segunda-feira, maio 23, 2011

Eu Li: Um Amor Para Recordar - Nicholas Sparks


~~ Tem spoiler pra quem não viu o filme ~~ 


Título :
Um Amor Para Recordar
Autor :
Nicholas Sparks
Editora:
Novo Conceito
Onde Comprar:

“Cada mês de abril, quando o vento sopra do mar e se mistura com o perfume de violetas, Landon Carter recorda seu último ano na High Beaufort. Isso era 1958, e Landon já tinha namorado uma ou duas meninas. Ele sempre jurou que já tinha se apaixonado antes. Certamente a última pessoa na cidade que pensava em se apaixonar era Jamie Sullivan, a filha do pastor da Igreja Batista da cidade. A menina quieta que carregava sempre uma Bíblia com seus materiais escolares. Jamie parecia contente em viver num mundo diferente dos outros adolescentes. Ela cuidava de seu pai viúvo, salvava os animais machucados, e auxiliava o orfanato local. Nenhum menino havia a convidado para sair. Nem Landon havia sonhado com isso. Em seguida, uma reviravolta do destino fez de Jamie sua parceira para o baile, e a vida de Landon Carter nunca mais foi a mesma.”

Eu sempre tive muito medo de ler os livros do Nicholas Sparks, pois ouvi muitos comentário do tipo 'É muito triste' e 'Sempre morre alguém no final'.Não vou discutir essas afirmações, já que esse é o primeiro livro do autor que eu leio. Mas é que eu tento evitar ao máximo livros tristes sabe? Fico deprê muito fácil! rsrs Então imaginem surpresa quando eu recebi os kits de Um Amor Para Recordar, lançamento da Novo Conceito. Me preparei psicologicamente para ficar triste rsrs.

O livro conta a mesma história que todos nós vimos no filme:  um rapaz, Landon Carter, rebelde com amigos rebeldes, mas com uma alma boa; uma garota, Jamie Sullivan, educada, inteligente e religiosa; uma peça de teatro que aproxima os dois jovens e faz com que se apaixonem; a revelação de que a menina tem câncer e vai morrer. Tudo o que vimos no filme certo?  Certo, porém no livro é contado com menos contrastes. Por exemplo: Lando Carter , o rebelde, não é tão rebelde assim , pelo menos na minha opinião.

Ele não é forçado a participar do grupo de teatro por ter obrigado um cara a pular na água em um local proibido. Na verdade ele se matricula no grupo de teatro pra não ter que estudar Química II. Não é tão rebelde assim né? A única coisa 'reprovável' que ele faz é avacalhar com os outros, colocar clipes de papel nas caixinhas de dinheiro para os pobres e tal.  Esse é só um exemplo do quão mais ameno é o livro em relação ao filme.

É por essa e outras coisas, que vocês vão descobrir quando lerem, que eu cheguei a conclusão de que o livro e o filme são duas versões diferentes, e ambas muito boas, da mesma história. As duas são tristes, claro. Mesmo sabendo do final eu torci pra que eles pudessem ficar juntos, e serem felizes, mostrando pros outros que não é só a aparência que importa. Porém o filme é bem mais triste. Os produtores trabalharam em personalidades mais opostas no filme, deixando tudo mais emocionante. Sem contar os outros detalhes acrescentados à trama.

Por isso não tenho como escolher um melhor - livro ou filme. Só posso dizer que os dois são ótimos, apaixonantes e tristes, cada um do seu jeito. Foi muito bom ter lido o livro pra fazer a comparação entre os dois. Façam o mesmo e venham me dizer o que acharam!

Ah, perdi um pouco do medo de ler Nicholas Sparks rsrsrs.


20 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu também não gosto de ler livros que são tristes mas eu sempre abro uma excesão pára os livros do Nicholas Sparks pois mesmo eu chorando eles são muito bons.

    Adorei a sua resenha, já vi o filme e desde que descobrir que ele era adaptação de um livro que eu estou querendo ler.

    ResponderExcluir
  3. só assisti o filme a muito tempo atras e só uma vez! naum aguentei assistir de novo.... foi um xororo e tanto.... mas depois da sua resenha vou colocar esse livro na minha "listinha"

    ResponderExcluir
  4. Eu também nao gosto muito de ler livros que aparentam ser triste, mas esse uma paciente também me indicou e disse que ficou apaixonada. Após ler a resenha, fiquei com mais vontade..já esta na listinha
    beijaoo
    seg Ana Paula Mota Rossa

    ResponderExcluir
  5. Aiiin eu amei o filme e estou louca para ler o livro! Um pouquinho de romantismo normal sem "o sobrenatural" não faz mal né ?
    rsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Por incrível que pareça, não achei o filme tão triste como dizem, emociona, claro, mas não achei tudo isso. Não sei...acho que não me dei os atores que fizeram o casal principal...não achei que eles tinham química.

