviço Social com o coração no curso de Letras. Apaixonada por séries, dramas e café. Bookaholic  irrecuperável e promíscua literária. Eventualmente estou trocando um de meus rins por livros muito desejados. (Qualquer coisa é só entrar em contato). Amo YA, ficção-fantasia, clássicos (brasileiros, portugueses, ingleses, latinos etc), chick-lits... Perceberam que meu preconceito literário é zero? Ops, quase zero; não leio auto-ajuda.

Assistente social apaixonada por livros. Militante da transformação social através da literatura.

Recomendado Para Você

Comentários