Eu Li: O Discurso Secreto - Tom Rob Smith


Título :
O Discurso Secreto
Autor :
Tom Rob Smith
Editora: 
Record
Onde Comprar:
Submarino | Saraiva | FNAC
Na União Siviética pós-Stálin, um discurso de seu sucessor Nikita Kruschov marca o período em que as brutalidades do regime stalinista começam a ser amplamente condenadas. Liev Demidov, ex-agente de segurança do Estado, vê-se confrontando pelos erros de seu passado. De suas próprias filhas adotivas, cujos pais biológicos foram mortos por ordem de Liev, à líder de gangue Fraera, cujo marido foi aprisionado em um gulag, personagens afetados por suas atividades profissionais vêm obrigá-lo a prestar contas sobre o seu envolvimento político.

     
Antes de falar sobre "Discurso Secreto" é necessário falar um pouco sobre o livro anterior, " Criança 44". Não se preocupem, NÃO vou contar SPOILER.  Em "Criança 44", Liev Demidov é um agente da KGB, a polícia secreta Russa, e é casado com Raíssa, uma professora. Ele é procurado para ajudar a desvendar o mistério por trás do corpo de uma criança achado nu em cima dos trilhos da ferrovia. A polícia afirmava que a criança havia sido atropelada por um trem, mas os parentes não acreitavam na história, pois nenhum trem deixaria a criança nua durante o atropelamento. Liev hesita bastante e só aceita o caso após descobrir que há casos semelhantes a esse.No final, Liev acaba adotando duas crianças que conheceu durante sua procura por respostas.

Já em Discurso Secreto, Liev está tendo problemas com sua filha adotiva mais velha, Zoia. Ela o culpa por algumas coisas que aconteceram a ela e sua irmã em "Criança 44" , e odeia Liev. Sua raiva será muito útil aos planos da ex-companheira de um dos homens que Liev denunciou ao governo, Fraera. Fraera usará Zóia em sua vingança contra Liev, o que resultará em muito conflitos, tanto internos e externos.

Não há como concordar com um lado só nesse livro. Ao mesmo tempo em que você sente raiva de Zóia pelas suas atitudes em relação a Liev, você também sente pena dela e entende o porque de ela se sentir assim. E você também sente pena de Liev pelo modo como ele é tratado, simpatiza com o fato de estar arrependido e de fazer tudo o que pode pra compensar, mas também sente raiva ao ler sobre como pessoas inocentes eram tratadas e lembrar que Liev também fez parte disso.
É um livro policial com um fundo histórico, o que dá um ar mais real ao livro. Criança 44 é ótimo, e Discurso Secreto não poderia ser diferente . Um livro cheio de ação e como uma história bem legal e comovente. Ah, não acho que seja necessário ler Criança 44 antes, mas é claro que você só vai entender bem, bem mesmo a  história se ler Criança 44 primeiro. É bem baratinho, tem em versão pocket e custa 19.90 =D

Formada em administração de empresas, tem fascinação por aprender idiomas (nem sempre é bem sucedida, mas vale a tentativa). É apaixonada por livros, fez muitos amigos por causa deles, e os usa para conhecer novos lugares e realidades. É também uma ARMY orgulhosa.

Recomendado Para Você

Comentários