    Ainda assim creio que vale ler o livro, gostei da resenha! (no stress com os spoilers, o livro de um filme que quase todos viram...impossível não ter spoilers xD)

    obs: gostei muito, MUITO MESMO, de "A Última Música"!

    ResponderExcluir
  7. pensei que eu era a única pessoa com medo de ler os livros dele...
    Sou muito resistente a livros tristes, já basta minha vida real pra me fazer chorar,né?!
    hehehe
    Até fiquei curiosa pra ler, o filme é lindo, sem dúvida, e essas diferenças entre filme/livro às vezes são positivas...pelo menos nesse caso me parece...
    :*

    ResponderExcluir
  8. Eu assisti ao filme, mas estou louca pra ler o livro. Gostei de saber que o livro é um pouco mais leve que o filme. xD

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho medo de ler porque já vi o filme. =s
    Mas foi bom saber que são versões diferentes, apesar de tristes...
    Quem sabe leio.

    =**
    ItCultura.com

    ResponderExcluir
  10. Adooro esse livro
    e tô super ansiosa para lê-lo!
    Que história linda de amor, de mudança.

    Nicholas Sparks é mesmo um gênio.
    Ele tem o dom de fazer com que nos emocionemos a cada página.

    @BrinaSophie

    ResponderExcluir
  11. Nunca vi o filme! rsrs
    Eu também não gosto de ler livros tristes, mas como você falou que gostou e que perdeu um pouco desse receio vou abrir uma exceção! x)

    ResponderExcluir
  12. Sou apaixonada pelo filme, não vejo a hora de ler o livro *--*

    ResponderExcluir
  13. Bom.. a pouco tempo descobri que gosto muito de romances (meio estranho para homens isso) mais tipo não gosto so do romance em si mais da forma como autores como o Nicholas Sparks passam o que os personagens sentem. Parabéns pela resenha.
    Galera passa la em meu blog tem uma promo bem legal dois super livros http://pensamentosquevaoevem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Eu não vejo a hora de ler esse livro! Na verdade morro de vontade de ler Nicholas Sparks, amo romance. Todo mundo me diz que é muito lindo, omg quero ler D:

    ResponderExcluir
  15. Vou ser bem sincera: não assisti ao filme e nunca li algo do Nicholas.
    Mas estou curiosa para ler este livro, tanta gente comentando que é bom...
    Já está na minha listinha!

    ResponderExcluir
  16. Eu também vi primeiro o filme mas gostei bastante, o que me deixa mais curiosa para ler o livro. Adoro o autor, mas acho que suas historias poderiam ser mais felizes, é muito triste, muito sofrimento. Como o livro é muito diferente do livro, isso somente me deixa mais curiosa pra ler, se bem que vou ter que ver o filme de novo, porque faz muitoooo tempo que vi.
    Bjo
    @greicysantos

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bom? Acabei de conhecer seu blog pelo blog "Dear Livro", na verdade só cliquei no link pelo título "Pai D'égua", sou paraense também (acho que você também é né? quem mais colocaria esse título se não fosse? hahah), então... Eu não sei se o erro é no meu computador, mas não estou conseguindo ver a nota da sua avaliação sobre o livro, a imagem aparecesse com um ponto de exclamação e fundo preto, erro. Enfim, tô louca pra lê esse livro, já li A última Música e é ÓTIMO! Tenho Querido John na estante para ler, e tenho boas perspectivas, mas não sei o porquê fico com um pé atrás em relação à "Um Amor para Recordar" Enfim, grande beijo.

    ResponderExcluir
  18. Ai os livros do Nicholas Sparks são histórias que fazem as pessoas se emocionar, chorar, sorrir, refletir sobre o amor e outras coisas. Quando li esse livro tive todas essas sensações (e chorei muito), adorei a resenha na minha opinião vc fez jus a incrível história de Landon e Jamie, parabéns.

    ResponderExcluir
  19. Já li esse livro e assisti o filme e discordo de você, já que pra mim é possivel fazer uma comparação entre livro e filme: Prefiro o filme, assistindo ele eu chorei o que não aconteceu enquanto eu lia o livro.

    ResponderExcluir

Quer fazer um blogueira feliz? Então deixa um comentário neste post! Você vai fazer todo o trabalho valer a pena rsrs
Mas tem um porém: Comentários ofensivos serão deletados.

Muito Obrigada por comentar! Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Garota Pai D'égua - Todos os direitos reservados.
Criado por: Bianne Souza.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo